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5 principais estratégias de branding para aplicar em sua empresa

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5 / 11 / 2018 | Blog, Criatividade, Marketing

Você já notou como algumas empresas têm o nome tão forte no mercado, que são espontaneamente reconhecidas e sempre lembradas, quando o assunto são os produtos ou os serviços oferecidos por elas? Tudo isso não acontece por acaso.

Assim, um trabalho bem desenvolvido de gestão da marca, também conhecido como estratégia de branding, seguramente faz parte do posicionamento desses negócios e propicia resultados positivos no médio e no longo prazo.

Para isso, a estratégia de branding acontece como um conjunto de ações que, se empregadas de forma exata, contribuem de maneira positiva para a construção da percepção do consumidor em relação à empresa — ou seja, como você gostaria que ele a enxergasse.

Então, listamos as 5 principais estratégias de branding para você melhorar a gestão e aplicá-las da maneira mais eficaz na sua empresa. Confira agora mesmo!

1. Boa identidade visual

Sabe o que ajuda a criar, de fato, uma identidade na mente das pessoas? As representações visuais da sua marca, como o logo, um estilo de foto, fontes e cores características etc.

Dessa forma, quanto mais alinhada ela for, maior será a probabilidade da associação na mente de quem busca opções de marcas e com mais rapidez isso ocorrerá. Para tanto, alguma providências são necessárias.

Adeque o seu logo

Pense em sua marca também para a web no momento de sua criação, uma vez que os formatos de arquivos usados para materiais de papelaria são diferentes dos inseridos na internet.

Dessa maneira, quando seu logo estiver em versões reduzidas, é preciso considerar:

  • a aplicação da sua marca;
  • a facilidade de leitura;
  • o entendimento do nome.

Crie o seu manual de marca

Como parte do planejamento estratégico, o ideal é elaborar um manual no qual devem estar todas as cores que a marca possa ter, a fonte empregada na criação dela, os códigos de cores, como ela deve ser aplicada em todos os materiais, versões horizontais e verticais e outros detalhes.

Determine uma unidade de estilo

Para definir uma unidade de estilo, procure exemplos de fotos que tenham a mesma linha e sirvam de referência para o modelo que você quer adotar. Assim, busque sempre segui-lo, porque ele diz muito sobre a sua identidade visual.

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2. Marketing de experiência

Você já viveu uma experiência em uma loja que encanta e faz com que você divulgue de graça para todos o quanto ela foi marcante e inovadora? Então, a empresa que dispõe isso a você e a todos os outros usuários não quer apenas surpreender.

Ela está sim muito focada em desenvolver o marketing de experiência do cliente no ponto de venda (PDV) e, como consequência disso: o fortalecimento da gestão da marca (branding).

Quando você dá a devida atenção à melhoria da experiência do cliente no ponto de venda, incorpora a visão dele nos processos internos da organização. Isso certamente aumentará tanto a satisfação do consumidor, quanto a rentabilidade do negócio.

Essa postura trará aquilo que um bom branding mais almeja — a força do nome da empresa no mercado.

3. Produção de conteúdo de qualidade

Sabemos que o marketing de conteúdo é uma ferramenta importante para fixar a marca na mente de seus consumidores. Por meio dele, você consegue atrair leads, convencer, converter e fidelizar possíveis clientes.

Então, invista em publicações pertinentes para o seu público-alvo, com vídeos e materiais relevantes, e que idealmente saiam do lugar comum.

Da mesma forma, aposte na criação de conteúdos de qualidade para ajudar de fato a resolver as dores e os problemas das suas personas, que passarão a marcar cada vez mais presença no seu blog. Consequentemente, elas assimilarão sua marca como autoridade no segmento em que atua.

4. Presença digital bem definida

Todas as estratégias citadas acima correm o risco de não alcançar os resultados esperados, caso a empresa não cuide da gestão de sua presença digital e do contato frequente com seu público. Assim, seus esforços tendem a escapar como água pelo ralo.

Nesse sentido, o cliente espera se sentir próximo e ser valorizado pelas marcas que costuma dar preferência, e é principalmente por meio da web que essa proximidade se faz possível.

Por isso, é fundamental para o sucesso das empresas adotar um plano consistente de comunicação digital, por meio da divulgação de artigos nos blogs e publicidade nas mídias sociais. Preocupe-se também com:

  • a otimização dos resultados de busca do website da marca (SEO);
  • com o acompanhamento de KPIs;
  • em tornar o processo ágil e arranjado para resposta aos contatos feitos via internet.

5. Marketing promocional

Realizar ações de marketing promocional colabora para fomentar a percepção da marca junto ao público-alvo e tem como objetivo o impulsionamento das vendas. Elas provocam o desejo de compra nas pessoas, que possuem o primeiro contato com a empresa, e o retorno daquelas que já consumiram o seu produto ou serviço.

Dessa forma, degustação de produtos, distribuição de brindes, amostras grátis e materiais de divulgação elevam e destacam a marca no ponto de venda e tendem a definir a decisão de compra do cliente.

No mesmo sentido, cupons, ofertas e concursos são bons estímulos para os consumidores experimentarem a marca pela primeira vez. Programas de pontos e milhas ajudam a fidelizar os clientes já conquistados.

Assim, as ações promocionais bem planejadas e alinhadas com a proposta de valor da empresa não só estimulam a compra em muitas oportunidades, como também colaboram para fixar a marca na mente das pessoas.

Por fim, utilizar estratégia de branding de forma correta e coerente, fará com que você tenha um excelente retorno, principalmente a longo prazo. Quanto mais forte e reconhecida for a sua marca, mais chances terá de conquistar e fidelizar clientes.

Então, se você quer ter os resultados que a estratégia de branding tem potencial de trazer para o seu negócio, conte com uma empresa especializada em ajudar a fortalecer a sua marca.  Afinal de contas, esse não é um processo tão simples para se deixar nas mãos de qualquer um.

Quer colocar essa estratégia em prática? Veja agora mesmo sobre como a nossa experiência em branding e identidade visual dará soluções criativas para o seu negócio!