O aplicativo que conquistou a nova geração de consumidores e os números de downloads, se tornou referência na criação de fenômenos instantâneos. Mas afinal, existe um lugar para as empresas dentro do Tik Tok?

Primeiro, o que é o Tik Tok?

Para responder essa pergunta, precisamos entender o que é a viralização. O viral é aquele fenômeno instantâneo que toma conta da internet e das nossas redes. Porém, rápida como a sua ascensão, se dá também a sua queda. Com a velocidade da informação nas redes sociais, esses vídeos e memes aparecem e são substituídos a cada segundo. 

Nós já estamos acostumados a isso. Você se lembra da febre do “É verdade esse bilhete”? Ou então do meme do “3 reais”? Pois é, esse processo de viralização não começou hoje, mas agora, quando vemos esses altos números de likes e compartilhamentos por aí, geralmente eles estão acompanhados de uma música, uma dança ou uma dublagem. Bom, existe uma característica em comum entre eles. É aí que entra a nossa rede social da vez.

Apesar de ser muito conhecido pelos vídeos virais que surgem em sua plataforma, o Tik Tok mostra que não chegou para ser momentâneo. Os números crescem cada vez mais e o aplicativo apresenta esforços para se tornar tão concretizado quanto os famosos Facebook e Instagram.

O aplicativo tem sua origem na China, mas em função do seu sucesso já está presente em 150 países e em mais de 75 idiomas. Hoje também já apresenta sede em diversos países. Inclusive no Brasil, em São Paulo.  

Os dados mostram que existem aproximadamente 500 milhões de usuários mensais ativos, assistindo e produzindo os incontáveis vídeos curtos que são publicados diariamente. E como resultado, o Tik Tok rapidamente alcançou os primeiros lugares no ranking dos aplicativos mais baixado no mundo.

Oportunidade que o Tik Tok traz de alcance para sua marca

O aplicativo se destaca pela nova linguagem que apresenta ao ocidente,  já tão acostumado com o formato das redes sociais americanas. É uma nova dinâmica, com novas ferramentas e um outro tipo de conteúdo.

Essa nova abordagem conquistou os usuários devido à sua humanização. Enquanto o Instagram preza por uma vida perfeita, com filtros e feito para acompanhar a vida dos amigos, o Tik Tok traz um tom de humor para o cotidiano de seu público. Acima de tudo, ele é uma rede social feita para a diversão e entretenimento, onde se acompanha qualquer pessoa que seja recomendada para você.

Esse pensamento que constrói o Tik Tok, também traz uma métrica fundamental: o alcance. É nítida a diferença e as possibilidades que o novo aplicativo traz em relação ao Instagram, por exemplo. Então, além de ser motivado pelos desafios e novas tags a todo momento, o usuário também é incentivado pelo número de pessoas que assistem aos seus vídeos.

Já deu para entender que os usuários estão amando a nova rede social. E como era de se esperar, onde está o público, as marcas vão atrás. No Tik Tok, temos ainda esta vantagem do grande alcance que uma publicação pode alcançar, criando um profundo envolvimento com o público e trazendo bons resultados para a marca. 

Como trabalhar o público segmentado do Tik Tok?

O público é um fator muito importante que não pode ser desconsiderado. No Tik Tok, ele é majoritariamente adolescente. A empresa aponta uma média de 16 a 24 anos como o principal público do aplicativo. 

Se esse é o público da sua marca, ótimo! Comece hoje mesmo a sua estratégia de produção de conteúdo. 

Mas e se minha marca não conversar com o público jovem? 

Primeiramente precisamos entender que não existem verdades absolutas quando falamos de mídias sociais. Existem cases de sucesso e cases de estratégias que não funcionaram. O que vai definir isso são os esforços contínuos de criatividade, autenticidade e monitoramento para constante adaptação da estratégia.  

Então, chegamos à pergunta de um milhão de reais: vale a pena o esforço? Bom, vamos analisar alguns cenários a seguir:

1- A sua empresa vende produtos/serviços para o público adulto. 

Se o seu negócio tem como público um perfil adulto, não podemos deixar de considerar que eventualmente esse público irá envelhecer e deixar de consumir o seu produto. Quem irá substituí-lo são os jovens. 

Você pode pode muito bem iniciar os seus esforços em comunicação quando os jovens se tornarem o público ideal. No entanto, você deve imaginar que a grande fatia dos seus concorrentes fará o mesmo. 

Se você apresentar a sua marca para esse público enquanto ele ainda é jovem, mesmo que ainda não consuma diretamente, quando ele se tornar o cliente ideal já está familiarizado com a marca. Logo, será mais fácil de se destacar entre os concorrentes e conquistar a confiança do consumidor.

Também temos que analisar a influência que esses jovens possuem no processo de compra de seus pais, por exemplo. Essa relação também está presente e não é distante da realidade.

2 -A sua empresa tem uma comunicação séria e possui um tom formal.

Nesse caso, é preciso entender que um dos principais bens da marca é o seu tom de voz e o seu posicionamento. E como já falamos aqui, o Tik Tok possui um tipo de humor muito informal. 

Não burle o posicionamento da sua marca apenas para se encaixar nessa nova tendência. Essa atitude pode ser vista como uma “forçação de barra”. Fica nítido quando uma marca está fingindo ser algo que não é.

Porém, se você está decidido a entrar no aplicativo, pense em uma forma de manter a essência da marca. Esse processo vai exigir muita criatividade e autenticidade. Não é impossível conseguir bons resultados, mas demandará um grande esforço. 

Com essas considerações, vamos enfim entender como podemos criar conteúdo para o aplicativo.

Como as marcas podem criar conteúdo para essa ferramenta?

A criatividade e autenticidade são palavras-chaves. É preciso entrar nesse novo formato de maneira natural, para que o usuário enxergue o seu conteúdo de uma forma positiva e sinta vontade em acompanhar.

A principal questão é como transformar a sua marca em uma persona. Afinal, o Tik Tok exige a humanização. E para isso, você pode optar por de fato criar uma personagem que dará as caras e “será a marca” ou usar um influenciador para passar a mensagem desejada. Também pode-se optar por utilizar os funcionários como representantes. Outra opção é a de gravar os vídeos apenas com a exposição dos produtos, sem uma pessoa de fato aparecendo. Porém, esse formato tem chances menores de trazer engajamento.

Com a persona definida, é preciso pensar em como entrar na onda dos challenges e das tags, que são os principais conteúdos do Tik Tok. Para isso, a sua marca pode adaptar os desafios existentes para um conteúdo que se encaixe no contexto do produto. Um exemplo disso é o Tik Tok do @market4u, mercado autônomo presente em condomínios, que recentemente iniciou uma expansão nacional e está utilizando o Tik Tok como uma de suas estratégias de comunicação.

@market4uJá conhece o market4u? ##foryoupage ##medizseunome ##fyp♬ som original – market4u

Ainda mais, outra possibilidade de conteúdo, é demonstrar maneiras, dicas e até receitas com o seu produto/serviço. Como vemos em outro exemplo do case do Market 4u:

@market4ucom um mercado no seu condomínio fica fácil fazer qualquer receita 😉 ##fyp ##viral ##market4u ##brasil ##humor♬ Classical Music – Classical Music

Por fim, também podemos trazer o mesmo conteúdo humorístico que encontramos na plataforma, mas no contexto da sua marca:

@market4usó não esquece o chocolate da mãe né 😂🍫 ##humor ##humorbr ##viral ##foryoupage ##fypシ ##brasil ##market4u♬ Coffee Music – Cafe Music BGM channel

E precisando de ajuda…

Com essas dicas, uma estratégia planejada e criatividade, o Tik Tok da sua marca pode se tornar mais um case de sucesso, com muito alcance e engajamento.

No entanto, se você está com dificuldades para planejar a sua atuação nessa rede social, saiba que você pode contar com a Motion Publicidade. Agência de marketing digital com foco em mídias sociais.