fbpx

Saiba como utilizar a ferramenta a seu favor, Doutor(a)!

Início » Saiba como utilizar a ferramenta a seu favor, Doutor(a)!

3 / 05 / 2022 | Sem categoria

A popularidade de perfis médicos no Tiktok tem sido cada vez maior. A rede social permite a criação de conteúdos informativos e dinâmicos sobre a área da saúde que geram um grande interesse, principalmente entre os jovens. 

A rede social virou febre durante a pandemia e tornou-se o aplicativo mais baixado em 2020, no Brasil e no mundo, de acordo com dados da consultoria GlobalWebIndex. 

A popularização da rede social atraiu produtores de conteúdo de várias áreas, entre elas a da saúde. Médicos e demais profissionais do setor passaram a criar conteúdos informativos e interativos úteis para a população. 

Quando se trata de profissionais de saúde, é permitida a utilização do TikTok, mas com algumas ressalvas.

Em nosso blog nós já comentamos sobre as restrições aplicadas no uso das redes sociais por profissionais de saúde, e todas essas informações também são válidas para o TikTok.

Mas afinal, quais são os principais cuidados a se tomar? 

  • Para começar, é importante destacar que especialidade ou área de atuação, juntamente com o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM) e Registro de Qualificação de Especialização (RQE), se o for, devem constar na plataforma.
  • No que diz respeito às restrições, fica proibido utilizar o app para autopromoção, seja afirmando que seu trabalho é o melhor do mercado ou dando garantia de resultados. Selfies e vídeos em situações de trabalho e atendimento também estão vedados, principalmente quando se trata de violar a privacidade dos pacientes.
  • Nesse mesmo contexto, expor a figura de seu paciente como forma de divulgar técnica, método ou resultado, ainda que com autorização expressa do mesmo, bem como a publicação de imagens do “antes e depois” de procedimentos, também é vedado ao médico e aos estabelecimentos de assistência médica.
  • Fica proibido também o uso das redes sociais para realizar consultas online. Atualmente, a telemedicina é uma prática autorizada, entretanto, é necessário utilizar um software seguro e próprio para isso. 

Além das restrições citadas acima, existem outros pontos a serem observados. Primeiramente, é importante lembrar o motivo pelo qual o TikTok se popularizou tão rápido. Neste aplicativo, é bem comum vermos usuários fazendo vídeos de trends, ou seja, tendências que viralizam rápido e ganham muitas visualizações.

Entre as categorias de trends mais famosas do TikTok, estão as danças e as dublagens, inclusive, muitas de cunho sensual ou humorístico. Este tipo de conteúdo não é bem visto pelo CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), pois é necessário evitar o sensacionalismo, bem como aparecer em situações indecorosas, apresentando danças ou simulações utilizando-se da condição de médico.

Vale ressaltar que, o que o profissional de saúde faz em sua vida particular não deve ser levado em consideração, portanto, fazer esse tipo de vídeo com a família, ou entre amigos, desde que não envolva diretamente a profissão, é permitido.

O que pode ser explorado no TikTok? 

A maneira mais adequada de se utilizar o TikTok na condição de profissional de saúde, é levando informação relevante aos demais usuários, sempre preservando a qualidade da informação e o embasamento científico. Muitos profissionais, inclusive, vem fazendo isso de forma dinâmica sem violar as regras impostas a eles e ainda, como bônus, conseguem muitos seguidores e maior visibilidade em sua área por parte dos pacientes. Algumas dicas são: 

  • Mitos e verdades sobre sua especialidade;
  • Dicas sobre alimentação e cuidados;
  • Respostas para dúvidas frequentes;
  • Primeiros socorros.

Criar conteúdo médico no TikTok é mais uma possibilidade de estabelecer autoridade no mundo digital, uma estratégia fundamental para ser mais competitivo nos dias de hoje. 

Enquanto você cuida dos seus pacientes, nós cuidamos do seu Marketing!

A Motion Publicidade atua há mais de 9 anos atendendo médicos e clínicas. Por isso, o marketing na área da saúde está em nosso DNA.Doutor(a), estamos aqui para ajudar a movimentar sua carreira na internet e a se tornar uma referência.

Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar sua especialidade na internet! Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.