Sua indústria é do setor automobilístico? Este conteúdo é para você!

Início » Sua indústria é do setor automobilístico? Este conteúdo é para você!

4 / 05 / 2022 | Marketing, Negócios, Sem categoria

Sem dúvidas, o setor automobilístico possui grande potência no mercado brasileiro, passando por grandes transformações em sua trajetória.

Quando começou no Brasil, lá no início do século XX, as linhas de montagem eram simples, mas atendiam a escala da época. Desde então, muita coisa mudou! Essa indústria é reconhecida internacionalmente por sua importância na geração de empregos e no giro da economia de vários países.

Com tamanha relevância e um mercado competitivo, repleto de tendências tecnológicas e novos comportamentos de consumo, os desafios não são poucos. Prepare seu negócio e acompanhe as tendências para o futuro!

Mas afinal, o que é indústria automobilística?

Indústria automobilística, ou automotiva, é aquela que se dedica à produção de veículos automotores para deslocamento de pessoas, animais e mercadorias. 

Inicialmente, a indústria automobilística empregava um grande número de operários. Porém, com o avanço da automação, esse tipo de indústria começou a utilizar máquinas para executar parte das tarefas nas linhas de montagem.

O excelente resultado alcançado com essa automação fez com que a indústria automobilística fosse impulsionada a usar cada vez mais tecnologia na fabricação de seus produtos. Ampliando, com isso, a eficiência e segurança em sua operação.

Quais são as tendências para o setor? 

Atualmente, a automação é a base da indústria automobilística. De acordo com a Revista Quatro Rodas, 70% das atividades são executadas por robôs.

Dessa forma, a maioria das montadoras atua dentro das prerrogativas da indústria 4.0, isto é, utiliza a tecnologia como grande aliada de sua operação, seja em manufatura ou mesmo em processos de gestão.  

Mas, afinal, quais são essas tecnologias tão requisitadas para o futuro do setor automobilístico? Citamos as principais aqui:

  • Inserção da Inteligência Artificial (AI): os robôs fazem parte das linhas de montagem há algum tempo. Agora, a tendência é que deixem de fazer apenas tarefas operacionais, tornando-se responsáveis por entregar dados em sistemas e planilhas, enviar e-mails e aprimorar o processo de comunicação com demais setores.
  • Internet das Coisas (IoT): Cada vez mais a indústria automobilística precisa inserir chips, microcomputadores, sensores e softwares que conectem o veículo aos demais gadgets do usuário. Eles permitem que o veículo interaja com o proprietário, assim, fornecendo dados importantes para a sua manutenção.
  • Chegada dos carros autônomos: Parece até roteiro de filme de ficção científica. Mas, para a indústria automobilística, os carros autônomos já estão saindo do papel e se tornando realidade. O objetivo é reduzir os acidentes de trânsito e dar mais tempo para o motorista realizar outras tarefas enquanto se desloca.
  • Uso das tecnologias e conectividade do projeto à gestão de processos: uso de sistemas de gestão integrados e o controle dos processos com checklists em todas as etapas. Essa metodologia visa tornar os processos mais enxutos, ágeis e produtivos, assim é possível avaliar quais atividades podem ser eliminadas, sem prejuízo ao produto final.

Além disso, os softwares embarcados em cada veículo precisam ser constantemente atualizados. Para que, assim, se tornem cada vez mais inteligentes, autônomos e seguros, atendendo as demandas dos consumidores. 

A Motion Publicidade é especialista em Marketing Industrial!

A Motion Publicidade atua há mais de 9 anos atendendo diversos segmentos da indústria. Atuamos com uma equipe qualificada na concepção de uma marca autêntica e memorável, além de sermos especializados em Marketing Industrial, desempenhando a produção de conteúdos que vão progredir o relacionamento do seu público-alvo para a fidelização com o seu negócio.

O start começa agora!

Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar seus negócios na internet! 

Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.