8 formas de estimular a criatividade e potencializar o seu negócio

Você esta em://8 formas de estimular a criatividade e potencializar o seu negócio

8 formas de estimular a criatividade e potencializar o seu negócio

Estimular a criatividade sempre foi um diferencial nos negócios. Acontece que, nas últimas décadas, essa habilidade se tornou fundamental para qualquer empreendedor que deseja crescer.

Afinal, isso alimenta grandes ideias, desafia o modo de pensar da equipe e abre as portas para novas oportunidades no mercado. O quanto você é capaz de olhar as coisas sob uma perspectiva diferente? Já parou para pensar?

Para ajudar você nesse exercício, vamos falar sobre a importância de promover o processo criativo e dar dicas práticas para ser bem-sucedido. Continue a leitura para conferir!

Qual a importância de estimular a criatividade?

Não é segredo que a criatividade é um atributo essencial para o sucesso dos negócios. Se você observar, as marcas que mais se destacam são aquelas que quebram as regras e reinventam o jogo.

Veja o caso das Havaianas. No começo, as sandálias eram produzidas especialmente para trabalhadores de lavoura de café. Não demorou para que o produto fosse associado apenas para o uso de pessoas da classe econômica mais baixa.

O que fazer para vender em grande escala para todo tipo de público? Ora, a empresa decidiu inovar e criou outros estilos do calçado com diferentes cores e formatos. Além disso, investiu em marketing com influenciadores para melhorar o reposicionamento.

Os desafios estão sempre presentes dentro de qualquer organização. Quando a mudança é inevitável, as pessoas criativas fazem toda a diferença na transformação. Portanto, gestores, diretores e colaboradores devem estimular essa cultura no dia a dia.

Todos precisam “viver” a crença de que a criatividade é uma prioridade. Como a maioria das coisas, quanto mais você treina, melhor é o resultado. Isso não apenas motiva e inspira a equipe como também impressiona visitantes e clientes.

Como promover a criatividade na empresa?

Aqui estão 8 maneiras de estimular essa habilidade para colher os benefícios. 

1. Seja uma pessoa curiosa

Por que as crianças perguntam tanto? Elas são extremamente curiosas e, por isso, estão sempre aprendendo algo. A curiosidade é o alimento que faz a imaginação florescer, mas pode ser o traço mais desafiador de todos. 

Como uma pessoa de negócios, é difícil se interessar pelo mundo ao seu redor quando você está focado em coisas tão pouco imaginativas, como cumprir prazos e conquistar clientes. Portanto, comece pensando fora da caixa para se libertar das correntes.

2. Invista em conhecimento

Hoje, o consumidor tem muitas informações na palma da mão. Como empreendedores, nós temos que buscar conhecimento diariamente para poder produzir materiais relevantes para o público.

Afinal, o marketing de conteúdo está aí para provar que é possível aumentar o engajamento na internet, conquistar seguidores e converter leads. Tudo isso é um exercício de criatividade, pois exige domínio no processo de identidade visual, textos e manipulação de imagens.

3. Contrate pessoas criativas

As pessoas “certas”, neste contexto, não são apenas criativas. As organizações devem se concentrar na diversidade, trazer uma variedade de pontos de vista, origens culturais e conjuntos de habilidades.

Nem todo mundo vai ser bom, mas a maioria pode aprender a exercitar o potencial inovador. Então, explore as energias criativas para desenvolver novos produtos, serviços ou processos dentro da sua empresa. 

4. Ofereça horários flexíveis de trabalho

Muitas organizações estão adotando outras formas de trabalho, como o modo remoto. Assim, o colaborador produz em casa ou em escritório próprio. É que nem todo serviço exige a presença no local. É uma economia de tempo, dinheiro e ganho de produtividade.

Desde que a equipe tenha clareza sobre as expectativas e respeitem prazos, é uma estratégia simples de testar. Além disso, permite que todos cumpram a agenda sem que a rotina prejudique a criatividade.

5. Pratique networking

Sem uma rede colaborativa, fica difícil encontrar boas ideias de negócios. Portanto, conheça pessoas diferentes, troque opiniões e experiências com elas. Isso vai ajudar você a manter a mente aberta para criar.

Não esqueça de expandir seus relacionamentos por meio da internet também. O LinkedIn é uma plataforma ótima para quem deseja se manter informado e cultivar boas amizades. Ao mesmo tempo, seus amigos podem até se tornar clientes.

6. Faça pausas para o seu bem 

Sabia que uma simples caminhada é capaz de melhorar o processo cognitivo? Quando ficamos tempo demais olhando para o mesmo problema, parece que uma espécie de bloqueio se instala no cérebro de uma hora para outra, não é?  

Então, de vez em quando é bom se afastar um pouco. Fuja do escritório, saia por aí e tome um ar puro. Procure fazer qualquer tipo de atividade prazerosa, como falar com alguém da família, brincar com crianças ou animais de estimação. Dessa forma, você vai se sentir energizado.

7. Não tenha medo de falhar, mas aprenda com os erros

Uma das conexões mais bem estabelecidas entre criatividade e cultura corporativa tem a ver com a maneira como os erros são tratados. Em outras palavras, as pessoas criativas têm que se sentir seguras para desenvolver novas abordagens e experimentá-las. Isso significa não punir o fracasso e, de fato, aprender com ele.

É uma perda de tempo criar equipes criativas se o gestor estiver interessado apenas na maneira como sempre fizeram. Por isso, não se esqueça de incentivar a criatividade em si mesmo, bem como na empresa. 

8. Mantenha um grupo de pensadores

Às vezes, as melhores ideias surgem quando você tem outras pessoas na sala. A realização de um mini grupo de foco pode ajudá-lo a fazer um brainstorm. Para isso, é importante diversificar os participantes.

É que combinar pessoas muito semelhantes, em interesses e disposições, pode criar uma mentalidade de pensamento de grupo. Certifique-se de que a turma tenha uma variedade de gêneros, idades, etnias, setores profissionais e personalidades. 

Gostou das dicas para estimular a criatividade? Muitas vezes nos acostumamos tanto com uma maneira de pensar ou agir que não consideramos outros métodos, não é verdade? Como você viu, a criatividade anda de mãos dadas com a inovação. E não há inovação sem criatividade. Enquanto a primeira é a implementação, a outra é a capacidade de produzir ideias construtivas.

Quer ficar por dentro de outras dicas úteis para turbinar os resultados do seu negócio? Curta agora mesmo a nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no LinkedIn!

2019-05-30T16:42:32-03:0030 . maio . 2019|Categories: Blog, Dicas|