fbpx

4 dicas para se comunicar com seu público-alvo

Início » 4 dicas para se comunicar com seu público-alvo

30 / 07 / 2018 | Blog, Dicas, Marketing, Negócios

Você conhece um ditado que diz: “quem não é visto não é lembrado”? Essa máxima reflete bastante a importância de ter uma política de relacionamento e de diálogo com o público de uma empresa, seja ele em potencial ou não. Porém, muitos empresários encontram dificuldades em como se comunicar melhor com seu público-alvo.

Em um mercado extremamente concorrido, é necessário desenvolver estratégias para que os produtos ou serviços da empresa cheguem até os consumidores e consigam despertar o interesse deles. Porém, essa comunicação deve ser direcionada corretamente para o público-alvo do negócio para ter maiores chances de sucesso.

Você quer saber mais sobre qual a importância de uma comunicação eficiente com os seus clientes? Que tal descobrir mais vantagens de investir nesse relacionamento? Não deixe de ler os próximos parágrafos!

Qual a importância da comunicação com os clientes?

Por mais que empresários e gerentes de vendas queiram comercializar para todo mundo, é preciso ter em mente que nem todas as pessoas desejam ou precisam dos produtos ou serviços que uma marca oferece. Por isso, é necessário saber direcionar os esforços de relacionamento para quem tem maior chance de comprar com você.

Dessa forma, ao se construir um processo de comunicação voltado para os objetivos de mercado e para o público-alvo do negócio, há mais possibilidades de a empresa conseguir aumentar a sua base de consumidores. Além disso, há maior oportunidade de fidelizar aquelas pessoas que compram com certa frequência na sua loja ou escritório.

Quais as vantagens de investir em comunicação?

Uma boa comunicação não impacta apenas o sistema de vendas de uma empresa. Ela traz benefícios que tornam o negócio mais eficiente como um todo, já que pode melhorar o diálogo entre os colaboradores, reduzir a taxa de retrabalhos e melhorar os processos de atendimento do negócio.

Veja os destaques entre os principais benefícios de se investir em comunicação nos próximos tópicos!

Melhorar a experiência de compra

Qualidade de produtos e serviços já não é mais diferencial de mercado, mas uma obrigação para qualquer empresa que deseja se destacar. Nesse sentido, é necessário criar estratégias que possam tornar a experiência de compra única. Isso passa obrigatoriamente pela comunicação, que melhorará o seu modelo de atendimento.

Maior eficiência do SAC

O Serviço de Atendimento ao Consumidor, ou SAC, muitas vezes, é usado apenas para registrar as reclamações dos clientes. Mas, quando bem trabalhado, pode ir além e se tornar um excelente canal de pós-venda, descobrindo como foi a experiência de compra, a satisfação com o seu serviço e abrindo portas para possíveis vendas no futuro.

Reduzir os índices de retrabalho

Empresas perdem muito dinheiro tendo que refazer serviços ou entregar novamente mercadorias que não foram recebidas. A comunicação pode ser uma arma eficiente contra essas falhas de processo.

Se tratando de serviços, o diálogo bem feito com cliente garante a correta execução. No envio de mercadorias, é possível alertar o consumidor sobre a data e a hora em que o entregador passará na casa dele.

Fortalecer a imagem institucional

Nos tópicos anteriores, mostramos como a comunicação pode tornar a sua empresa mais eficiente e produtiva, assim como melhorar o relacionamento com os clientes. O resultado desses trabalhos é o fortalecimento da sua marca no mercado, o que, certamente, terá impacto nos processos de vendas.

Como me comunicar melhor com os meus clientes?

Para desenvolver uma comunicação externa eficiente, é necessário ficar atento a uma série de boas práticas que orientarão todo o trabalho de relacionamento com o público-alvo. Nos próximos tópicos, vamos explicar um pouco mais sobre os itens necessários para um bom diálogo com seus clientes.

1. Conheça o público-alvo

Já imaginou uma empresa que vende jogos para computador fazendo propaganda de seus produtos para um senhor que não sabe como operar um notebook? Certamente, ela não terá êxito em sua campanha e amargará prejuízos. Por mais absurdo que esse exemplo possa parecer, muitos empresários não sabem para quem vender.

Como já mencionamos neste artigo, nem todo mundo está interessado nos seus produtos ou serviços. Mas há quem queira comprar e é para essas pessoas que se deve vender. Procure conhecer e entender o perfil do seu público-alvo para que possa desenvolver campanhas direcionadas a eles, o que tornará o seu trabalho mais eficiente.

2. Escolha a linguagem correta

Assim como é necessário saber com quem falar, é fundamental saber como falar com essas pessoas. Se o meu público-alvo são adolescentes, não vou usar uma linguagem extremamente formal para me relacionar com eles. Assim, não conseguirei chamar a atenção e compreender aquilo que eles esperam do meu negócio.

A minha alternativa é buscar uma linguagem simples e objetiva, que permite, inclusive, a utilização de algumas gírias. Com isso, a minha empresa estará mais próxima do meu público e conseguirá construir um diálogo melhor, mais eficiente e que me trará resultados mais positivos.

3. Use as redes sociais, blogs e sites

A comunicação não se resume apenas ao diálogo direto com os clientes. É importante usar canais que permitam divulgar a marca, a visão, os produtos ou os serviços da empresa. Existem diversas possibilidades para isso, como propaganda em jornais, revistas, rádios e TVs, assim como panfletos e outdoors.

Mas com a internet, novos meios de comunicação surgiram e contam com um custo-benefício melhor do que as opções mais tradicionais. As redes sociais permitem um diálogo mais próximo com as pessoas e maior audiência. Os sites são excelentes mecanismos para apresentar a empresa e os blogs são ferramentas para trabalhar conteúdos de qualidade.

4. Seja empático

Empatia é uma palavra que tem sido bastante utilizada e que diz respeito à capacidade de se colocar no lugar do outro e de entender o seu posicionamento e colocações. Essa qualidade é essencial para quem trabalha diretamente com os consumidores de uma empresa, pois é preciso muito jogo de cintura para construir um bom relacionamento.

Por mais que as críticas possam incomodar, é necessário saber lidar com elas, entender o porquê delas e trabalhar para que elas não sejam feitas novamente. Porém, esse processo só será efetivo e trará melhorias se o empresário, gestor ou vendedor conseguir ser empático com os clientes.

Saber como se comunica melhor com os seus clientes é essencial para que uma empresa possa desenvolver uma política de fidelização que seja eficiente e que contribua para o desenvolvimento do negócio. Além disso, uma comunicação eficaz é um dos melhores caminhos para atrair novos consumidores e aumentar as vendas.

Gostou deste artigo sobre como se comunicar melhor com o seu público-alvo? Então, assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail outros conteúdos relevantes.