A sociedade está mudando rapidamente e, com ela, o comportamento dos consumidores. Atualmente, é necessário investir em diversas estratégias para chamar a atenção dos seus clientes e, com isso, aumentar as suas vendas.

Dessa maneira, é preciso estar atento às tendências de marketing e utilizar meios online e offline para estreitar o relacionamento da sua loja com os clientes. Confira este artigo e veja algumas dicas de como atrair mais clientes no varejo para potencializar os resultados do seu negócio!

Boa leitura!

Entenda quem é o seu cliente

O primeiro passo para atrair mais clientes para a sua loja é entender com profundidade quem são os seus atuais clientes. Para isso, tente reunir o máximo de características possível sobre esses consumidores  como faixa etária, profissão, classe social, renda média e até mesmo o que eles gostam de fazer no dia a dia.

Você pode investir em pesquisas de satisfação (como o NPS, por exemplo), caixa de sugestões, entrevistas diretas com os clientes, questionários online e outras estratégias. É possível, inclusive, deixar um tablet rodando na sua loja para que os consumidores deem feedback ou respondam perguntas relevantes para o seu negócio.

Com isso você será capaz de direcionar as suas estratégias de marketing para um público muito bem delimitado, falando diretamente com aquelas pessoas que realmente têm interesse em consumir os seus produtos.

Quando mais focadas nas necessidades específicas dessas pessoas forem as suas estratégias, mais resultado na atração de clientes elas terão.

Mantenha um relacionamento a longo prazo

O relacionamento com o cliente não está limitado ao tempo que ele passa na loja. Essa interação deve ir muito além disso! Portanto, é necessário que você invista em um relacionamento a longo prazo com a sua audiência.

Dessa forma, você deve começar uma aproximação antes mesmo que os clientes cheguem até você. As redes sociais, o marketing de conteúdo e até a fachada da sua loja podem ajudar nesse aspecto. Após a compra, também é importante continuar nutrindo a relação com essas pessoas.

Faça pesquisas de pós-vendas e ofereça promoções ou novos produtos para os clientes. Dessa forma, além de aumentar as chances de fidelização, você será capaz de melhorar aspectos da experiência do cliente que prejudicam os seus resultados e atrair novos consumidores por meio do contato direto da sua loja ou pelo marketing de indicação.

Fortaleça a sua marca

A sua marca é a identidade do seu negócio. Dessa forma, investir em uma marca forte e com uma boa reputação no mercado é essencial para que você atraia mais clientes para a sua loja. Comece entendendo muito bem o seu negócio.

Questione-se sobre os seus valores, os principais produtos oferecidos e a experiência que gostaria de proporcionar aos seus clientes. Também descubra quais são os seus principais pontos fortes, suas dificuldades e o diferencial da sua empresa.

Com essas informações em mãos, é hora de fortalecer a imagem que você gostaria de passar para os seus consumidores. Crie uma identidade visual própria, que reflita a essência do seu negócio. Divulgue esse logo nas redes sociais, nas sacolas de compras, e no uniforme dos colaboradores, por exemplo.

Além disso, vincule a sua marca a parceiros, conteúdos e eventos que refletem os seus valores e princípios. Você pode divulgar textos ou outros conteúdos que demonstrem a sua autoridade sobre o nicho em que você está inserido  ou seja, mostre que você é especialista no que produz e vende. 

Esteja presente nas redes sociais

No mundo digital no qual vivemos, dificilmente você encontrará uma pessoa que não esteja presente em nenhuma rede social. Assim, esse canal de comunicação se torna um grande aliado na divulgação dos seus produtos e da sua marca  e, consequentemente, ajuda bastante a atrair novos clientes.

Portanto, investigue quais são as redes sociais mais utilizadas pelos seus clientes e quais são as técnicas de vendas mais efetivas para cada uma delas. Você pode criar páginas no Facebook, no YouTube, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram, por exemplo — veja quais delas fazem mais sentido para o seu público e invista nestas.

Porém, não foque apenas na divulgação direta dos seus produtos nessas páginas. Aposte em conteúdos interessantes e que chamem a atenção do público para a sua loja.

Entenda o que é marketing de conteúdo

Por falar em conteúdos interessantes, você já ouviu falar em marketing de conteúdo? Ele é uma forma de engajar os seus clientes e desenvolver um relacionamento com o público da sua empresa por meio da disponibilização de conteúdo valioso e relevante.

Para que você entenda melhor, imagine que você acabou de conhecer uma pessoa. Mesmo que vocês tenham vivenciado um momento de conexão intensa, dificilmente você pedirá para que ela se case com você logo de cara, não é mesmo? 

Acontece algo similar com os seus clientes. Antes mesmo de oferecer os seus produtos, é necessário que você crie uma relação de confiança com o seu público, demonstrando que você é referência na sua área de atuação e sabe do que está falando. É exatamente o que o marketing de conteúdo propõe. 

Quando você oferece conteúdos relevantes e que fazem sentido para os seus potenciais clientes, você cria uma visão positiva do negócio. Dessa forma, quando ele for tomar a decisão de compra, é mais provável que ele escolha a sua empresa em vez da concorrente.

Capacite os seus vendedores

Você provavelmente já ouviu relatos de pessoas que foram mal atendidas em determinada loja e nunca mais voltaram ao local. Não é raro que essas pessoas também contem essa situação para diversas pessoas próximas, como familiares e amigos  que também perdem o interesse em frequentar esse estabelecimento.

Essa situação já deixa claro o quanto um time de vendas capacitado e bem preparado pode fazer diferença para a sua loja, certo? Portanto, invista em treinamentos e no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais entre os seus vendedores.

Eles são o contato direto do seu negócio com o cliente e isso faz com que seja essencial que eles consigam proporcionar a melhor experiência possível para os consumidores.  Você pode investir no ensino de técnicas de rapport, negociação, comunicação assertiva, empatia e outras competências.

Dessa forma, sua equipe será capaz de proporcionar uma vivência positiva dos seus atuais clientes e, com isso, atrair novos consumidores para o seu varejo.

Invista no ambiente da loja

Um ambiente agradável e harmônico é essencial para atrair mais cliente no varejo. É importante que o consumidor se sinta confortável na sua loja e, com isso, tenha interesse em passar mais tempo no local. Além disso, esse elemento tem influência direta na experiência de compra do cliente.

Portanto, invista no ambiente do seu negócio. Cuide da combinação de cores, da distribuição dos produtos, da organização da loja e até dos aromas do local. Não se esqueça de fornecer alguns confortos como, por exemplo, Wi-Fi grátis para os clientes.

Buscar novas estratégias para atrair mais clientes é essencial para o sucesso e crescimento do seu negócio. Portanto, invista em ações offline e online para fidelizar o seu consumidor, potencializar os seus resultados e aumentar a sua lucratividade.

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