Administrar uma empresa não é tarefa fácil. É preciso analisar as mudanças de mercado, acompanhar a concorrência, cuidar dos processos internos, negociar com fornecedores, gerenciar colaboradores e ainda se relacionar com os consumidores. Em meio à tantas tarefas, como fidelizar clientes?

Em um momento em que o mercado se mostra bastante competitivo e com novas empresas surgindo, a disputa por novos clientes se torna bastante acirrada. Nesse cenário, as companhias precisam buscar alternativas para manter as suas operações e garantir que suas vendas não parem. A fidelização de consumidores é uma alternativa para isso.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como fidelizar clientes. Quer saber mais? Então não deixe de ler os próximos parágrafos!

Por que fidelizar clientes?

Ao contrário do que muitos pensam, adotar apenas uma estratégia para captação de novos consumidores não é a melhor solução para os negócios. Conquistar novos clientes é importante, mas a fidelização é uma alternativa mais interessante, pois:

  • não é preciso investir em ações de atração;
  • garante um sistema de vendas recorrentes para pessoas identificadas com a sua marca;
  • assegura defensores da sua empresa, pois esses clientes gostam e divulgam o seu trabalho.

Dessa forma, as empresas conseguem economizar, já que não há tanta necessidade de investimentos em novos leads, além de contar com uma base de clientes com maior qualidade, pois conhecem o seu negócio e estão dispostos a seguir comprando com você, o que é bastante interessante.

Por isso, a fidelização de clientes é um dos processos mais importantes para uma empresa. Porém, muitos empresários acabam deixando isso de lado, o que pode reduzir o desempenho do negócio e diminuir a sua lucratividade. Um cenário que pode ser mudado com ações simples e muito trabalho.

Quer descobrir quais ações podem contribuir para a fidelização de clientes? Então, não deixe de conferir os tópicos abaixo!

Como fidelizar clientes?

Existe uma série de ações que deve ser usada para fidelizar consumidores, mas o seu desenvolvimento exige atenção, cuidado e disposição por parte do empresário. Com a correta estruturação é possível contar com um trabalho sólido e capaz de reter clientes e potencializar as suas vendas.

Dessa forma, além de contar com um fluxo constante de pessoas em sua empresa, também conseguirá construir uma reputação sólida no mercado pautada pela atenção e atendimento às pessoas. Nos próximos tópicos falaremos mais sobre essas estratégias. Confira!

Faça cadastro

Venda não se resume apenas ao atendimento no balcão da loja, mas também no relacionamento com essas pessoas após a efetivação da compra. Para isso, é necessário contar com canais de comunicação ativos e ter em mãos as informações dos clientes para que possa entrar em contato.

Essas informações devem ser obtidas por meio de um cadastro feito na loja. Não é necessária muita coisa: nome completo, endereço, data de nascimento, telefone e e-mail. Pronto! Com esses dados é possível desenvolver muitas ações eficazes de relacionamento e fidelização dos consumidores.

Pode-se, por exemplo, mandar cartões em datas comemorativas e no aniversário, oferecer ofertas exclusivas e até mesmo entrar em contato para medir a satisfação deles com os produtos ou serviços. Assim, ganhará pontos e desenvolverá a sua imagem institucional.

Mantenha contato

Esse tópico se relaciona com o que falamos anteriormente. Um bom atendimento começa pela capacidade de demonstrar para as pessoas que elas são especiais e bem-vindas. Mas, isso só acontecerá caso você as procure e mostre o quão importante elas são para a sua empresa e para o seu negócio.

Você conseguirá isso entrando em contato com elas. Pode ser para saber se estão satisfeitas com a mercadoria ou com o atendimento oferecido, para convidar a conhecer um novo produto ou serviço, para dar os parabéns por uma data comemorativa ou, quem sabe, para lembrar a data de algum pagamento.

O importante é estar em contato e mostrar que a empresa se importa com o bem-estar deles. Uma tarefa que fica mais fácil tendo o cadastro atualizado e estruturando um serviço eficiente de pós-venda.

Aposte nas mídias sociais

Atualmente, quando falamos em relacionamento, não podemos esquecer das mídias sociais. Facebook, Instagram, Twitter, entre outros, são excelentes canais para se relacionar com os seus consumidores e construir uma presença digital sólida, capaz de fazer a diferença em suas vendas e fidelização de clientes. Porém, não basta montar os seus perfis nessas redes, é importante também mantê-las atualizadas e dar atenção às pessoas.

Capacite o atendimento

O atendimento é um dos elementos mais importantes para uma empresa. É ali que as pessoas terão o primeiro contato com o seu negócio e uma impressão ruim pode afastar tanto os clientes em potencial quanto aqueles consumidores recorrentes. Por isso, é bastante importante investir na capacitação dos vendedores.

Afinal, são eles que devem ter o poder de persuasão necessário para convencer as pessoas a comprarem com você, além de contar com boa dose de carisma para incentivar os consumidores a retornarem mais vezes ao seu estabelecimento.

Faça promoções

A melhor forma de fidelizar um consumidor é demonstrando que ele é importante para o seu negócio. Para isso, é bastante importante oferecer vantagens para quem compra de maneira recorrente. A realização de promoções e a distribuição de brindes são excelentes mecanismos para isso.

Portanto, crie programas de recompensa aos seus consumidores, faça ofertas exclusivas e assegure que eles tenham as melhores experiências ao comprarem em seu estabelecimento.

Feche parcerias

Destacar-se no mercado não é tarefa fácil, mas esse processo pode ser facilitado quando firmamos parcerias. Esse sistema permite que várias empresas desenvolvam estratégias em conjunto e, dessa forma, possam se desenvolver e se beneficiar do ponto forte umas das outras, fazendo com que todas saiam ganhando.

Por exemplo: a sua loja está em uma rua com poucas vagas para parar o carro, então é interessante fechar uma parceria com um estacionamento (oferecendo descontos). Com isso, seus clientes se beneficiarão enquanto você e seu parceiro conseguem mais vendas.

O marketing é um aliado importante nesses processos de como fidelizar clientes. É por meio dele que desenvolverá as ações necessárias para fortalecer os canais de comunicação da empresa, para se relacionar com o seu público-alvo e para destacar a marca e o trabalho do seu negócio.

Dessa forma, o marketing cria os argumentos necessários para que possa elaborar as melhores estratégias de venda, relacionamento e fidelização de clientes. Afinal, o setor está analisando constantemente os resultados do negócio e propondo as melhores saídas para que possa atender seus consumidores da melhor maneira.

Gostou deste artigo sobre como fidelizar clientes? Então não deixe de ler o texto sobre como atrair mais clientes no varejo!