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Por que a gestão de redes sociais não se resume só a criar perfis?

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26 / 04 / 2018 | Blog, Dicas, Social Media

Se você criou um perfil para a sua empresa em cada rede social disponível atualmente e acha que isso vai aumentar os seus negócios, nós precisamos ter uma conversa séria. Uma correta gestão de redes sociais deve ser pensada estrategicamente para aumentar a visibilidade online da sua empresa e garantir uma melhor presença digital e não criar perfis a torto e a direito por aí.

Só estar presente nas redes sociais, hoje em dia, já não é mais suficiente para efetuar novas vendas. Você precisa estar na plataforma certa, com o melhor conteúdo e com uma excelente postura. É isso que vai chamar a atenção do seu consumidor.

Neste post você vai entender o que é necessário para realizar uma correta gestão online e conquistar o seu público-alvo. Listamos abaixo algumas dicas importantes para você aplicar na estratégia da sua empresa.

Identificar as redes sociais corretas para a sua estratégia

Se você tiver um perfil em cada rede social, não terá a possibilidade de alimentá-la da melhor forma possível, a não ser que você conte com uma grande equipe de marketing. Portanto, para realizar um trabalho de qualidade, identifique quais redes sociais os seus clientes utilizam com maior frequência. Aproveite as oportunidades, porque em média o brasileiro passa diariamente 4 horas conectado nas redes sociais. As mais populares no momento são:

Facebook

Essa é a plataforma que, atualmente, tem o maior número de usuários do mundo e por isso é tão utilizada nas estratégias de marketing digital. Mensalmente, no mundo todo, 239 milhões de pessoas fazem login. A rede do Mark Zuckerberg permite muita interação entre pessoas e vai possibilitar que a sua empresa tenha um contato mais próximo com o cliente. Uma boa prática é abordar assuntos que são mais relevantes e com maior potencial de gerar engajamento com o seu público. Em pesquisas recentes, ficaram comprovadas as teses que as publicações com vídeos são as que mais geram esse engajamento.

Se o seu consumidor tem uma linguagem mais informal, adora um emoji, utiliza a internet para se divertir, para se manter informado, e até para passar o tempo, provavelmente ele vai ter um perfil nessa rede social e a sua empresa também vai, não é mesmo?

Instagram

O Insta é mais utilizado por pessoas que exploram bastante as imagens e a estética das fotografias. Oferece maior destaque à publicação de imagens e pequenos vídeos, tendo o texto pouca visibilidade no feed do usuário. Para aumentar ainda mais o entretenimento e o engajamento dos usuários, há pouco tempo o Instagram disponibilizou o Stories, uma funcionalidade onde as pessoas podem publicar imagens e vídeos momentâneos, que ficam disponíveis por apenas 24 horas e depois desaparecem.

A plataforma vem sendo cada vez mais utilizada pelas pessoas e teve um aumento considerável nos últimos tempos, alcançando 173 milhões de usuários ativos diariamente no mundo todo. Provavelmente pelo alto índice de engajamento que ela proporciona para os perfis com a utilização das hashtags, que agrupam as publicações por palavras semelhantes, o que torna mais fácil a localização de temas que interessem o usuário, assim como a criação de oportunidades de negócio para a sua empresa.

Linkedin

Com 29 milhões de usuários no Brasil e 500 milhões no mundo todo, se o seu público-alvo é mais envolvido com assuntos profissionais, temas ligados à inovação, tecnologia, comunicação corporativa e até networking, o Linkedin é uma ótima plataforma para sua empresa utilizar.

Uma boa prática nesta rede social é o posicionamento mais formal, com assuntos voltados ao seu ramo de atuação e até a divulgação dos seus produtos e serviços. Por lá, os temas mais pessoais e as publicações mais informais não são vistos com bons olhos, então se atente para uma boa interação. Muitas empresas também aproveitam o Linkedin para selecionar novos funcionários e até prospectar novos clientes, talvez ela também seja útil nesse quesito para o seu negócio.

Twitter

No Twitter costuma estar o público que realiza postagens rápidas, discutem os assuntos do momento e que dão, com maior intensidade, opiniões sobre temas, produtos e até empresas. A plataforma permite um diálogo mais direto com as pessoas e exige uma atualização constante de informações, por ser considerado um microblog muito ágil.

Se o seu cliente é antenado, exigente, opinativo e crítico, muito provavelmente ele tem uma conta no Twitter e você também deve considerar essa plataforma na sua estratégia digital, já que aproximadamente 330 milhões de pessoas no mundo possuem uma conta na rede. Se você está se perguntando se no Twitter o conteúdo fica muito raso pela limitação de caracteres, uma boa prática é redirecionar com a utilização de hiperlinks o seu cliente para uma página que ele possa ter acesso a informação completa. Você guia o usuário da rede com o seu tuíte até o local que você desejar.

Fonte: Visualhunt.com

Como realizar uma adequada gestão de redes sociais?

Após escolher corretamente as redes sociais que a sua empresa vai ter uma presença efetiva e vai alcançar corretamente os clientes, é preciso desenvolver uma série de ações para que a execução seja feita corretamente, entre elas, podemos citar:

Planejamento estratégico

Você deve organizar com antecedência todos os movimentos que a sua empresa vai realizar dentro dos perfis das redes sociais. Para isso, adote um calendário de publicações com todas as plataformas, datas, horários e temáticas das suas postagens. Assim fica mais fácil se organizar para ter frequência na internet e diversificação de assuntos.

Produção de conteúdo

As suas redes sociais precisam oferecer algo de valor para o seu cliente. O conteúdo rico é a melhor forma de fornecer informação para atrair as pessoas. Produza conteúdos relevantes para o seu público-alvo, algo que seja de fácil compartilhamento nas redes sociais e que gere valor e autoridade para a sua empresa.

Interação com o público

Também é de grande importância que o conteúdo produzido por você gere engajamento com os seus clientes para que você consiga interagir mais facilmente. Quando você se comunica e conversa de verdade com as pessoas, é possível criar um vínculo mais próximo e estimular mais facilmente a prospecção de novos consumidores.

Análise dos resultados

A análise de resultados das redes sociais é uma etapa que muitos empresários pulam na gestão do marketing digital. Porém ela é de grande importância para a sua estratégia. É por meio da análise das métricas que você vai saber como está indo toda a sua ação online. De tempos em tempos, dê uma olhada nesses relatórios que as mídias sociais oferecem com informações sobre alcance, engajamento, novas curtidas, cliques em links, perfil do seu seguidor, entre outros. Esses dados serão fundamentais para as próximas ações que você vai tomar na estratégia, inclusive a produção de conteúdo para cada plataforma.

Agência especializada em marketing

Se você quer implementar uma boa estratégia de marketing digital na sua empresa, para ter uma ótima presença digital e aumentar o número das suas vendas, mas não tem tempo o suficiente para dedicar a essa função, considere contratar uma agência especializada em marketing. Assim, você não vai ter que se preocupar com o planejamento, produção e execução que suas redes sociais necessitam e ainda vai realizar um trabalho online com especialistas no assunto.

Agora que você já sabe como realizar uma correta gestão de redes sociais, vai ser muito mais fácil melhorar os resultados da sua empresa empregando todas essas dicas. Se quiser saber mais sobre estratégias online, quiser ainda mais dicas de como desenvolver esse trabalho ou só bater um papo construtivo, entre em contato com a gente.