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Instagram para Negócios: quais as vantagens no varejo?

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15 / 10 / 2018 | Blog, Dicas, Social Media

As mídias sociais surgiram como ferramentas para promover uma nova forma de interação social. Mas o tempo passou e essas plataformas obtiveram novos espaços em nossas vidas — inclusive, influenciando o nosso comportamento de compra. Por isso, as empresas devem se fazer presentes em redes como o Instagram para Negócios.

Afinal, essas plataformas permitem trabalhar com eficiência a marca, os produtos e o relacionamento com os clientes, favorecendo um melhor posicionamento de mercado e contribuindo para o fortalecimento da empresa e o aumento das vendas. Nesse sentido, o Instagram para Negócios se mostra como uma excelente alternativa.

Quer entender melhor quais as vantagens e como funciona o Instagram para Negócios? Então não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Por que o Instagram para Negócios foi criado?

Em 2018, o Instagram atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Tamanha audiência não poderia ficar limitada apenas aos perfis pessoais, travando a atuação das empresas dentro da plataforma. Afinal, com um sistema baseado em fotos e vídeos, o aplicativo se mostra essencial para trabalhar as mais diversas marcas.

Anteriormente, as empresas que se cadastravam nessa rede social podiam usar apenas os chamados “perfis pessoais”. Apesar de conseguirem compartilhar seu conteúdo, elas encontravam limitações por não contar com um sistema de métricas que permitisse avaliar com eficiência o resultado de suas ações.

Com isso, não podiam ser bem desenvolvidos o planejamento comercial e o desenvolvimento das próprias marcas dentro da plataforma. Com o surgimento do Instagram para Negócios, as empresas passaram a ter maior possibilidade de atuação, já que os perfis corporativos permitem:

  • inserir informações de contato (e-mail, telefone ou mensagem);
  • acessar dados e métricas de avaliação de cada postagem e do perfil como um todo;
  • determinar o perfil dos seguidores, permitindo melhora nas interações;
  • promover publicações;
  • realizar vendas pela mídia social.

Quais as vantagens de usar o Instagram para Negócios?

Com as novas possibilidades geradas pelas contas corporativas no Instagram, as empresas passam a contar com uma série de vantagens que permitem desenvolver o próprio negócio com mais segurança e eficiência. A seguir, explicamos alguns dos benefícios desse tipo de perfil. Confira!

Aumento das vendas

O Instagram pode contribuir de várias maneiras para o aumento das vendas de uma loja. Em um primeiro momento, é possível utilizá-lo como uma “vitrine digital”, em que são expostos os produtos disponíveis para vendas, bem como uma descrição completa deles. Isso ajuda a gerar interesse em seu público.

Em um segundo momento, o Instagram para Negócios caminha para se tornar mais um mecanismo para e-commerce. Atualmente, os perfis corporativos contam com o botão “compre agora”, que direciona os consumidores para a página de venda online da empresa, facilitando o processo de atração e conversão de consumidores.

Outra alternativa é explorar os conteúdos visuais (fotos e vídeos) para realizar promoções e ofertas exclusivas, melhorando o relacionamento com o seu público ao mesmo tempo em que fortalece as suas vendas.

Fortalecimento da marca

O Instagram para Negócios não serve apenas para potencializar as vendas. É, também, uma excelente ferramenta para trabalhar institucionalmente a sua marca, gerando autoridade de mercado. Afinal, você poderá divulgar os mais diversos conteúdos sobre a sua empresa e o seu ramo de atuação.

Vídeos e fotos são mídias importantes para desenvolver uma imagem de empresa socialmente responsável ou criar métodos para estreitar o relacionamento com os seus seguidores, por exemplo — um trabalho que exige bastante criatividade, mas gera importantes resultados.

Maior alcance de público

O Instagram para Negócios trouxe uma funcionalidade importante para as empresas: o Instagram Ads. Esse mecanismo se assemelha ao Facebook Ads e permite o impulsionamento — pago, claro — das suas publicações. Isso faz com que se alcance um público maior, gerando ainda mais visibilidade para o seu negócio.

Outro ponto importante do Instagram Ads é a segmentação de público. Com isso, você conseguirá determinar para qual perfil de pessoas serão exibidas as suas postagens. Uma segmentação bem-feita tem o poder de aumentar o número de seguidores e fazer com que a sua marca chegue a quem realmente importa.

Geração de insights

Se tem um site da sua loja, com certeza, já teve contato com o Google Analytics. O Instagram Insights funciona de forma semelhante, fazendo com que empresários tenham acessos a diversas métricas que ajudarão a entender melhor o seu público e a desenvolver estratégias mais eficientes.

Além disso, o Instagram Insights é um recurso bastante acessível. Com ele, é possível ter contato com as seguintes métricas:

  • alcance, que é o número de contas únicas que viram as suas publicações;
  • impressões, que é o número de vezes em que as suas publicações foram vistas;
  • visitas ao perfil, que é a quantidade de vezes que acessaram a sua conta;
  • seguidores, que mostra o crescimento de seguidores, horário que acessam e dados etários, de gênero e de localização.

É possível ver essas métricas relacionadas a todas as publicações ou por postagens específicas.

Como funciona o Instagram para Negócios?

Mesmo sendo bastante útil para as empresas, a criação de um perfil no Instagram para Negócios é bastante simples. Para isso, é necessário contar com uma fan page no Facebook conectada a uma conta do Instagram com, no mínimo, 100 seguidores.

Feito isso, você terá de escolher o mecanismo de contato que utilizará: e-mail, telefone ou mensagem. Junto a esse botão de comunicação, também constará o endereço da sua loja, o que facilita o relacionamento com os consumidores.

É importante destacar que, para migrar o seu perfil para uma conta corporativa, é necessário tornar público o seu feed. Afinal, desenvolver uma página restrita retira qualquer característica comercial e impede que mais pessoas tenham contato com a sua loja.

Como vimos, o Instagram para Negócios pode ser uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade da sua loja, divulgar seus produtos, se relacionar com os clientes e, consequentemente, aumentar as vendas. Portanto, não perca tempo e crie logo um perfil para o seu estabelecimento.

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