Revolucione sua estratégia de marketing com os gatilhos mentais!

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13 / 05 / 2021 | Blog

Você sabia que os gatilhos mentais são agentes externos capazes de provocar uma reação nas pessoas e tirá-las da zona de conforto? Em outras palavras, são estímulos que agem diretamente no cérebro. 

São respostas inconscientes a um estímulo externo, podendo provocar gatilhos emocionais ou psicológicos positivos (euforia, motivação, alegria, etc) ou negativos (medo, insegurança, ansiedade, etc).

A maioria das decisões que nós tomamos não são lógicas! O inconsciente tem muita responsabilidade em nossas escolhas e se engana quem pensa que isso é só conversa de marqueteiro, a base dos gatilhos mentais está na psicologia!

  • Nossa mente toma decisões com base em um contexto social e emocional. A racionalidade só surge depois, na tentativa de justificar a ação.
  • Um gatilho mental, quando ativado, pode provocar um sentimento favorável ou desfavorável. Eles podem fazer uma pessoa resgatar lembranças e reviver as mesmas sensações experimentadas no passado.

 

Como os gatilhos mentais funcionam no marketing?

Não é novidade que o marketing estuda o comportamento do consumidor. Se você sabe como a mente do cliente funciona, por consequência, aproxima-se de influenciar as suas decisões de consumo.

Uma estratégia de marketing bem elaborada é capaz de organizar os elementos da campanha tão bem, que os gatilhos chegam a passar despercebidos aos olhos menos treinados. Todos os elementos combinados atingem os sentidos, passam uma experiência positiva para o consumidor, ativam o gatilho e o estimulam a tomar uma decisão de compra rápida e instintiva.

 

Mas atenção! Os gatilhos mentais precisam ser usados com muita ética e responsabilidade. Não exagere e nunca engane em suas abordagens, isso é antiético! 

 

A intenção é proporcionar uma experiência positiva, sem associar sua marca a sentimentos ruins. Assim, você vai conseguir otimizar as estratégias, aproximar a marca do seu público e fechar vendas mais rapidamente.

 

Exemplos dos principais gatilhos mentais

Escassez: consiste em incitar nas pessoas a sensação de perda. Quando as pessoas percebem que alguma coisa está acabando, elas correm logo para não perder a chance.

“Corra, últimas unidades do estoque!”


Urgência: a urgência está relacionada ao tempo, é bastante usada em campanhas promocionais e descontos por tempo limitado.

“Agora ou nunca!”


Autoridade: Mostre que você tem conhecimento sobre o mercado no qual está inserido e compartilhe conteúdos explicativos e inovadores.

“Ao longo dos anos, nos deparamos com estes 5 erros graves que os profissionais cometem nas entrevistas de emprego.”


Reciprocidade: oferecer um conteúdo gratuito ou um brinde, esperando que o consumidor se sinta agradecido e venha a retribuir, assinando um serviço ou comprando um produto.

“Preparamos um guia completo com todos os passos para você lucrar mais. Baixe agora!”


Prova social: É o ato de convencer o cliente de que ele precisa de um produto ou serviço para fazer parte da comunidade.

“Os melhores profissionais da área realizaram este curso.”


“Porquê”: Prepare um conteúdo que destaque o porquê a sua marca é importante e como ela pode ajudar em determinada situação.

“Esta é a razão para você comprar uma câmera de segurança.”


Antecipação: Mexer com as expectativas em relação ao futuro é o que está por trás do uso deste gatilho. 

“Vem aí um celular que vai mudar a forma como você tira fotos”


Novidade: Procure atribuir uma atualização ou melhoria à sua solução e faça com que isso se torne um diferencial importante.

“Um novo jeito de usar a sua cafeteira amada”


Relação dor x prazer: Primeiro, você deve elencar as dores do seu cliente e, em seguida, apresentar as soluções que a sua empresa proporciona a elas.

“Não consegue economizar para viajar? Veja como a nossa solução ajuda você a ter dinheiro para as férias.”

 

Como colocar tudo isso em prática?

Quando pensar nas suas abordagens, procure embasar as suas escolhas em alguns desses gatilhos, que vão direto no inconsciente do consumidor para facilitar as decisões de compra.

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