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Como usar links patrocinados vai ajudar o sucesso da sua empresa?

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15 / 08 / 2018 | Blog, Dicas, Marketing

O marketing digital é um importante aliado para as empresas ganharem mercado e se desenvolverem. O ambiente online oferece possibilidades para atrair visitantes para o seu site ou para o seu blog, assim como aumentar as chances de conversões. O Search Engine Optimization (SEO) e os links patrocinados são exemplos disso. Mas por que fazer links patrocinados e investir em SEO?

O SEO é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar sites e blogs para motores de busca da internet, como o Google, Yahoo! e Bing. Para isso, utiliza estratégias com palavras-chave, link building, produção de conteúdo e outros elementos que permitem ao seu endereço eletrônico figurar nas primeiras posições das pesquisas online.

Porém, não basta saber o que é SEO e conhecer suas principais técnicas para obter sucesso. Os bons resultados só são alcançados com um planejamento abrangente, eficiente e que leve em consideração os objetivos do negócio. Afinal, é por meio dessa visão que conseguirá orientar o seu trabalho e conquistar as suas metas.

Mas você sabe do que se tratam os links patrocinados? Explicamos tudo nos próximos parágrafos. Não perca a leitura!

O que são links patrocinados?

De uma maneira geral, os links patrocinados podem ser considerados como anúncios que aparecem em forma de textos simples. Com certeza, você já se deparou com alguns deles ao navegar pelas páginas da internet. Afinal, eles são bastante comuns nos mecanismos de buscas online.

Quando você acessa o Google, por exemplo, verá que no topo dos resultados da pesquisa aparecem alguns sites em destaque e que sempre são identificados como anúncios. Lembrou? Esses são os chamados links patrocinados. Mas eles podem ser encontrados de outras maneiras, como na lateral de sites e de blogs ou nas redes sociais.

Esses diferentes modelos de links patrocinados podem ser separados da seguinte maneira:

  • Custo por Clique (CPC): a cada clique que o link receber, o anunciante paga um determinado valor;
  • Custo por Mil Impressões (COM): toda vez que a propaganda atingir mil visualizações (ou impressões, se preferir), o anunciante paga um determinado valor;
  • Custo por Ação (CPA): o anunciante só paga quando o usuário realiza alguma ação em seu site ou blog;
  • Custo por Visualização (CPV): é pago um determinado valor toda vez que uma pessoa vir o anúncio.

Por um lado, os links patrocinados geram uma resposta rápida para as empresas, mas podem sair caro para quem resolve adotar essa estratégia. Por outro, o SEO pode ser usado gratuitamente, porém, exige bastante tempo e dedicação de quem explora as suas diferentes técnicas.

Apesar de poderem ser usados separadamente, o SEO e os links patrocinados, quando combinados, podem trazer resultados ainda melhores, assim como atrair mais visitantes para o seu site ou para o seu blog. Quer aprender como usar os dois juntos? Explicamos mais nos próximos tópicos!

SEO e links patrocinados trabalham juntos?

Tanto o SEO quanto os links patrocinados fazem uso das palavras-chave para alcançar os melhores resultados. Por isso, é possível integrar as duas técnicas de maneira eficiente. Para isso, vamos apresentar algumas dicas. Confira!

Palavras-chave relevantes

Na hora de traçar a sua estratégia de marketing digital, pesquise as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio. O Google Analytics e o Google Webmaster Tools são duas ferramentas gratuitas e que podem ajudar nesse processo. Escolha os melhores resultados e use na sua estratégia de links patrocinados.

Em seguida, recorra ao Google Adwords para conferir se o tráfego gerado por aquela palavra-chave vale o seu investimento. Com essas informações, aplique as palavras-chave que tenham maiores chances de conversão em sua estratégia de SEO, o que melhorará o ranqueamento nos motores de busca.

Posicionamento nos motores de busca

Você não conseguirá cliques se não aparecer nas primeiras páginas dos buscadores da internet. O ideal é aparecer logo na primeira lista de resultados — e, se possível, nas primeiras posições — para que possa atrair um volume maior de audiência.

Por si só, os links patrocinados conseguem resolver essa situação, já que eles aparecerão logo no topo de qualquer pesquisa relacionada à palavra-chave selecionada. Porém, quando se aplica corretamente o SEO e consegue ocupar os melhores resultados da pesquisa orgânica, você aumenta muito as chances de receber cliques.

Trabalhe o seu conteúdo

Conteúdos originais e de qualidade são critérios de classificação nos motores de busca. Por isso, é bastante importante dedicar esforços na produção de materiais atrativos. Utilize os links patrocinados para trabalhar esse seu conteúdo e identificar aquilo que funciona ou não em seus textos.

Essa é uma estratégia interessante porque as mídias pagas oferecem resultados com mais agilidade do que os meios orgânicos. Assim, descobrirá logo o que pode ou não usar. Depois, basta aplicar as palavras-chave mais relevantes em seus trabalhos de SEO.

Por que usar links patrocinados no marketing digital?

Criado pelo Google, o Adwords é uma plataforma de publicidade online em que é possível criar campanhas que serão exibidas como anúncios de texto nos motores de busca. Além disso, empresários, gestores e profissionais de comunicação podem pesquisar as palavras-chave que melhor geram resultados para o negócio.

Dessa forma, consegue um alto poder de segmentação para os seus anúncios, direcionando o seu site ou blog para o público-alvo que pretende atingir. Para isso, os seus links patrocinados serão associados aos resultados baseados nas palavras-chave que você definiu previamente.

Porém, o Google Adwords também conta com outros modelos de anúncios que podem ser explorados pela sua empresa. A rede de display permite usar formatos como banners, vídeos e animações para promover o seu site, blog, marca e empresa. Ou seja, a plataforma oferece diversos recursos para dar sustentação às suas estratégias de marketing.

Desenvolver uma empresa não é uma tarefa simples e exige muita dedicação de empresários e gestores. Dentre os pontos que precisam ser trabalhados nesse processo, o marketing é um item essencial para que as pessoas possam conhecer seus produtos ou serviços e, assim, consumir com você.

Dessa forma, os links patrocinados podem ser uma excelente alternativa para quem busca maior exposição de marca. Ainda mais quando essa estratégia é associada a outras técnicas, como no caso do SEO, explicado neste artigo.

Gostou de saber como os links patrocinados ajudam no sucesso da empresa? Então, compartilhe este conteúdo com os seus contatos nas redes sociais!