Atualmente, estamos vivendo a era da internet e as pessoas não conseguem se imaginar passando um dia desconectadas. Diante disso, as empresas também precisam evoluir, e uma das adaptações mais visíveis é a realização do marketing online e offline.

Se pensarmos bem, já não existem tantas barreiras entre o virtual e físico, mas sim uma única experiência. Portanto, é imprescindível que as empresas integrem o atendimento ao consumidor em todos os canais.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre como dois métodos que, integrados, compõem uma estratégia única e completa para uma empresa. Ficou interessado?  Continue a leitura!

A combinação marketing online e offline

Hoje em dia, o mercado é muito diversificado. Assim, não há como afirmar que um tipo de marketing — virtual ou físico — é melhor do que o outro. De fato, quanto mais integrados eles forem, melhor e mais abrangente serão suas campanhas.

Um exemplo de integração bem-sucedida e em constante ascensão: os canais de televisão (mídia offline), que estão se tornando cada vez mais interativos com sites, redes sociais, aplicativos etc. Perceba que as pessoas não optam por um ou outro serviço. Normalmente, elas usam todos os canais.

Entretanto, se mesmo diante desses fatos, você ainda olha para essa combinação com desconfiança, saiba que existem pesquisas que comprovam nossas afirmações. Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil):

  • mais de 90% das pessoas com acesso à internet preferem fazer pesquisas online antes de fazer compras em uma loja física;
  • cerca de 63% dos entrevistados afirmaram que têm o hábito de visitar uma loja física antes de fazerem compras online.

Perceba como os clientes interagem com esses dois mundos sem problema algum e ao mesmo tempo. Assim, um bom gestor pode e deve aproveitar essas oportunidades traçando uma estratégia para alcançar os clientes online e offline.

A composição das ações virtuais e físicas de marketing

Diante desse novo contexto, uma dúvida frequente é sobre a utilização dos dois tipos de marketing e se há necessidade de fazer campanhas separadas. A resposta é não!

Na realidade, o que deve ser feito é um mix entre ambos, ou seja, seu marketing online pode ser o suporte do offline e vice-versa — as estratégias de uma campanha devem complementar a de outra.

Para tanto, basta pensar, cuidadosamente, em como usar os canais de forma consistente. Tenha em mente que:

  • as campanhas online e offline precisam passar a mesma mensagem;
  • a landing page precisa ser especificamente otimizada para receber os clientes que são convertidos via offline;
  • as duas campanhas precisam apresentar o endereço do seu site ou QR Codes;
  • as campanhas de marketing virtuais e físicas devem ser coerentes com o público-alvo da empresa.

Na dúvida, é preciso ter sempre em mente que a empresa está trabalhando com as duas estratégias de marketing para dar mais confiança, conforto e opções para os seus clientes. Essa é a fórmula para gerar mais conversão e aumentar as vendas.

As melhores dicas para realizar a integração na empresa

O desempenho e o sucesso de qualquer empresa dependerão da sua capacidade de escolher as estratégias certas e como realizá-las. Por isso, separamos algumas formas de colocar essa integração em prática. Confira!

Investir em omnichannel

A estratégia omnichannel consiste em ter vários canais e integrá-los para fornecer ao cliente uma experiência perfeita. Na prática, isso envolve a integração entre as lojas físicas, as lojas virtuais e os clientes, ampliando as possibilidades de interação, eliminando qualquer barreira entre o mundo online e o offline.

Alguns exemplos de serviços disponibilizados são:

  • lojas virtuais e físicas apresentam os mesmos produtos e ofertas;
  • espaços virtuais especializados nos produtos para dar dicas ou tirar dúvidas dos clientes;
  • entrega do produto comprado nas lojas virtuais em lojas físicas;
  • possibilidade do cliente resolver questões relacionadas ao pós-venda em qualquer um dos canais e lojas.

Transitar entre os universos online e offline

Essa dica consiste em estreitar o relacionamento do cliente que está na loja levando-o para o virtual, e também gerando leads no virtual e trazendo-o para o físico. Assim, é preciso monitorar e entender o comportamento do cliente nesses dois ambientes.

Quanto mais conhecermos, mais conseguiremos atuar proativamente em cima de sua jornada. Alguns benefícios possíveis graças a esse trânsito entre o online e o offline são:

  • entender as pesquisas online para disponibilizar os produtos mais procurados nas lojas físicas ou vice-versa;
  • conhecer a jornada de compra do público-alvo;
  • ter ciência do tempo médio que os clientes levam para fazer compras;
  • entender qual é o ticket médio — valor médio gasto por cliente — em cada ambiente;
  • saber quais produtos os consumidores preferem comprar online e quais preferem comprar offline.

Integrar ações de inbound e outbound marketing

Inbound é um tipo de marketing de atração. Assim, todas as suas ações são destinadas a atrair e conquistar a atenção dos consumidores, por meio de um conteúdo que a empresa produziu, até que ele feche negócio. Algumas de suas ações envolvem blogs, mídias sociais e SEO.

Já outbound tem como objetivo realizar um contato direto com potenciais clientes por meio de anúncios de rádio, eventos, e-mail marketing e TV. Nessa estratégia, é a corporação que estabelece o primeiro contato entre empresa e consumidor.

A integração dessas duas estratégias supre qualquer necessidade que aparece quando apenas uma é implantada, o que resulta em:

  • consistência nas mensagens;
  • unidade dos discursos;
  • promoção dos mesmos valores.

O Outbound consegue otimizar os leads gerados a partir de ações de Inbound, atingindo possíveis consumidores que ainda não buscaram por determinado serviço ou produto.

Incluir CTA’s para conversão online em mídias offline

O CTA, abreviação de call to action, é uma estratégia do marketing online para fazer com que os clientes interajam com as campanhas. Essa interação pode ser:

  • deixar um comentário no post;
  • compartilhar o conteúdo nas redes sociais;
  • fazer o download de um livro ou de outro conteúdo interessante, entre outros.

Para integrar as ações, entretanto, é possível ir além e oferecer, por exemplo, cupons que podem ser impressos no site, mas que o brinde pode ser retirado na loja, ou ainda assinar newsletter para ganhar descontos nas lojas físicas etc.

Percebeu como não é tão difícil, mas é importante, unificar as ações da sua empresa? Esperamos que esse material tenha sido útil para ajudar você a gerir o seu negócio e mostrar isso para seu potencial cliente.

O que você achou dessas dicas para integração do marketing online e offline? Interessantes? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros gestores a alinharem suas estratégias de marketing!