Todo ano são lançados dezenas de relatórios de tendências na Internet. Um dos mais confiáveis, provavelmente, é o da WARC – serviço de informações sobre publicidade e marketing. Veja os desafios que eles identificaram para os profissionais de marketing em 2018, e aprenda lidar com eles.
1: A corrida pela transparência digital Marcas citam visibilidade e métricas como prioridade nos planos de marketing deste ano. 30% esperam cortar gastos com este setor caso esse problema não for resolvido. |
MELHORES PRÁTICAS |
ARMADILHAS |
Priorizar visibilidade ao invés de duração |
Pensar que é possível resolver tudo com apenas tecnologia |
Determinar uma tolerância de riscos para sua marca |
Tentar fazer sozinho |
Ter proatividade para minimizar riscos e aumentar ROI |
Continuar dependendo de bilhões de impressões de banners por preços ridiculamente baixos |
51% das marcas acreditam que existe uma crise de confiança entre marcas e agências.
2: Ultrapassar a fronteira da voz Em um mundo onde compras são realizadas por comando de voz e com ajuda de assistentes virtuais, as marcas precisam pensar em como inovar nesse quesito. |
MELHORES PRÁTICAS |
ARMADILHAS |
Pensar em novos “momentos” de interação com a marca |
Fazer isso se tornar estranho |
Analisar as interações de voz |
Consumidores preocupados com a privacidade |
Pensar na melhor hora do dia para fazer isso |
Ser simplesmente ignorado pelos consumidores |
17% das marcas tem estímulos auditivos, enquanto 83% preferem os visuais.
3: A Batalha por “Customer Experience” A competição por proporcionar a melhor experiência ao cliente está crescendo entre as agências. O objetivo é se tornar parceiro da marca. |
MELHORES PRÁTICAS |
ARMADILHAS |
Olhar para o Customer Experience como um todo, e não pontos de contato isolados |
Focar o Customer Experience em tarefas de curto prazo, como conseguir mais cliques |
Usar dados de forma inteligente para criar uma visão única do cliente |
Designar uma pessoa não qualificada para se encarregar da tarefa |
Estruturar equipe de acordo com a jornada do cliente |
Mandar mensagens inconsistentes nos diferentes pontos de contato |
53% das marcas priorizam o “Customer Experience” como estratégia de marketing digital.
4: Redefinir o propósito da marca Propósito é um dos temas mais debatidos em marketing atualmente. Em 2017, marcas que usaram causas sociais de forma irresponsável foram muito criticadas. |
MELHORES PRÁTICAS |
ARMADILHAS |
O propósito deve estar nas raízes da empresa |
Brincar com política de forma irresponsável |
Pensar em propósito como uma estratégia de longo prazo |
Resolver isso de maneira rápida, sem o devido valor |
Esteja preparado para uma audiência sarcástica |
Entrar na onda das outras marcas, sem considerar os objetivos |
300% foi o crescimento do uso de propósitos em anúncios das top 100 marcas dos últimos 5 anos.
MELHORES PRÁTICAS |
ARMADILHAS |
Rever os dados que você já tem |
Ser dependente demais da caixa preta de dados |
Rever seu modelo de consentimento de dados |
Ser desonesto com os dados dos clientes |
Construir um valor de troca com clientes |
Ir com pressa e não avaliar os dados antes de instalar uma plataforma de gerenciamento |
40% das marcas e agências europeias não estão prontas para aderir o GDPR
FONTES: WARC Toolkit 2018 pesquisa e análise
Global Radio, IAB Sound Investiment, Julho 2017
www.thinkwithgoogle.com/advertising-channels/video/cause-related-marketing-purpose-driven-ads/