Já sabe o que é brand awareness? Se não, nós explicamos! Esse não é mais um daqueles conceitos complicados do marketing. A tradução mais usada para esse termo é consciência de marca e se trata de uma métrica importante e fácil de entender.

Sabe quando uma marca se torna sinônimo de um produto (por exemplo, quando as pessoas falam que vão comprar Leite Moça, em vez de leite condensado)? Brand awareness é a métrica que mensura se isso está acontecendo com uma marca e como está sendo.

Em outras palavras, ela mensura se e como a marca é lembrada. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

O que é Brand Awareness

Brand Awareness é uma forma de mensurar o quanto e como uma marca é reconhecida e lembrada por um público. Ou seja, essa métrica serve para verificar se e como os negócios são associados aos produtos que comercializam.

Os objetivos de aumentar a consciência de marca são:

  • fazer uma marca ganhar notoriedade;
  • ser bem lembrada por seus consumidores;
  • tornar a marca diferenciada para o mercado.

Para entender a relevância, é só pensar em como não adianta um negócio ser muito conhecido, mas não ter credibilidade. Da mesma forma, não adianta ter credibilidade, mas não ser muito conhecida entre o seu público-alvo ou não se destacar dos concorrentes.

Porque a consciência de marca é importante

Brand awareness é importante porque quanto mais uma marca fica conhecida, mais confiável ela se torna e mais o público se interessa por ela.

Para você entender melhor, separamos alguns benefícios que uma boa estratégia de marketing com foco em brand awareness pode gerar para a empresa. Veja abaixo!

Eleva as vendas

Um negócio que tem sua marca entre as mais lembradas pelos consumidores, tem mais chances de melhorar seus resultados de vendas. Afinal, ser lembrado de forma positiva é sinal de credibilidade. Além disso, os clientes tendem a procurar as ofertas das marcas famosas antes de dar uma chance para opções menos conhecidas ou reconhecidas por eles.

Aumenta o alcance da marca

O aumento do alcance é um resultado natural do brand awareness. Afinal, uma das estratégias de consciência é a exposição para que o produto ou a marca estejam sempre presentes na vida do seu público.

Aprimora as ações de marketing

Quando se acompanha essa métrica, é mais simples de criar e implantar estratégias de marketing. Ela servirá como um norte e as percepções dos clientes podem ser aproveitadas para melhorar, criar ou reforçar esse vínculo.

Como aplicar a métrica Brand Awareness

Fazer com que uma marca se torne mais conhecida e mais lembrada, ou seja, uma referência, é possível com algumas ações orientadas ao público-alvo. Confira nossa lista!

Tenha programas de indicação

Essa é uma ação que incentiva os clientes a indicarem a marca para outras pessoas e os recompensa por essas indicações. Essa uma das melhores estratégias para manter a base de clientes engajada.

É uma das principais formas de manter uma base engajada de clientes e expandir seu alcance para novos mercados-alvo.

Desenvolva uma personalidade única para a marca

Essa é a principal estratégia de conscientização de marca. Não é uma tarefa fácil fazer uma marca ser lembrada por uma característica específica, mas é possível e quando isso dá certo, o retorno é incrível.

Por exemplo, a Pepsi apostou em ser a melhor segunda opção, uma alternativa à Coca-Cola, e essa aposta deu muito certo. Ela consegue se diferenciar da concorrência e reforçar sua existência na memória do cliente.

Diferencie sua identidade visual

Um computador ou um celular com uma maçã mordida, não gera dúvidas, fazem todos se lembrar de que estão diante de um aparelho da Apple. Isso é ter uma identidade visual única e com personalidade. Não é fácil alcançar o reconhecimento visual que uma marca como a Apple tem, mas é importante se preocupar em se diferenciar (com fontes, cores e símbolos) desde cedo.

Patrocine projetos, eventos e personalidades

Quanto maior o alcance do projeto, evento ou personalidade, maior será a visibilidade que a marca terá. Além disso, o tipo de patrocínio mostra para o público quais são os valores que da marca tem. Por exemplo, patrocinar um evento contra o assédio ou que incentive a luta contra o câncer agrega valores positivos.

Personalize brindes com sua marca

Uma ideia bem legal é criar canecas, camisas, chaveiros, squeezes e canetas personalizadas com a identidade visual do negócio. Distribuir brindes é útil, porque além de gerar sentimentos positivos nos clientes, ainda os transforma em promotores da marca, já que eles sairão com seus símbolos por todo lado.

Além dessas dicas listadas, vale a pena buscar outras estratégias de brand awareness que sejam adequadas especificamente à realidade do seu negócio, como ações em redes sociais. É preciso focar sempre em se destacar e em ressaltar o que torna a marca única.

Como brand awareness pode ser medido

Ao longo do texto, você deve ter percebido que uma marca não vai de desconhecida a sinônimo de um produto (por exemplo, Gillete é sinônimo de lâmina de barbear) de uma hora para outra.

Existem níveis de reconhecimento ou níveis de brand awareness do cliente, são eles:

  • unaware of brand: é quando as marcas do segmento são desconhecidas para o consumidor;
  • brand recognition: quando são lembradas pelo consumidor se houver uma indagação a respeito do segmento, apenas com esse gatilho;
  • brand recall: nesse caso, as marcas são lembradas se os consumidores são indagados sobre essas marcas e ele cita outras. Por exemplo: “você conhece marcas de desinfetante, como Pinho Sol?” E a pessoa responde: “Ah, sim: Veja e Limpol”;
  • top of mind: é o nível em que todas as marcas desejam estar, nesse nível, elas são lembradas com frequência e podem até ser sinônimo de produtos. Alguns exemplos já consolidados no mercado são o iPhone, a Coca-Cola, o Omo e a Nike.

Não existe uma fórmula mágica para sair do desconhecimento total e chegar ao top of mind, infelizmente, mas com algumas estratégias, como as citadas no tópico anterior, é possível progredir constantemente.

E aí, conseguiu entender o que é brand awareness? Sim? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude outros empreendedores a também dominarem o tema!