Funil de Marketing B2B: Saiba como estruturar

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21 / 03 / 2022 | Marketing, Negócios

Você deve saber que o consumidor de uma indústria possui um perfil diferente do consumidor B2C (Business-to-consumer), ou consumidor final. Isso porque as vendas B2B têm um processo de compra menos emocional e mais racional, já que as empresas buscam resolver um problema ou uma necessidade.

São o perfil de clientes analíticos,  racionais e que costumam percorrer um longo caminho antes de fechar uma compra. Por isso, o funil de vendas é um instrumento essencial para o direcionamento das ações estratégicas.

Para saber como o cliente se comporta a cada etapa do ciclo de vendas, é preciso ter um bom desenho do funil de vendas da sua indústria. Desse modo, é possível obter números e taxas de conversão e manter um controle de dados, de modo a tornar os processos mais ágeis, assertivos e econômicos.

Confira os 3 passos para colocar o funil de vendas em prática na sua empresa:

Topo do funil

O topo do funil é caracterizado pela etapa de descoberta e educação do cliente com sua empresa. Esse é o momento ideal para você deve entregar conteúdos que chamem a atenção e demonstre o seu conhecimento, como é o caso das postagens nas redes sociais.

Essa fase também é conhecida pela fase do visitante, uma vez que o possível cliente está conhecendo a sua marca e os seus serviços, por isso é preciso chamar a atenção dessa pessoa. Depois, ele passa a virar um lead após converter em um dos seus conteúdos, quando sabe que tem uma necessidade e percebe que você poderá ajudar.

Um formulário de cadastro para baixar um de seus conteúdos, por exemplo, é uma forma de captação de lead.

Nesse momento, se inicia o processo de nutrição do lead, para ser, aos poucos, encaminhado para dar sequência às vendas.

Lembre-se! É necessário desenvolver estratégias usando da relevância e autoridade para atraí-lo, pois os leads não chegam por coincidência, já que estamos falando de uma empresa que compra de outra empresa.

Meio do funil

Essa é a parte da solução. Os leads que chegaram até aqui querem resolver um problema e estão com muitas dúvidas sobre a solução. Dessa forma, é preciso construir conteúdos que aprofundem mais, para assim nutrir o seu lead e não perdê-lo para a concorrência. 

Seu cliente é outra empresa, então suas estratégias devem ser consistentes e com argumentos válidos, a partir da interação do seu lead com os conteúdos lançados você vai ver como está a qualificação e assim determinará se vale a pena entrar em contato para fazer a venda.

Fim do funil

Neste estágio é quando o lead se torna oportunidade, ele está no caminho para a compra do seu produto/serviço. Essa fase do funil é a representação de que todas as estratégias que foram adotadas a partir dos conteúdos oferecidos trouxeram credibilidade e confiança

Vale ressaltar, que o bom relacionamento construído ao longo do funil deve permanecer no pós-venda. Portanto, negocie com habilidade, é importante passar transparência e empatia ao longo da negociação, afinal, ninguém compra aquilo que não acredita ser bom e efetivo.

Agora, não se esqueça de fidelizar o seu cliente!

O pós-venda não pode ser deixado de lado, manter um cliente é sinônimo de indicação e revendas ainda mais assertivas. Sem as etapas do funil no marketing b2b é quase impossível conseguir criar conteúdos que sejam realmente relevantes para o seu público, de acordo com a jornada de compras dele.

Se você busca gerar cada vez mais leads e torná-los clientes você precisa de estratégias relevantes para sua indústria, por isso conte com a Motion Publicidade para os melhores resultados!

Nós podemos ajudar sua empresa a construir um funil de vendas planejado para a necessidade do seu cliente, a partir de uma nova visão de quem é especialista em Marketing Industrial!

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