Ter um plano de marketing é essencial a todos os setores da economia, ainda mais na indústria, que conta com uma alta concorrência. Além disso, quando se investe em marketing, é possível para as indústrias aumentarem a carteira de clientes, ter uma maior facilidade nas vendas, que costumam ser complexas, e também o reconhecimento da sua marca.
Quando se fala em divulgação de marcas e estratégias de vendas, existe o conceito de 4 Ps do marketing. Ou seja, os quatro principais pilares na divulgação de produtos ou serviços de maneira estratégica. São eles: produto, preço, praça e promoção.
Produto
Para uma estratégia de marketing eficiente para as indústrias, é preciso entender profundamente o que é o produto a ser divulgado. Isso consiste em identificar as suas vantagens, a que público é destinado, que necessidades atende, quando e como é usado, etc.
Quando se tem essas informações muito bem claras e definidas, a conversão de vendas está garantida. Isso porque sabe-se como tornar mais eficiente o processo que inicia com a sua fabricação e termina com a fidelização do cliente.
Preço
O preço é mais um dos 4 Ps do marketing por se tratar de um aspecto fundamental da conversão de vendas. Afinal, por mais que qualidade seja outro fator relevante, muitas vezes é o preço que leva ao fechamento do negócio.
É preciso ainda que seja condizente com a realidade da sua empresa e do seu segmento de mercado. Ou seja, ao mesmo tempo que o preço deve ser a soma do seu custo mais o lucro necessário, deve ser competitivo em relação à concorrência.
Praça
A praça se refere ao local onde o seu produto é oferecido, ou seja, quais os canais de venda? No caso da indústria, o mais comum é que a venda aconteça por meio dos vendedores técnicos internos e externos. Eles é que vão levar os produtos para a praça, ou seja, os pontos comerciais onde os produtos serão vendidos.
Mas também é importante participar de feiras e outros eventos. Portanto, outro aspecto essencial para as indústrias é ter muito bem planejada a logística e distribuição da sua mercadoria.
Promoção
Já a promoção é a forma como se comercializam os produtos, aquilo que mais está associado ao marketing, embora vimos que não é só isso. Então, aqui, entram os canais de divulgação e a estratégia de vendas.
Mesmo após tanto tempo desde seu surgimento, o conceito dos 4P’s do marketing continua sendo essencial para a criação de qualquer plano de comercialização de produtos e serviços.
É imprescindível para:
- Estabelecer a importância do seu produto;
- Definir o seu local de atuação no mercado;
- Construir a imagem da sua marca;
- Planejar toda e qualquer ação de marketing;
- E compreender a integração entre as áreas da sua empresa.
A Motion Publicidade é especialista em Marketing Industrial!
A Motion Publicidade atua há mais de 9 anos atendendo diversos segmentos. Atuamos com uma equipe qualificada na concepção de uma marca autêntica e memorável, desempenhando a produção de conteúdos que vão progredir o relacionamento do seu público-alvo para a fidelização com o seu negócio.
O start começa agora!
Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar seus negócios na internet!
Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.