A consistência de uma marca é resultado de uma mensagem clara, uma comunicação bem definida e os valores da empresa alinhados às suas ações. Com isso, vem a credibilidade, quando seu público enxerga a empresa com autoridade e responsabilidade no mercado, essa conquista não se constrói da noite para o dia, vem ao longo de anos.
Para alcançar a consistência é necessário atuar de maneira coerente e estratégica, um trabalho de uma equipe de marketing é fundamental para que a empresa consiga alcançar os objetivos atrelado a constância e identificação.
O alinhamento entre o posicionamento, os valores e a identidade da indústria é essencial para que o público seja capaz de reconhecer suas características em toda e qualquer ação.
O seu fortalecimento é resultado da recorrência ao se comunicar e explorar os elementos que constroem a marca:
- Cores;
- Slogan;
- Elementos visuais;
- Inserção dos valores e propósitos.
Quando você é uma pequena empresa, a sua identidade visual e outras características de branding são, normalmente, as que você mesmo criou usando ferramentas online gratuitas ou que o seu “sobrinho” ajudou a criar. Isso pode até ser útil, no início, porém imagine uma empresa que, em determinado momento, se comunica de maneira moderna, jovem e divertida e, em outro, utiliza uma abordagem séria e autoritária.
Se essa oscilação no diálogo for constante haverá ruídos na comunicação, ou seja, sua marca perde a identificação e compreensão do público sobre seus propósitos. Isso se aplica também na identidade visual, que necessita de reforço e continuidade.
Quais os resultados da consistência?
Um bom trabalho de branding, atrelado à consistência, é capaz de proporcionar excelentes resultados, como:
Destaque no mercado
Criar uma marca de sucesso começa com a criação de uma boa impressão desde o princípio! Cuide de cada ponto de interação do seu negócio, desde uma identidade visual bem definida, até uma comunicação frequente, como por exemplo, através de postagens nas redes sociais e blogs. Transmita credibilidade, demonstre seu diferencial, desperte desejo nos seus clientes ideais, e proporcione uma experiência memorável.
Fomentar a Autoridade
A autoridade é uma conquista resultante de um bom trabalho de imagem e consistência. Algumas empresas desenvolvem tão bem essa questão que atrelam o nome da marca a um determinado produto, como Gilette, Bombril, Cotonetes, entre outras.
Humanizar a marca
Para humanizar sua marca é importante representar sua personalidade através da sua comunicação. Se expressar de forma verdadeira e com uma apresentação mais pessoal, tudo isso fará com que a sua audiência se identifique melhor com seu negócio. Lembre-se, as pessoas tendem a se conectar mais facilmente com outras pessoas que possuam personalidades similares.
Despertar emoções
Mais do que vender, a criação de storytelling é uma forte ferramenta para despertar as emoções no público, esse é um dos principais propósitos do digital. Uma boa equipe de marketing é capaz de direcionar os leitores a uma determinada emoção, por exemplo.
Criar lealdade
Ao conhecer melhor seus consumidores, será possível associar estratégias de consistência para garantir a lealdade do cliente, uma vez que a imagem da sua marca vai atrair as pessoas certas e consequentemente as levará em direção à fidelização de laços com a empresa.
Viu só como a consistência está direcionada ao ato de se comunicar e se relacionar com o público?! Mantendo os propósitos, os valores, e a constância de toda comunicação visual é possível conquistar uma marca sólida e com autoridade no mercado, se você quer dar início à construção da consistência da sua indústria, mas não sabe por onde começar, entre em contato com a Motion.
Atuamos com uma equipe qualificada na concepção de uma marca autêntica e memorável, além de sermos especializados em Marketing Industrial, desempenhando a produção de conteúdos que vão progredir o relacionamento do seu público-alvo para a fidelização com o seu negócio.
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