O que é mídia social para você? Para ajudar na definição, nada mais é do que uma conversa, um jeito leve da empresa interagir e conquistar o seu público. Além disso, mídia social é posicionamento.
Seja você do ramo da indústria, saúde ou comércio, saber transitar entre os assuntos mais sérios e leves com uma linguagem moderna é fundamental. Esse é o grande desafio de quem está à frente de um perfil institucional, com um posicionamento mais sério e conservador.
Na maioria das vezes, mudar o tom ou propor uma linguagem mais leve, sem perder a seriedade do assunto, precisa de ousadia, estudo e muita dedicação. Nesse quesito, a Prefeitura de Curitiba tira de letra. Confira:
Prefeitura de Curitiba e as redes sociais
Para obter excelência em um trabalho, é necessário superar os desafios e realizar muitos testes. Nos últimos anos, a Prefeitura de Curitiba vem se destacando tanto no Facebook quanto no Instagram com ações que geram aprendizados para todos os profissionais da comunicação.
Em publicações criativas e bem-humoradas, a página da capital do Paraná conseguiu algo que para algumas pessoas seria impossível: tornar o conteúdo das redes sociais de um órgão público leve e humano.
Com uma linguagem bem diferente do que estamos acostumados a ver em comunicações que abordam as questões públicas, a Prefeitura de Curitiba consegue envolver o público, aumentando seu alcance e engajamento nas redes sociais. A estratégia está baseada em:
- Informação + interação
- Diálogo com o público
- Agilidade
- Relacionamento
Além de se tratar de um case brasileiro, uma das lições que podemos tirar com as ações da comunicação em Curitiba, é que sim, o social media consegue humanizar a marca e adequar às informações de acordo com a linguagem de cada rede social. Para isso, eles utilizam as estratégias adequadas, desde a criação de conteúdo até a publicação do material.
Podemos observar também que o conteúdo não é apenas engraçado e leve, mas a sua essência está conectada com as necessidades da cidade e os serviços. O resultado é um alto índice de interações que são prontamente respondidas.
Uso de Memes
Sabemos que os memes viralizam nas redes sociais. O seu uso é uma forma de chamar a atenção dos usuários e de espalhar a marca no digital. Além do uso de memes, a Prefeitura de Curitiba conseguiu unir uma linguagem mais leve, usando referência de culturas pop e ‘geek’ com a prestação de serviço público, ganhando visibilidade e admiradores do trabalho nas redes sociais, conseguindo aumentar seu engajamento e relacionamento próximo com o público.
Posicionamento Covid-19
Nos últimos meses, com a vacinação contra a Covid-19 podemos observar uma relutância das pessoas, que não estão aceitando serem vacinadas. Muitos querem escolher a vacina, dificultando o avanço da vacinação de toda a população de Curitiba. Buscando uma forma de reverter a situação, a comunicação da Prefeitura de Curitiba produziu um conteúdo no formato de ‘teste’ para que cada pessoa pudesse descobrir qual a vacina era mais indicada para o seu caso. Seguindo pelo tom descontraído, mas, ao mesmo tempo, informativo, a ação foi bem vista e comentada entre os profissionais de marketing. Clique aqui e confira.
Com o conteúdo, conseguiram ressaltar o quanto a imunização é necessária. Todas as vacinas são seguras e aprovadas pela Organização Mundial da Saúde. Quando chegar a sua vez, não deixe de vacinar!
Confira também:
- TikTok x Reels: Aqui em nosso blog, temos um conteúdo que aborda um pouco mais sobre essa disputa. Clique aqui e confira!
- O TikTok como uma oportunidade para as marcas: O aplicativo que conquistou a nova geração de consumidores se tornou referência na criação de fenômenos instantâneos. Confira o conteúdo!
- Transformações Digitais e a importância de estar atualizado. Saiba mais.
- Shorts: Confira como funciona o recurso de vídeos curtos do YouTube. Ler matéria completa.
Conclusão
Por aqui, nossa equipe segue acompanhando o posicionamento da Prefeitura de Curitiba e parabenizamos toda equipe que vem fazendo um trabalho que é referência para todos os profissionais do Marketing Digital. É importante analisar e acompanhar empresas que conseguem inovar em seus conteúdos e posicionamentos, afinal, o marketing digital está em constante evolução.
Você conhece mais algum case que serve como inspiração para melhorar o seu trabalho com o marketing digital? Conta pra gente!
A Motion Publicidade está aqui para ajudar a sua empresa a se movimentar! Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a alavancar os negócios de sua empresa. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp.
Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram e nosso blog para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.