O Instagram lançou recentemente uma nova ferramenta que permite que seus usuários compartilhem links direto para stories, oferecendo uma nova maneira de aumentar a conscientização e o engajamento. A nova opção fornece uma URL individual para um storie publicado no seu próprio perfil ou no de outro usuário, algo até então inexistente.

Esta novidade chega como um grande bônus para as empresas que procuram maximizar investimentos em criação de stories. É interessante lembrar, inclusive, que a ferramenta stories sofreu alguma hesitação por parte das empresas quando foi lançada, já que parecia pouco útil se empenhar na criação de um conteúdo que ficaria disponível por apenas 24 horas. Assim, a nova opção do Instagram parece ser uma boa notícia para estratégias de marketing dentro da rede social.

A implementação dos “Destaques”, no final de 2017, contribuiu também para o engajamento na ferramenta stories por parte das empresas, já que permitia prolongar o tempo de visualização da postagem. A possibilidade de gerar um link para um storie específico, divulgada agora pelo Instagram, já havia sido experimentada pelo Snapchat no final de 2018, ainda que funcionasse apenas para algumas postagens específicas. É intrigante imaginar por que o Instagram levou tanto tempo para incorporar esta novidade; já que as atualizações do Snapchat são geralmente replicadas na rede social com muito mais agilidade.

A “Promote Tool”, disponível no menu “Mais”, na parte inferior direita do seu quadro de stories, permite que os usuários direcionem o tráfego para um site, para o próprio perfil do Instagram, ou que solicitem aos espectadores que enviem uma mensagem na caixa de entrada.

Considerando a ênfase dada pelo Facebook na ferramenta stories nos últimos tempos, faz sentido que o Instagram esteja lançando tais variações. As empresas que desejam se destacar no mercado digital, dentro de qualquer setor, devem estar atentas a estas novas funcionalidades para não ficarem paradas no tempo.

A capacidade de direcionar o tráfego de volta às suas histórias por meio de outras redes sociais – ou até mesmo através de seu site ou boletim informativo por email – poderia ser extremamente benéfica para o uso da marca, enquanto a promoção de stories também poderia fornecer outro meio de aumentar o interesse em seu conteúdo. Inicialmente, alguns usuários podem ficar um pouco surpresos com o conteúdo de stories de perfis que não seguem aparecendo em seus feeds, mas as novas atualizações têm motivos de sobra para ganharem engajamento muito em breve.