Em 2018, o Instagram atingiu a marca de um bilhão de usuários ativos. Desses, mais de 200 milhões são perfis comerciais. Com esse grande número, a plataforma se tornou estratégica para quem deseja gerar leads, anunciar produtos, levar o cliente para uma página de vendas, enfim, interagir de alguma forma. Diante desse cenário, é imprescindível que um bom gestor de rede social conheça, no mínimo, um aplicativo para Instagram.

Se o seu público-alvo é ativo no Instagram, vale a pena investir nessa oportunidade de negócio. E nós vamos ajudar você, apresentando, não apenas um, mas doze aplicativos para isso. Ficou interessado? Então confira essa lista de aplicativos gratuitos e pagos, que o ajudarão a potencializar o seu negócio, garantindo mais vendas e mais alcance da sua marca!

1. VSCO

O VSCO, que era conhecido como VSCO Cam, é um editor de imagens. Além de um dos mais completos e com versão para o iOS e Android, também é um dos mais antigos e utilizados.

Com a interface um pouco complexa, às vezes, ele amedronta, mas existem diversos tutoriais na internet que mostram desde a importação de fotos até a publicação na ”Grade”, a  timeline do aplicativo. Com ele é possível:

  • editar fotografias;
  • comprar filtros especiais;
  • seguir pessoas;
  • publicar ou exportar fotos;
  • criar coleções.

Esse último recurso é resultado da atualização mais recente do VSCO.

2. Canva

O Canva é uma ferramenta online que ajuda gestores de redes sociais a criarem peças de design e a fazerem edição de imagem. A plataforma está disponível não apenas como aplicativos para iPhone (iOS) e Android, mas, também, em versão para navegadores web e iPad.

A versão web dessa ferramenta é mais completa que o aplicativo e tem ganhado destaque no mercado por permitir criar:

  • capas para vídeos de YouTube;
  • pôsteres;
  • peças para redes sociais;
  • currículos;
  • apresentações em slides, entre outros tipos de criações.

Canva é gratuito, mas oferece uma versão premium, paga, na qual é possível utilizar alguns templates mais elaborados e imagens exclusivas.

3. Repost

Até aqui falamos sobre algumas ferramentas de edição de imagem para publicar conteúdos próprios. Entretanto, é preciso lembrar que estamos falando sobre aplicativos que colaboram com a alimentação de redes sociais, ou seja, redes de contatos e relacionamentos virtuais. É com base nisso que o Repost é um aplicativo muito recomendado.

Um repost ou regram é, basicamente, uma forma fácil para que um perfil compartilhe uma postagem que ele gostou de outro perfil do Instagram — parecida com a funcionalidade de compartilhamento do Facebook, mas feito por meio de um Instagram.

O aplicativo Repost para Instagram (Repost for Instagram) é um aplicativo gratuito para dispositivos Android e iOS.

4. Sprout Social

Por falar em ir além da imagem para ter um perfil que traga resultado, o Sprout Social é uma ferramenta de gestão de mídias sociais que permite monitorar vários perfis, todos ao mesmo tempo. Ele possui uma série de recursos que permitem analisar as interações realizadas com os seguidores e organizar as estatísticas das páginas.

5. Iconosquare

O Iconosquare é uma plataforma que torna possível acessar o perfil, as fotos e as configurações do Instagram diretamente no navegador, invés de ser preciso utilizar o dispositivo móvel. Basta logar para:

  • visualizar todas as imagens;
  • curtir as fotografias;
  • ver quem curtiu as imagens do seu feed;
  • ver as imagens que já curtiu;
  • ler e fazer comentários.

Ademais, você também pode fazer uma retrospectiva com suas fotos utilizando esse serviço.

6. No crop

Disponível para uso gratuito, o No Crop é um aplicativo para Android que possibilita postar uma foto sem cortes no Instagram. Além disso, o No Crop:

  • cria colagens com várias imagens;
  • aplica filtros;
  • aplica ajustes de iluminação e contraste.

Nessa categoria, esse é um dos aplicativos mais completos e úteis.

7. Magisto

O Magisto é um aplicativo que tem como finalidade editar vídeos para Android e iOS de forma gratuita. Ele tem várias opções para personalizar os vídeos, como adicionar música e efeitos especiais.

O destaque para esse aplicativo está na inteligência artificial que identifica as necessidades de edição. Isso é muito útil, principalmente se o usuário não souber ou tiver experiência com edição de vídeos.

Depois da edição é possível compartilhar o vídeo no Twitter ou no Facebook e fazer upload direto para o YouTube.

8. Hootsuite

O HootSuite é uma ferramenta de redes sociais para gerenciar todos os perfis de várias plataformas, tais como Facebook, Twitter, Foursquare, LinkedIn, além de contas de e-mail. Utilizando essa ferramenta, é possível acessar todas as suas contas de forma gratuita e sem dificuldades. Esse aplicativo é compatível com Android, iOS e navegadores web.

O gerenciamento é completo e permite:

  • postar mensagens para diversas contas;
  • agendar posts nos perfis das contas.

9. Postgrain

Esta é a nova versão do Instamizer, uma ferramenta profissional para Instagram. Ele permite agendar posts para o Instagram e compartilhar automaticamente em outras redes sociais como o Twitter e o Facebook.

10. Mlabs

A mLabs é uma ferramenta brasileira para gerenciar redes sociais diversas. Com ela é possível:

  • agendar posts;
  • fazer comparativos de desempenho com concorrentes;
  • gerar relatórios;
  • acompanhar performance.

Essa plataforma pode agilizar o processo de gestão de mídias sociais em até 75%.

11. Instaorders

Essa plataforma permite transformar um perfil do Instagram em uma loja virtual. Para tanto, o usuário precisa:

  • cadastrar no Instaorders;
  • entrar com a conta do Instagram para sincronizar suas imagens;
  • colocar o preço nos espaço que, automaticamente, se abre para cadastro;
  • verificar o próprio endereço de e-mail, no qual chegarão os pedidos.

12. Bume

Esta é uma plataforma de automação que busca seguidores segmentados para um perfil do Instagram. Para conseguir esses seguidores, são automatizadas as ações de seguir, curtir e de deixar de seguir. Essa dinâmica é baseada na localização, perfis de referências e hashtags.

Gostou dessas ferramentas? Imagine o impacto para o seu negócio ao usar um aplicativo para Instagram (a segunda rede social mais acessada do mundo) para gerenciar o perfil, outro para repostar e alguns para editar. Imaginou? Haverá aumento das vendas, mais interação, mais seguidores, enfim, será surpreendente!

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