Normalmente, a maioria dos empresários rejeita novas ideias quando, de imediato, não percebem valor de curto prazo para o negócio — o que também se aplica quando falamos de investimento em marketing.

Por isso, os profissionais da área devem utilizar estratégias certeiras para mudar essa percepção e, desse modo, estimular a criatividade e conseguir convencer seus gerentes de que a aposta pode ser realmente vantajosa.

Neste artigo, vamos apresentar as principais dicas e maneiras de convencer o gerente da sua empresa a acreditar que o investimento em marketing promove muitos benefícios ao empreendimento. Confira!

Mostre formas de mensuração

Hoje em dia, avaliar os resultados é algo bastante acessível, visto que há uma grande quantidade de ferramentas, das quais o ROI (Retorno sobre Investimento) faz parte. Por isso, vale insistir na ideia de que o investimento em marketing é uma maneira que os empreendedores têm de obter vantagem competitiva.

Afinal, quando um gerente de marketing se aproveita dos KPIs (Key Performance Indicator, também conhecidos como indicadores de desempenho) mais relevantes para o negócio, a empresa passa a ter vários benefícios em diferentes aspectos, tais como:

  • melhoria da produtividade; 
  • criação de indicadores estratégicos; 
  • otimização de processos;
  • aumento da capacidade de vendas;
  • redução de custos  inclusive com o próprio marketing.

Apresente tendências do mercado

Explique ao seu gerente que o marketing é capaz de facilitar o reconhecimento de possíveis tendências do setor. Isso, por si só, já coloca a empresa à frente de muitos concorrentes.

Um bom exemplo é o ambiente on-line, em que é possível identificar os principais temas a serem abordados e definir quais hashtags utilizar para obter vantagem na hora de estabelecer uma comunicação com o seu público-alvo. Dessa forma, surge a oportunidade de estreitar as relações por meio do marketing de relacionamento.

Revele mudanças no perfil do consumidor

Nas últimas décadas, sobretudo após o advento da internet, o perfil do consumidor passou (e continua passando) por transformações significativas. Hoje, cerca de 75% das pessoas fazem uma pesquisa on-line antes de comprar na loja física. A partir desse dado, podemos concluir que o investimento em marketing digital é fundamental para valorizar a experiência do cliente.

Nesse cenário, a era do consumidor tem trazido inúmeros desafios para as marcas, que precisam saber lidar com as diferentes maneiras de comprar e com os novos comportamentos. Até porque a abordagem persuasiva de vendas já não é mais suficiente para convencer as pessoas. Afinal, nas referências contemporâneas, a comunicação unilateral e invasiva não é vista com bons olhos.

Em outras palavras, a gestão de marketing precisa ser conduzida por novos formatos que acompanhem e atendam às exigências e expectativas das demandas dos dias atuais.

Exiba cases de sucesso

Com o intuito de ajudar a passar confiança e a dar credibilidade na ferramenta que você está apresentando, nada melhor do que exibir um projeto parecido com o seu que trouxe retorno do investimento e que já obteve êxito. Até porque é sempre bom unir a teoria e a prática, não é mesmo?

Para tanto, selecione um case de sucesso de uma empresa do mesmo ramo de atividade que a sua, leve um breve resumo para a apresentação e prepare-se para surpreender seus gestores.

Destaque a possibilidade de aumentar os lucros

Acreditamos que ninguém quer e gosta de perder recursos em ações que não trazem bons resultados, certo? Assim sendo, o cálculo do ROI é imprescindível para ter a chance de melhorar os projetos e otimizar os ganhos.

Isso é relevante porque, caso uma estratégia não produza o efeito desejado, é fundamental alterar alguns elementos com o intuito de não prejudicar o resultado. Por exemplo, se a empresa investe R$ 1.000 e lucra R$ 2.000 com o projeto, isso significa que a ação é positiva. No entanto, se o investimento é de R$ 1.000 e o lucro é de R$ 200, as táticas devem ser repensadas e ajustadas.

Explique como mensurar o ROI

Obviamente, uma das coisas que a diretoria vai querer saber é o tempo estimado para os resultados comecem a aparecer, além de compreender como medir e comprovar o sucesso do projeto. Por isso, faz-se necessário explicar como é feito o cálculo da expectativa do ROI.

Faça um levantamento de todos os valores que devem ser investidos para implementar o projeto de marketing. Depois de fazer isso, crie uma lista enumerando as formas de retorno esperadas para a empresa e os prazos previstos para que os resultados sejam percebidos.

Com todos esses dados em mãos, além de mostrar como é feito o cálculo, você terá argumentos sólidos sobre o ROI e a importância da ferramenta de marketing em questão para o negócio.

Fale sobre o baixo custo de investimento

Quando pensamos a respeito de investimento em marketing, as mídias tradicionais, como TV, jornal impresso e rádio, tendem a ser mais caras. Na grande maioria dos casos, isso não é nem um pouco compatível com orçamentos apertados. Além do mais, é praticamente impossível saber se o público de interesse foi atingido com a campanha veiculada.

Por isso, a mídia programática no marketing digital, além de ser mais em conta, também dá a oportunidade de mensurar e ajustar as atividades implementadas. Isso significa que é possível anunciar por muito menos e, mesmo assim, obter importantes retornos e respostas estratégicas.

Evidencie os pontos positivos de contratar uma agência

Pensar que a empresa não tem as habilidades necessárias para assumir sozinha determinada tarefa não quer dizer que ela não é eficiente. Quem entende do assunto sabe que as novidades surgem a todo instante e nem sempre o gestor tem tempo para ficar por dentro das tendências no mesmo ritmo. Por isso, por que não contar com uma ajuda especializada?

É preciso compreender que uma agência colabora com o empreendedor na construção de métricas e objetivos por meio das campanhas de marketing. Além disso, ela também auxilia o negócio a alcançar seus clientes com mais facilidade, otimizando os resultados no mundo digital.

Deixe claro o que ele pode perder sem uma parceria

Se você já identificou que está mesmo na hora de conversar com seu gerente sobre a necessidade de fazer parceria com uma agência de marketing digital, demonstre claramente o que ele pode perder sem essa estratégia:

  • presença on-line;
  • melhoria na promoção das vendas;
  • engajamento e fidelização dos clientes;
  • mensuração de retorno;
  • vantagem frente à concorrência;
  • adoção da estratégia certa;
  • inteiração sobre as tendências.

Com base na orientação por dados, a inteligência nos negócios tem conquistado cada vez mais espaço no ambiente corporativo. Diante disso, o investimento em marketing de conteúdo também colabora para que a marca conquiste posições de destaque na disputa por vantagem competitiva.

Portanto, o fato é que tanto o marketing on-line quanto o off-line representam um diferencial competitivo nos dias atuais, o que faz com que seja importante saber convencer o alto escalão a fazer investimento nessas estratégias a fim de otimizar os resultados da empresa.

Se você acredita que com essas dicas já tem segurança e embasamento suficiente para convencer seu gerente a apostar algumas fichas do negócio em marketing, entre em contato conosco agora mesmo. Teremos muita satisfação ao ajudar nessa difícil empreitada!