As datas sazonais são excelentes momentos para comercializar mais produtos. O final do ano está chegando e, com ele, períodos interessantes para serem explorados comercialmente, como o Dia das Crianças e o Natal. Porém, o que fazer para alavancar as vendas, então?

Para aproveitar o final do ano que se aproxima e alcançar bons resultados com a sua loja, é preciso planejar com cuidado as ações. Quer saber como aumentar as vendas do seu e-commerce aproveitando esse período? Então, continue a leitura e confira:

1. Elabore um planejamento

Esse é o passo mais importante, pois orientará a sua ação e contribuirá para que possa ter sucesso. No varejo, é comum ver empresários dando início a promoções só porque o seu concorrente desenvolve um trabalho semelhante. Isso pode até dar certo, mas, sem o devido planejamento, é provável que a loja não consiga explorar todo o potencial desse tipo de estratégia.

Antes de iniciar uma liquidação ou promoção, é preciso fazer um bom planejamento e certificar-se de que está montando uma ação campeã. Veja como:

  • fornecedores: uma campanha de vendas pode significar o rápido esvaziamento das prateleiras. Assim, é preciso certificar-se de que tem a quantidade necessária de produtos em estoque, senão, é necessário consultar fornecedores para ver se conseguem atender à sua demanda ou se têm como repor rapidamente o seu estoque, em caso de sucesso da promoção;
  • preço: a campanha, para dar resultados, exige a redução de preço de algumas mercadorias. Porém, isso não quer dizer que a loja deve perder dinheiro. Portanto, avalie se o preço a ser praticado não sacrifica a sua margem de lucro, se vale a pena abaixar o valor do produto e qual o melhor valor a ser usado;
  • volume: promoções e liquidações atraem clientes e aumentam o fluxo da loja. Esteja preparado para isso! Alerte e treine a sua equipe para lidar com a quantidade de pessoas. Certifique-se também de ter e repor produtos no estoque. Fique atento: otimize seu e-commerce para suportar as demandas e adote prazos e condições que realmente possam ser cumpridos.

Lembre-se: o planejamento é um processo essencial em diversos momentos do seu negócio. Desde a construção da marca, o desenvolvimento da loja e a consolidação da empresa. Assim, sempre que for fazer alguma nova ação, é importante ter atenção e cuidado com o planejamento.

2. Invista em divulgação

De que adianta organizar uma liquidação ou promoção se ninguém ficar sabendo dela? As pessoas precisam tomar conhecimento da sua ação para que possam se interessar por ela, ir até a sua loja e comprar com você. A melhor forma de alcançar o seu público é investindo na divulgação.

Atualmente, existem diversas formas de se promover o negócio. O que definirá o modelo a ser usado é o seu público-alvo. Saiba quais são os canais de comunicação mais usados por ele e desenvolva neles as suas campanhas publicitárias.

No comércio eletrônico, é impossível abrir mão das estratégias de marketing digital. Porém, para obter bons resultados, é importante diversificar os seus investimentos e, no caso das promoções, é imprescindível ter ações específicas para atrair os consumidores.

Assim, se a loja atua com links patrocinados, lembre-se de que os anúncios devem direcionar o cliente para a página que explica sobre a liquidação. Analise também a possibilidade de uso do e-mail marketing. Esse canal funciona bem para essa comunicação mais direta com o público, principalmente se a loja investir na personalização. No período da promoção, programe também o envio de newsletters.

3. Escolha os produtos certos

Mais do que definir valores especiais, condições de pagamento únicas e outras possibilidades exclusivas, é importante escolher quais produtos serão colocados em promoção ou liquidação. Afinal, são eles que despertam o interesse da pessoa e levam-na a considerar se fecha ou não negócio com você.

A liquidação de dezembro é excelente para dar vazão aos produtos que estão parados nas suas prateleiras, que saíram de linha ou que têm baixo giro de estoque. Com isso, você não apenas consegue melhorar o faturamento da loja, como abre espaço para acomodar novos itens que serão comercializados ao longo do ano seguinte.

Uma alternativa para os períodos de promoção é trabalhar com kits de produtos, oferecendo vantagens para quem adquirir mais de um item. Nesse caso, o principal é garantir que os produtos tenham relação.

4. Tenha uma vitrine bem montada

Não é segredo para ninguém que uma vitrine bem montada tem um impacto importante nas vendas. Ela é o cartão de visitas da loja. No ambiente físico, trata-se do primeiro contato que uma pessoa que passa pela rua tem com o seu estabelecimento. E, na loja virtual, é importante usar adequadamente os recursos da sua plataforma de e-commerce.

Além de selecionar os produtos em promoção, não deixe de incluir banners chamativos para destacar as ofertas e facilitar o acesso aos itens que fazem parte da liquidação. Uma boa forma de se fazer isso é usando flags promocionais, indicando o desconto de cada produto.

Fique atento: quando for fazer a sua campanha de janeiro, busque ser criativo e apostar em uma montagem atraente para seus consumidores! Lembre-se de que é importante diferenciar-se da concorrência, que também vai investir nesse tipo de estratégia nesse período do ano.

5. Defina prazo para o fim das promoções

Não há sentido em fazer uma promoção ou liquidação que não têm fim. Essa estratégia só tem valor devido ao seu caráter imediatista e de tempo limitado — as pessoas são atraídas justamente pela urgência em conseguir comprar uma mercadoria de que precisam ou na qual se interessam por uma condição especial.

Portanto, é essencial determinar um período de vigência da promoção. Mas, para que não tenha problemas futuros, deixe bem claras quais as condições oferecidas em suas ações, qual o prazo de duração e demais informações importantes para seus consumidores.

Agora, você está pronto para planejar, desenvolver e criar uma campanha comercial vencedora para o mês de janeiro. Coloque as nossas dicas em prática, trabalhe corretamente a sua ação e experimente como alavancar as vendas.

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