O que são KPIs e por que acompanhar eles de perto?

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O que são KPIs e por que acompanhar eles de perto?

2018-09-11T11:13:59-03:0017 . set . 2018 Blog Dicas Marketing Negócios

Todo empresário busca formas de tornar o seu negócio mais eficiente: gerar melhores resultados, aumentar o número de vendas, ser mais eficiente e crescer o faturamento. Para isso, é preciso analisar o desempenho da empresa. Mas o que são KPIs e como eles podem lhe ajudar nesse processo?

Os indicadores são excelentes ferramentas para que você possa compreender a sua empresa como um todo e promover as mudanças necessárias para a evolução do seu negócio. Neste artigo vamos explicar o que são KPIs e qual a sua importância para as empresas. Não deixe de conferir!

O que são KPIs?

É um acrônimo em inglês para Key Performance Indicator (ou simplesmente KPI) e que pode ser traduzido como indicador chave de performance. Esses indicadores, é claro, são números. Assim sendo, permitem acompanhar claramente, em gráficos e tabelas, o desempenho do negócio. Com isso, o empresário pode observar seu progresso e tomar decisões.

A utilização dos indicadores de performance é eficiente por permitir uma comunicação ampla entre os colaboradores da empresa, o que facilita a troca de informações e a identificação de gargalos de produção e oportunidades de mercado. Assim, é mais simples buscar soluções e traçar estratégias mais eficientes.

Contudo, é importante ter em mente que cada empresa conta com suas próprias particularidades e necessita avaliar pontos específicos do seu trabalho. Por isso, é preciso analisar com cuidado os KPIs que podem ser implantados para escolher aqueles que melhor se encaixam nas necessidades do negócio.

Agora que você já sabe o que são KPIs, é hora de entender qual a sua importância para o desenvolvimento de um negócio. Saiba mais nos parágrafos a seguir!

Qual a importância dos KPIs?

Para que possa alcançar o sucesso, o empresário precisa orientar suas ações a partir dos seus objetivos finais. Desse modo, ele saberá exatamente quais decisões devem ser tomadas e quais resultados devem ser alcançados para que possa levar o seu negócio até o patamar desejado em seu planejamento estratégico.

Os KPIs são os indicadores usados para medir o desempenho dessas ações e gerar as informações necessárias para sustentar as tomadas de decisões, permitindo escolhas mais acertadas e contribuindo para que a empresa possa evoluir e alcançar as metas necessárias para o cumprimento de objetivos.

Sendo assim, os KPIs servem para medir o desempenho das ações de forma clara e direta. Eles trazem dados concretos, números que definem se uma estratégia foi bem ou mal sucedida. Afinal, quando vamos tomar decisões de negócios, nós precisamos fazer isso com base em números, não em suposições.

Assim, ao gerar um diagnóstico completo e abrangente sobre a corporação, os KPIs permitem otimizar o alcance estratégico, pois contribuem para solucionar gargalos de produção, aumentar a performance de atuação, reduzir desperdício, otimizar a gestão financeira, melhorar o posicionamento de mercado, dentre outros benefícios.

Depois de entender qual a importância dos KPIs, que tal conhecer quais são os principais indicadores? Não deixe de ler os tópicos abaixo!

Quais os principais KPIs?

Existem diversos KPIs que podem ser usados e a escolha por qual deles implantar na empresa depende de uma série de fatores, como ramo de atividade, foco de mercado e até mesmo identidade organizacional. Por isso, cada empresário ou gestor precisa determinar o que será acompanhado ou não.

Afinal, nem toda métrica pode ser considerada como um indicador de performance e, assim, contribuir para as tomadas de decisões. Algumas desses índices até trazem dados interessantes sobre os negócios, porém, não servem para melhorar o planejamento ou propor melhorias práticas. Dessa forma, é preciso saber o que deve ser medido para definir os KPIs que poderão lhe ajudar esse processo.

A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre alguns dos principais KPIs usados pelas empresas. Confira!

Retorno sobre Investimento (ROI)

As empresas estão constantemente fazendo investimentos, seja para atrair clientes e aumentar as vendas seja para tornar o negócio mais eficiente, mas nem sempre contam com instrumentos necessários para calcular se ela está ganhando ou perdendo dinheiro com esses investimentos.

Para aqueles que desejam ter esses dados em mãos e direcionar melhor a aplicação de recursos, o ROI é o indicador que estão procurando. Com ele, é possível entender os investimentos que contribuem com a empresa, melhorar os resultados daqueles que estão em execução e eliminar aqueles que não funcionam.

O ROI é calculado pela seguinte fórmula: ROI = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.

Ciclo Médio de Vendas

Esse indicador trata do tempo médio necessário para que a sua empresa realize uma nova venda. Com isso, você poderá entender os resultados gerados pelas ações de marketing, o desempenho da sua equipe de vendas, a eficácia das estratégias de comercialização e promover melhorias em busca de maior eficiência.

Normalmente, o ciclo de vendas começa quando a empresa atrai um cliente e ele demonstra interesse em seus produtos ou serviços: é nesse momento que abre a possibilidade de negociação. Ele se encerra diante da resposta desse consumidor, se ele fechou a compra ou não.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

Atrair e conquistar um cliente custa dinheiro: tanto com promoções quanto com ações de divulgação. Portanto, o CAC mostra o valor que a empresa investe para prospectar cada novo cliente. Com isso, você poderá saber se as suas estratégias de marketing e desempenho de vendas geram bons resultados ou não.

Se a empresa precisa investir muito alto para conquistar um novo cliente, está na hora de repensar as suas estratégias de marketing, avaliar novos mix de produtos ou serviços ou, então, treinar e capacitar ainda mais os seus vendedores para que possa ter resultados melhores na aquisição de novos consumidores.

O CAC é calculado pela seguinte fórmula: CAC = Soma dos Investimentos / Número de Clientes Adquiridos.

Satisfação da equipe

Produtividade é uma palavra bastante popular no mundo dos negócios, de modo que todas as empresas querem aumentar a sua taxa. Parte disso passa pelo desempenho da equipe de colaboradores, ou seja, se eles estiverem satisfeitos e motivados, vão produzir mais, agora, se estiverem desmotivados e insatisfeitos, vão produzir menos.

Mas como medir a satisfação da equipe? Uma das formas é usar questionários para entender como os funcionários veem a empresa. O Employee Satisfaction Index (ESI) é uma alternativa para isso e se baseia em três perguntas pontuais:

  • Qual o nível de satisfação com o local em que trabalha?
  • Como esse local satisfaz às suas expectativas?
  • O que falta para que esse local lhe satisfaça totalmente?

Conforme vimos, os KPIs são importantes ferramentas para analisar o seu negócio como um todo e acompanhar o cumprimento de metas e os resultados gerados pelo seu trabalho. Assim, é possível promover melhorias contínuas na empresa e ser ainda mais eficiente e produtivo nas atividades diárias.

Gostou deste artigo sobre o que são KPIs e a importância de acompanha-los de perto? Então não deixe de ler esse texto sobre o que fazer para atrair mais clientes no varejo!