Saber como anda o desempenho e estratégias de crescimento dos concorrentes é algo que deve ser feito de tempos em tempos. Isso não significa, entretanto, somente perceber suas ações, mas entender, realmente, de que forma elas estão repercutindo entre os clientes e potenciais clientes. Assim, você pode descobrir novas possibilidades para se antecipar em sua empresa, traçar um bom planejamento e conseguir captar mais clientes através do seu site, blog ou redes sociais. 

Para isso, o monitoramento por meio de ferramentas digitais mostra-se muito eficiente. Veja a seguir algumas plataformas por meio das quais se extrai informações e dados sobre seus concorrentes que vão servir de base para que você tome as decisões corretas sobre como proceder nos próximos passos em seu negócio. 

Open Site Explorer

Por meio dele, você pode ter acesso à construção de links que os concorrentes estão fazendo, como por exemplo, o site que fez um link para o site do seu concorrente e qual foi o conteúdo do trecho utilizado para isso. Além disso, pode-se verificar o quão forte é o domínio (endereço do site) deles. A ferramenta atua como um simulador do Google. 

Google Alerts

Você pode utilizar essa ferramenta de diferentes formas. Uma delas é recebendo no seu e-mail informações sobre as vezes em que seu concorrente foi citado por outros sites, por meio de link ou não. 

Além disso, pode monitorar todas as vezes em que sua empresa é citada. Isso permite que você tenha um panorama geral de como sua empresa é vista e saiba sobre os elogios e críticas com relação aos seus produtos, serviços ou colaboradores. Então, pode-se resolver as questões que necessitam de melhorias. 

Outro monitoramento possível é de palavras-chave sobre sua área de atuação. Assim você fica por dentro de tudo o que está acontecendo e sendo discutido. Isso dá possibilidade de você explorar esses assuntos em suas redes sociais e blog e também manter seus colaboradores informados sobre as novidades para que possam melhor atender os clientes, assim aumentando o poder de persuasão para com eles. 

SemRush

Você quer saber quais são as palavras-chave com que seu concorrente mais tem resultados? Quer saber como ele performa em pesquisas orgânicas, a qualidade do seu tráfego e informações sobre seus anúncios? Por meio do SemRush você está bem atualizado.

Google Keyword Planner

Essa é uma das plataformas mais eficientes. Ela mostra as melhores palavras-chave para incluir em seus conteúdos online e seu nível de concorrência, o que faz você ter melhor noção do quão fácil ou difícil é performar com aquela palavra. Assim, você pode concentrar seus esforços na qualidade delas e não na quantidade.  Por fim, permite fazer pesquisas por localização geográfica.

Gostou das dicas? Então não fique numa bolha! Perceba o que está acontecendo ao seu redor. Aprenda com os acertos e os erros da concorrência para analisar corretamente o que colocar ou não nas suas mídias e como criar estratégias para alavancar seu negócio.