Engana-se quem pensa que o Facebook ou o Instagram são as redes sociais de maior relevância na era da transformação digital. É claro que ambas têm a sua importância. Contudo, o LinkedIn para empresas ganha mais visibilidade a cada dia, uma vez que se trata de uma rede que já é percebida por fornecer conteúdo de altíssima qualidade no mercado.

Antes de explicar como (e porque) utilizar o LinkedIn em sua estratégia, vamos contar um pouco mais sobre essa rede. Ela surgiu em 2003 e, desde então, não para de crescer e ganhar novos usuários. Em resumo, pode-se dizer que é uma espécie de “Facebook profissional”: uma mídia social com foco corporativo, utilizada essencialmente para estabelecer contatos de trabalho — o famoso networking.

Contudo, mesmo que o principal uso do LinkedIn seja esse, sabemos que suas possibilidades vão além disso. Hoje, o espaço traz inúmeras vantagens para as organizações que marcam presença por lá.

Por isso, ter uma página no LinkedIn não apenas contribui para participar de grupos e estabelecer contatos, mas também representa uma poderosa ferramenta para as empresas se conectarem melhor com seu público-alvo, aumentar sua notoriedade e criar parcerias estratégicas.

Diante disso, listamos, neste artigo, as 7 maiores vantagens do LinkedIn para empresas do varejo. Se você quer entender como essa mídia social pode ajudar na expansão do seu negócio, confira agora mesmo!

1. Identificação de novos talentos para contratar

Em seu conceito, o LinkedIn permite que seus usuários (empresas ou profissionais) criem perfis e constituam conexões entre si no ambiente digital, promovendo a possibilidade de gerar relações de trabalho dentro e fora do ambiente virtual.

Dessa forma, as páginas dos candidatos têm muita semelhança com o Curriculum Vitae, uma vez que constam informações como a experiência profissional e formação acadêmica.

Tudo isso facilita o trabalho dos recrutadores, já que, por meio de uma pesquisa, eles têm a oportunidade de encontrar usuários que procuram vagas em sua área de atuação. Além disso, quem seleciona profissionais consegue consultar as recomendações de competências feitas por outros usuários da rede. Muitas empresas, inclusive, realizam processos seletivos inteiros por meio da ferramenta.

2. Promoção de produtos e serviços

Ao comprar um produto ou contratar um serviço da sua empresa, o cliente tem a possibilidade de deixar uma recomendação da sua marca no LinkedIn. Além da divulgação direta e gratuita, seu negócio ganha mais autoridade e credibilidade.

Em outra ponta, as company pages — perfis de empresas — têm a opção de criar as chamadas showcase pages, onde cada marca tem a oportunidade de se apresentar como candidata a contratante para os profissionais, proporcionando um ambiente em que o importante é saber se vender.

No mesmo sentido, a rede ainda permite personalizar a forma como os produtos serão apresentados diante do perfil do usuário e, assim, viabiliza alavancar as vendas não somente como recrutador, mas também como comerciante.

3. Fortalecimento da marca na internet

Você tem a chance de turbinar suas estratégias de branding ao aderir ao LinkedIn. Portanto, quando falamos dos motivos de ter uma company page, o foco principal deve ser na estratégia de marketing digital.

Com o uso do LinkedIn para empresas, você abre um canal direto com seus clientes, colaboradores e fornecedores. Além disso, sua equipe de marketing consegue produzir conteúdo por meio de artigos, vídeos, fotos e links.

Nesse sentido, é interessante avaliar que o LinkedIn é um canal mais “sério” do que o Facebook ou Instagram. Portanto pode ser um bom complemento à sua estratégia nas outras redes, apresentando um “outro lado” da sua marca, que os clientes ainda não conhecem. Ele pode ser utilizado para mostrar novidades da empresa para melhorar o serviço, o cotidiano dos colaboradores, dar dicas profissionais relacionadas à sua área de atuação, entre outros tipos de publicações.

Tudo isso fortalece a sua imagem e, por consequência, reforça também a sua marca na internet.

4. Aumento do alcance da empresa

Como diz o ditado, “quem não é visto não é lembrado”. Então, o LinkedIn é mais um canal para expor sua marca na internet, que não demanda grandes investimentos. Existem muitas pessoas, aliás, que mantem perfis apenas nessa rede.

As possibilidades de alcance com o LinkedIn são muitas e vão além das publicações, que citamos no item anterior. Por exemplo: se um funcionário da sua empresa é usuário do LinkedIn, ele pode adicionar em seu perfil a função que exerce dentro da sua organização. Ainda, se a sua marca tem a própria página, isso cria uma ligação do usuário com o perfil da empresa.

Quando cada pessoa visualizar o perfil desse usuário, verá também o nome do seu negócio, com o potencial de clicar na sua company page. Isso gera visibilidade que, obviamente, poderá ser convertida em boas oportunidades de negócio: o LinkedIn é uma ótima ferramenta para encontrar novos parceiros, fornecedores e, até mesmo, novos clientes.

5. Participação em grupos e fóruns de discussão

Entre as diversas ferramentas disponibilizadas pelo LinkedIn, há uma que permite a criação de grupos. Essa funcionalidade tem sido cada vez mais utilizada pelas organizações com o intuito de reunir contatos profissionais e abrir discussões de temas relacionados à sua área de atuação.

Assim sendo, além de representar uma excelente plataforma que gera debates acerca de temas de interesse para a sua empresa e para os seus contatos profissionais, o LinkedIn permite também direcionar as atualizações da sua company page para grupos específicos.

Outra funcionalidade disponível na plataforma é a divulgação de uma oferta de emprego ou de um conteúdo em determinados grupos que incluam usuários a quem essas informações possam interessar.

6. Análise da posição da empresa no mercado

Como é uma mídia social que estabelece conexões no âmbito profissional, o LinkedIn para empresas permite que você tenha acesso ao que os seus concorrentes publicam e compartilham, assim como as atualizações da estrutura da organização.

Por esse motivo, é fundamental ter conhecimento sobre as áreas e temas que seus concorrentes exploram, aumentando, assim, a competitividade do seu negócio.

7. Melhoria no ranking dos motores de busca

Se você quer aumentar o desempenho de SEO (sigla em inglês para otimização dos motores de busca) do seu negócio, considere que a company page é uma ferramenta amistosa ao mais importante canal de buscas do mundo — o Google.

Somente isso já seria um excelente motivo para fazer uso do LinkedIn para empresas. Entretanto, a rede também é capaz de ajudar nas estratégias de branding e SEO do seu empreendimento.

Por isso, na hora de escolher a descrição da página empresarial, utilize palavras-chave que sejam relevantes e pertinentes ao seu negócio. Essa conduta faz aumentar as chances de a sua marca se classificar bem e, consequentemente, cresce a probabilidade de que ela seja facilmente encontrada na busca do LinkedIn.

Diante de tantas vantagens, deixamos aqui uma dica: em marketing digital o mais relevante não é a mídia social que as empresas usam, mas como elas fazem uso de suas ferramentas e benefícios a seu próprio favor.

Assim sendo, recomendamos que você saiba como usufruir corretamente do LinkedIn para empresas com o intuito de tirar o melhor proveito dele.

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