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Você sabe como atrair leads? Conheça 5 dicas importantes

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29 / 08 / 2018 | Blog, Marketing, Negócios

No varejo, é preciso ter atenção às tendências de mercado, a fim de proporcionar os melhores resultados a cada dia, não é mesmo? Só que, quando alguém fala sobre a necessidade de atrair leads para o negócio, o que a pessoa está realmente dizendo? Todo mundo diz que você precisa fazer isso, mas pouca gente explica como atrair leads.

Sabemos o quanto a rotina e a carreira do empreendedor são desafiadoras, pois é preciso levar em consideração inúmeros fatores que impactam as vendas. Entre eles, a captação de leads pode influenciar diretamente na sua produção.

Sendo assim, para que você não se perca e consiga progredir junto à empresa, preparamos um miniguia sobre leads. Continue a leitura e confira!

O que são leads, afinal?

Imagine que seu site seja a representação de uma loja em uma avenida bem movimentada. Inevitavelmente, muitas pessoas olharão e até entrarão nesse estabelecimento, mas só algumas vão demonstrar interesse. O lead é esse tipo de pessoa que deseja saber mais informações ou quer entender melhor como o negócio funciona.

Vamos fazer outra metáfora, para deixar mais claro: pense em um relacionamento amoroso. Você não conhece a pessoa e leva ela para o altar em quinze minutos, não é mesmo? Primeiro vocês precisam se conhecer, depois começam a namorar… só depois de um tempo o relacionamento fica sério e acontece o pedido de casamento. Então vem mais um período de noivado até o matrimônio.

Com o marketing digital, não é muito diferente… Essa metáfora, aliás, é muito utilizada por especialistas para explicar o conceito de inbound marketing (atração): primeiro você chama atenção dos leads, para depois oferecer seu produto ou serviço, no momento mais oportuno. A palavra “lead”, no caso, pode ser traduzida para algo como “cliente em potencial”.

Ou seja, eles são pessoas que ainda não estão prontos para o momento da compra, mas já demonstraram algum interesse nisso. Então, vale a pena investir mais tempo nesses leads, para fazer com que eles amadureçam a ideia e cheguem à decisão.

Mas o que diferencia uma pessoa comum de um lead? Como eu sei que ele já demonstrou interesse? Bom, dependendo do seu negócio, você pode criar diferentes critérios para isso. Mas, quando falamos em marketing digital, há uma regrinha básica para reconhecer um lead: ele forneceu informações para você. Uma pessoa que apenas acessou seu site é um visitante. Mas, se ela se cadastrou em algum formulário e forneceu informações pessoais para sua empresa, você já pode entrar em contato diretamente com ela e considerá-la um lead.

Quando se pensa em atrair mais clientes, tenha como base os leads qualificados que um planejamento estratégico pode proporcionar. Boa parte das metas organizacionais deve se amparar na geração de leads, visto que eles representam potenciais consumidores, que podem ser excelentes divulgadores da sua marca.

Qual é a importância do lead para seu negócio?

Ao captar um lead, você cria oportunidades de guiá-lo em sua jornada de compra e minimizar o ciclo entre a descoberta do seu produto e a conversão em venda. No estágio em que se encontra, é bem provável que esse possível cliente já tenha identificado um problema a ser resolvido e queira conhecer mais sobre sua empresa.

No entanto, você deve observar que nem todas as pessoas estão prontas para comprar. Afinal, o percurso até as soluções oferecidas não é um caminho linear, mas, com boas estratégias, você é capaz de encurtar os passos dos leads.

Observe que, com a captação de potenciais consumidores, sua equipe de vendas terá um número maior de possibilidades para transformar essa base de contatos em resultados substanciais.

Independentemente do tipo de marketing utilizado, saiba extrair o melhor dessas estratégias, a fim de criar uma base de contatos e qualificá-la. Além disso, a geração de leads permite que você tenha métricas reais do interesse do público sobre o negócio, pois são dados que, se bem empregados, podem gerar autoridade de mercado.

Quais são as 5 principais formas de obter sucesso ao atrair leads?

Partindo do princípio que você já conseguiu assimilar bem o conceito de atração de leads, torna-se de suma importância organizar os métodos que vão colaborar para que isso ocorra naturalmente. A seguir, acompanhe 5 dicas preciosas para obter sucesso nesse assunto.

1. Identifique as necessidades do seu público

Parece algo óbvio, mas muitas empresas não dão atenção ao que o público realmente deseja e, por isso, inúmeras campanhas viram enormes pesadelos para os times de marketing. Se quiser aumentar as vendas, tenha empatia e saiba quais são os pontos de dor que seu produto ou serviço pode solucionar.

A missão, a visão e os valores da companhia precisam estar bem alinhados, a fim de demonstrar para quem você pretende oferecer sua proposta de valor. Sabendo disso, fica muito mais simples segmentar o mercado e desenvolver personas que correspondam ao que seu negócio tem de relevante em relação à concorrência.

2. Produza um conteúdo relevante

Por falar em relevante, enquanto navega pela internet, possivelmente você se depara com artigos interessantes, que despertam sua curiosidade, não é mesmo? Tendo em vista que muitas pessoas ainda não estão preparadas para comprar, a entrega de informações contundentes colabora (e muito!) para o conhecimento sobre suas soluções de mercado.

Vamos supor que você trabalhe com um nicho muito específico, em que é natural que as pessoas precisem se familiarizar com aquilo vendido. Sendo assim, é fundamental investir na criação de um blog e proporcionar conteúdos que gerem o engajamento dos visitantes e possam virar pontos de conexão para uma base de contatos qualificada.

3. Aposte na realização de webinars

Talvez você não tenha se dado conta ainda, mas a apresentação de webinars é uma das grandes tendências de mercado no que se refere à captação de leads. Basicamente, trata-se de pequenos seminários que permitem uma proximidade entre a audiência e a marca, fazendo com que haja um maior entendimento do assunto tratado.

Para participar, os visitantes deixam seus dados de contato e se credenciam para a transmissão em vídeo. Isso pode ser compartilhado no site ou nas redes sociais da empresa.

Os webinars também servem para demonstrar o funcionamento de um produto, educar a audiência e facilitar o processo de venda. Portanto, capriche nas chamadas de ação e estipule o roteiro a ser abordado.

4. Disponibilize materiais ricos

Se você reparar, existem inúmeros sites que disponibilizam materiais com conteúdos bem elaborados ao público, não é verdade? Esse tipo de estratégia torna-se benéfico para ambos os lados, pois a pessoa contará com um arquivo relevante, ao passo que a empresa terá um contato que pode vir a comprar no futuro.

Os materiais ricos, como e-books, infográficos e ferramentas de trabalho, são primordiais não apenas para atrair leads, mas para nutri-los durante a jornada de compra. Você pode, por exemplo, compartilhar sua expertise em determinado assunto para auxiliar os leads, pois isso desperta o gatilho mental da reciprocidade e, consequentemente, contribui com a psicologia do consumo.

5. Invista em SEO

Por mais que se tenha um produto inovador, as vendas não acontecerão se não houver um bom planejamento estratégico, certo? Quando se trata de marketing digital, torna-se imprescindível contar com as técnicas de otimização para os sites de busca, afinal as pessoas precisam ver que sua empresa existe.

Milhares de companhias estão fazendo o mesmo que você e se destacando no Google. Elas seguem as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e sabem o quanto é essencial não apenas entregar conteúdos relevantes, mas posicioná-los no topo das páginas.

Uma boa escolha de palavras-chave e a distribuição de links internos, por exemplo, podem deixar sua marca em uma posição mais relevante do que a de muitos concorrentes.

Para finalizar, perceba o quanto é importante atrair leads para o seu negócio. Assim, as vendas se tornam estáveis e as chances de obter reconhecimento no mercado serão maiores.

Curtiu as informações e dicas que trouxemos sobre atrair leads? Então, deixe um comentário para que possamos entender seu ponto de vista sobre o assunto!