Você precisa conhecer: 7 dicas valiosas para a indústria alimentícia!

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Ter uma indústria alimentícia competitiva no Brasil não é tarefa fácil. A carga tributária alta, a logística e inúmeros outros desafios fazem parte do dia a dia dos gestores. Diante disso, o marketing para indústria se torna um grande aliado, ajudando a melhorar o posicionamento da marca e a criar autoridade perante o mercado.

No setor alimentício, essa realidade não é diferente. As ações de marketing são fundamentais tanto para atingir o público final, como para mobilizar revendedores e distribuidores, fortalecendo a indústria como um todo. 

O marketing, seja para indústria ou para varejo, tem na sua essência promover a marca, atrair mais clientes e fidelizar os consumidores que já compram da empresa. No marketing para indústria, essas mesmas características estão presentes.

Por isso, o meio online é, hoje, indispensável para qualquer marca e precisa estar presente nas suas estratégias. Quer descobrir como criar estratégias de marketing digital para indústrias alimentícias que realmente tragam resultados? Confira abaixo:

Entenda quem são seus públicos

Ao contrário do varejo, a indústria tem uma diversidade de públicos com a qual dialoga – e cada um deles têm suas próprias características. Por isso, as estratégias de marketing também devem ser diferenciadas para cada um desses públicos.

O detalhamento de cada público é fundamental para criar estratégias eficazes que resolvam gargalos importantes. Por exemplo, pode ser que a sua marca seja forte perante o consumidor final e haja procura no varejo por esses clientes, mas não tenha tanta penetração em relação aos distribuidores, o que reduz as vendas e a distribuição da sua marca pelo país. Entender o que está causando isso é fundamental.

O marketing serve como uma ponte entre a sua indústria e os distribuidores. Por isso, compreender bem os dilemas e dores de cada público é fundamental para estratégias acertadas.

Crie um posicionamento digital

Depois de entender melhor cada um dos seus públicos, é essencial montar uma boa estratégia digital, pois tanto os seus distribuidores como seu consumidor final estão na internet.

O site institucional é indispensável, contando com informações que dialoguem com todos os seus públicos, apresentando a sua marca, história, portfólio de produtos, diferenciais e outras características importantes. Além disso, as redes sociais, o blog corporativo e outras mídias devem ser usadas

O bom posicionamento digital também ajudará a atrair mais clientes e parceiros de negócios.

Seja próximo dos seus revendedores

Os revendedores e distribuidores são os responsáveis por fazer com que o seu produto chegue até o cliente final. Por isso, eles são essenciais na sua cadeira produtiva – e precisam de estratégias adequadas de marketing.

Uma relação saudável é benéfica para ambos, ajudando as duas empresas a crescerem e a prosperarem. Em termos digitais, por exemplo, você poderá criar um hotsite exclusivo para esses revendedores, com conteúdos que ajudem nas ações nos pontos de vendas, treinamentos, orientações específicas para precificação, aumento da margem de lucro e técnicas de vendas, entre outros.

Crie estratégias baseadas em dados

Se você consegue automatizar sua produção e receber dados em tempo real das suas máquinas e linhas de produção, também consegue ter acesso aos dados dos seus públicos de interesse, criando estratégias mais acertadas.

A automação em marketing está muito avançada e permite captar uma série de dados que ajudam a entender melhor o comportamento dos diferentes públicos, criando ações que foquem nessas necessidades e que tragam benefícios a sua marca.

Integre on e offline

Separar marketing digital e marketing offline é uma tarefa cada vez mais difícil e que dentro de alguns anos não fará mais sentido. A abordagem omnichannel é uma tendência muito forte e que está de acordo com o novo perfil dos consumidores.

Os consumidores pesquisam pelos produtos e marcas na internet, comparam preços e reúnem uma série de informações sobre os itens, se dirigem até os pontos de venda físicos para ter uma experiência sensorial com o produto e depois fazem a compra pelo digital, podendo a entrega ser feita diretamente na casa do cliente ou a retirada na loja física.

Essa mudança não trouxe impactos apenas no varejo, mas também nas indústrias, que precisam rever suas formas de atuação, de distribuição e de contato com os clientes. Criar experiências e ações que combinem a interação on e offline é um dos desafios mais importantes para inúmeros setores atualmente, e também para a indústria alimentícia.

Pense nas vendas online

Isso pode ser feito tanto para o público final, pensando em vendas em quantidades menores, como para distribuidores, atacadistas e outros públicos.

No caso da indústria alimentícia, a possibilidade de comprar alimentos online é um avanço significativo. Esse processo de venda é mais ágil e vem ao encontro das alterações na forma de consumo. Tanto os revendedores como as pessoas físicas estão na internet pesquisando sobre produtos, marcas e itens que resolvam seus problemas.

Use o marketing de conteúdo

O conteúdo é indispensável nas estratégias digitais e ajuda a fortalecer o posicionamento da sua marca e estreitar relacionamentos. É possível pensar em estratégias de conteúdos diferenciadas para cada um dos seus públicos, melhorando a lembrança da sua marca e aumentando a fidelização.

Quando falamos em marketing de conteúdo, o blog institucional é um dos veículos mais importantes. Afinal, ele promove a possibilidade da sua indústria dialogar com todos os seus públicos, oferecendo informação rica e valiosa para ajudar os distribuidores, os supermercadistas, os pequenos empresários e também o consumidor final.

Além dele, as redes sociais também são importantes, com ações que ajudem a fortalecer a imagem da sua indústria e ainda a criar um relacionamento dinâmico com os diferentes públicos de interesse. Avalie em quais redes os seus públicos estão e foque em criar ações nessas mídias.

O marketing de conteúdo quando aliado ao inbound marketing ajuda a aumentar ainda mais as suas vendas. Ele se baseia em atrair a atenção dos seus possíveis clientes, nutrindo esses leads com informação valiosa e criando uma relação de confiança.

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