fbpx

Inteligência Artificial no Marketing: o que é e quais são seus impactos

Início » Inteligência Artificial no Marketing: o que é e quais são seus impactos

27 / 06 / 2023 | Blog

Quando falamos na famigerada Inteligência Artificial (IA), o que vem à sua cabeça são máquinas poderosíssimas e eficientes que têm como objetivo a extinção da nossa espécie humana?! Se sim, pode deixar essa ideia totalmente no mundo da imaginação, pois ao menos por enquanto, a IA é muito nossa amiga e está do nosso lado!  

Nos últimos anos, este é um assunto que tem ganhado destaque em diversas áreas, e o marketing não é uma exceção. Os avanços tecnológicos existem e estão cada vez mais implementados e adaptados para a nossa realidade. Por isso, o conteúdo a seguir é apenas para falarmos sobre como a Inteligência Artificial pode atuar no Marketing e como ela impacta nessa área tão importante para qualquer negócio. Boa leitura!

Engajamento

Ter um engajamento bom com o cliente é imprescindível para que ele se sinta acolhido e fidelizado. Para isso, chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA são ótimas opções para as marcas que querem fornecer um atendimento ao cliente rápido, eficiente, ágil e personalizado. Soluções automatizadas podem ser programadas para responder perguntas mais comuns e pertinentes, além de resolver problemas básicos, tudo isso simulando uma conversa humana, criando experiências mais agradáveis aos clientes. 

Personalização

Como já falado no tópico acima, a personalização é essencial não apenas para conquistar um novo cliente como também para reter aqueles que já consomem do seu produto/serviço. A Inteligência Artificial tem a capacidade incrível de processar quantidades grandes de dados de maneira muito rápida, podendo analisar comportamentos, preferências e histórico de compra de cada cliente, individualmente. Ou seja, com base em tais informações, as marcas podem recomendar produtos altamente relevantes, enviar mensagens personalizadas e adaptar a experiência do cliente, tudo em tempo real. 

Análise de dados

Tão básico, porém tão crucial. A análise de dados é fundamental para qualquer estratégia de marketing ser bem sucedida. Porém, cada vez mais as equipes de marketing encaram como desafiadora essa missão, visto que a quantidade de dados e informações relevantes estão aumentando e ficando mais detalhadas. Por sorte, é aí que entra a nossa amiga IA. Com todo seu aprendizado em algoritmos, respostas, comportamentos e etc, a máquina consegue identificar padrões, tendências, insights, segmentação de público-alvo e até mesmo analisar a concorrência. Não significa que a equipe de marketing não terá mais trabalho e sim, economizarão tempo tomando decisões cada vez mais embasadas e assertivas.  

Conclusão

A inteligência artificial está se tornando uma ferramenta essencial e muito valiosa quando se trata de marketing. Ela oferece possibilidades incríveis para que a sua empresa esteja sempre em movimento progressivo. 

É importante destacar que, apesar de ser extremamente útil, a inteligência artificial não substitui completamente nós, seres humanos. Portanto, fique tranquilo, pois a sua profissão não tem perigo de acabar, muito pelo contrário, apenas evoluir! 

Lembrando que a inteligência artificial funciona muito melhor quando caminha lado a lado com a criatividade, a intuição e o conhecimento que apenas nós, humanos, somos capazes de ter!  

Gostou do conteúdo? Que tal continuar navegando pelo nosso site para ler mais assuntos como esse?! A Motion Publicidade está há mais de 09 anos atuando como especialista no que diz respeito ao Marketing, sempre trabalhando com a satisfação e resultado do cliente. 

Clique aqui e entre em contato com a gente

Em todo o nosso blog você encontra uma variedade de conteúdos que irão ajudar a entender a alavancar seus negócios na internet! 
Não deixe de acompanhar também nossas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.