Em um passado não muito distante, ninguém imaginava que poderíamos fazer várias atividades on-line e ter tudo o que gostaríamos bem ao alcance de nossas mãos. Está com fome? Nem precisa se levantar do seu sofá para pedir um lanche. Você está com um boleto vencendo hoje e não tem como ir ao caixa eletrônico? Consegue pagar na hora, pelo celular mesmo.

Diante de tantas facilidades criadas na era da transformação digital, desenvolver aplicativos já não se trata apenas de um diferencial competitivo. Em muitos casos, é uma necessidade de sobrevivência do negócio no mercado.

Neste post, apresentamos a importância disso, explicamos como desenvolver um aplicativo de qualidade para sua empresa e mostramos como a escolha de uma boa agência para isso é essencial. Continue a leitura e confira!

Como o uso de aplicativos tem crescido nos dias atuais?

Com 230 milhões de smartphones ativos no Brasil, os aplicativos estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia — e muitas das nossas necessidades podem ser facilmente resolvidas usando essas ferramentas. Afinal, como dissemos no início, por meio dos apps, conseguimos realizar transações bancárias, encomendar uma refeição, pagar contas, conhecer pessoas diferentes e até mesmo aprender uma nova língua.

Existem vários motivos para uma marca ter o seu próprio aplicativo, e cada negócio tem a sua razão exclusiva. Em grande parte dos casos, a validação da ideia é feita por meio de um sistema web: verifica-se como os usuários e/ou colaboradores estão utilizando e reagindo àquele sistema e, a partir disso, pensa-se em como desenvolver um aplicativo próprio da empresa.

Justamente por todos esses motivos, o desenvolvimento de aplicativos para os mais variados tipos de negócios tem ganhado cada vez mais importância. No entanto, muitos empreendedores ainda se sentem confusos ou têm dúvidas sobre como desenvolver esses apps para os seus negócios.

Como é possível desenvolver um aplicativo?

Mesmo estando muito em alta, é fundamental fazer um bom planejamento para que o seu app seja realmente interessante e útil de acordo com as suas estratégias de negócios, e não apenas mais um “modismo” mal planejado, que somente desperdiçará recursos sem trazer nenhum tipo de retorno.

Considere a demanda

Diante disso, o primeiro ponto a ser analisado é se os seus clientes realmente precisam de um aplicativo e se eles valorizam essa ideia ou se todas as suas demandas já são supridas pelo site da empresa ou por outros meios de comunicação.

Vale destacar que o objetivo principal de um aplicativo deve sempre estar orientado ao atendimento das necessidades e às demandas dos clientes daquele negócio, transformando-se em um facilitador, além de ajudar a envolver ainda mais essas pessoas com a sua marca.

Consequentemente, os aplicativos podem ser usados de diversas maneiras pelas empresas, como para o entretenimento, para tirar dúvidas, para conexão social e, obviamente, para a aquisição de produtos ou serviços.

Analise se o básico já é bem-feito

Além disso, no “DNA” da empresa, é de suma importância que já exista essa preocupação com o digital e com o ambiente on-line. Isso quer dizer que a sua marca já deve deixar a lição de casa muito bem-feita, oferecendo uma experiência intuitiva por meio de um site responsivo e com uma comunicação altamente engajadora, tanto na página da web como nas redes sociais.

Até porque o cliente ou o usuário só se sentirá motivado a baixar o seu aplicativo e a continuar se comunicando com o seu negócio em função dessa qualidade.

Fique de olho na concorrência

Outro aspecto que deve ser bastante analisado e acompanhado de perto é a concorrência. Afinal, caso os seus principais concorrentes já disponibilizem um aplicativo, é crucial e estratégico pensar nessa solução para o seu público também.

No entanto, por exemplo, se alguma outra marca tem um aplicativo, mas quase ninguém faz uso dele, isso pode indicar tanto problemas, como falhas no desenvolvimento da tecnologia, quanto a falta de maturidade do público, que prefere utilizar outras soluções que já fazem parte da sua rotina.

A ideia é tentar direcionar todos os seus esforços a fim de entender qual tipo de experiência você deseja oferecer aos seus consumidores antes de desenvolver um aplicativo próprio.

Como uma boa agência pode ajudar no desenvolvimento de aplicativos?

A verdade é que, dependendo do seu objetivo, criar um aplicativo de qualidade não chega a ser uma tarefa tão complexa quanto parece. No entanto, caso você não tenha formação na área de programação ou não consiga desenvolver as habilidades necessárias para isso, é melhor formar uma parceria e procurar uma boa agência na hora de desenvolver o seu app.

Se você está pensando em investir em um aplicativo para oferecer algum tipo de serviço exclusivo, divulgar conteúdo relevante ou estreitar o relacionamento com o seu cliente, conte com a experiência dos profissionais da Motion Publicidade.

A equipe da Motion é formada por profissionais da área de publicidade, design gráfico, marketing e análise de sistemas, além de contar com redatores altamente qualificados, que realizam os trabalhos focando sempre em um objetivo maior: a satisfação e o resultado da marca, do negócio ou da empresa.

Por fim, destacamos que, caso o seu empreendimento ofereça uma solução diferenciada, ou seja, útil para as pessoas, há ótimas chances de você obter inúmeras vantagens e bons resultados com o desenvolvimento de um app. Contudo, lembre como é importante ter um bom planejamento e analisar detalhadamente as possibilidades relacionadas ao seu mercado antes de passar suas necessidades aos desenvolvedores.

O fato é que a sua empresa deve ter a ideia clara sobre que tipo de problema ela se propõe a resolver para os clientes ou usuários. Feito isso, o trabalho fica nas mãos da Motion Publicidade, que começa a pensar em como desenvolver o seu app, sempre optando pelo melhor caminho, especificamente, para o seu modelo de negócio.

Nós oferecemos uma equipe qualificada, que está sempre em busca de desafios e pronta para desenvolver aplicativos. Caso sua empresa tenha esse projeto, entre em contato conosco agora mesmo, pois estaremos prontos para atendê-lo!