Soluções que vão te ajudar a “desbloquear” sua criatividade! 😉

Início » Soluções que vão te ajudar a “desbloquear” sua criatividade! 😉

6 / 07 / 2022 | Criatividade

O termo writer’s block foi criado, em 1947, pelo psiquiatra austríaco Edmund Bergler que estudava por que alguns escritores tinham dificuldade em continuar produzindo. Atualmente, o que é chamado de bloqueio criativo não está limitado apenas à produção escrita, mas, sim, um obstáculo à criação de algo novo, seja uma arte gráfica, pintura, música ou um texto. 

Você já se deparou com uma tarefa importante bem na sua frente, mas não tem nenhuma ideia por onde começar? Se você ainda não sofreu com um bloqueio criativo, provavelmente, em algum momento da vida vai passar por isso. E apesar de ser algo comum, as causas variam de pessoa para pessoa, o que significa que nem sempre a mesma técnica que uma pessoa usou para retomar a inspiração, vai funcionar para a outra.

O que pode causar bloqueio criativo? 

Essa experiência ocorre por razões psicológicas ou fisiológicas. Ou seja, pode ser que algo não esteja indo tão bem com o seu corpo ou sua mente. Se no momento, você está passando por um bloqueio criativo, pode ser por um desses motivos:

  • Procrastinação;
  • Perfeccionismo;
  • Medo se não superar expectativas;
  • Excesso de informações;
  • Estresse;
  • Falta de planejamento;
  • Falta de domínio do tema.

Mas então, como estimular essa criatividade? 

Remova todas as distrações

Quando você tem um bloqueio criativo causado por procrastinação, o seu cérebro vai ficar procurando por coisas mais prazerosas para fazer.

Isso significa que você provavelmente vai conferir suas mensagens, olhar o e-mail, dar uma navegada pelas redes sociais, tudo para evitar ter que lidar com a demanda que você tem.

Para aumentar o seu foco e, assim, trabalhar a sua criatividade, retire da sua mesa ou do seu campo de visão objetos (como seu celular) que podem te distrair.

Não tente ser multitarefa

Hoje em dia, é muito comum tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Só que esse tipo de comportamento pode estar prejudicando a sua produtividade e criatividade. O que acontece é que o nosso cérebro na verdade não é multitarefa, ele fica trocando rapidamente entre uma atividade e outra.

Isso torna as pessoas mais lentas para finalizar demandas e aumenta o nível de estresse, que é um dos motivos pelo qual você pode ter bloqueio criativo.

Encontre seu horário de ouro

Tem gente que funciona melhor pela manhã, há outros que preferem trabalhar à noite e dormir até mais tarde.

Encontre o momento do seu dia que você tem mais facilidade para se concentrar e aproveite para se dedicar às atividades que exigem mais de você criativamente.

Deixe as demandas mais simples, repetitivas e burocráticas para fazer nos momentos em que você não se sente tão inspirado.

Não gaste sua energia antes de começar

Se você precisa criar um texto, um vídeo, uma imagem, priorize isso. Mesmo que você não esteja se sentindo 100% inspirado no momento.

Porque se você investir a sua energia em outras atividades, depois possivelmente você está se sentindo mais cansado mentalmente e terá mais dificuldade de produzir.

Evite principalmente lidar com demandas que são emocionalmente desgastantes e estressantes antes de começar a criar.  

Escreva livremente, sem editar

Se você fica editando, ou seja, corrigindo e ajustando as frases enquanto você está jogando uma ideia no papel, você trava o fluxo de pensamentos.

O ideal é primeiro escrever tudo o que está na sua mente e depois voltar revisando e fazendo os ajustes necessários. Pois a tendência é que quanto mais você tentar entregar algo perfeito de primeira, mais dificuldade você terá em passar as ideias da sua cabeça para o papel.

Não se compare com os outros

Um texto, um vídeo, uma imagem quando é publicado provavelmente já passou por um extenso processo de edição e revisão. É normal que, nesse caso, a qualidade do material seja superior ao que você está desenvolvendo.

Não fique apegado a isso e tentando superar o que outras pessoas já fizeram. No primeiro momento, foque em encontrar uma ideia e desenvolvê-la. Só depois que ela já estiver polida e finalizada é que você estará comparando palco principal com palco principal.

Mude seu ambiente de trabalho

Trocar o seu ambiente de trabalho pode te ajudar a olhar para algo com uma perspectiva diferente e até mesmo a se concentrar melhor.

Ouça música

Estudos científicos comprovaram que ouvir música tem um efeito relaxante e ajuda a reduzir os níveis de hormônio de estresse no corpo.

Isso significa que, se a causa do seu bloqueio criativo é o estresse, a solução pode ser mais simples do que você imagina. Colocar uma boa música para tocar pode te ajudar a relaxar e, consequentemente, desenvolver novas ideias.

Saia para uma caminhada

Pode parecer algo simples, mas uma caminhada é um recurso poderoso para estimular sua criatividade.

Uma pesquisa descobriu que, independentemente do ambiente, tanto faz se é dentro do escritório mesmo ou do lado de fora, a produção criativa de uma pessoa aumenta em média 60% quando ela está andando.

Exercite-se regularmente 

Um estudo feito por pesquisadores da Leiden University, na Holanda, demonstrou que pessoas que se exercitavam quatro vezes por semana se saiam melhor do que pessoas sedentárias em testes de criatividade.

Durma bem

Uma noite mal dormida além de te deixar cansado e mal humorado no dia seguinte, também pode diminuir a sua criatividade e causar um bloqueio.

Isso acontece porque o sono é essencial para consolidar, organizar e estruturar as memórias no cérebro, o que está diretamente ligado ao processo criativo. Fora que a exaustão física e mental aumenta o seu nível de estresse. 

Defina os temas dos seus conteúdos com antecedência

Agora se a causa do seu bloqueio é a falta de planejamento, criar um calendário editorial com os conteúdos que você precisa produzir é a solução ideal para você.

Essa forma de organização vai te ajudar a ter clareza do que precisa ser feito e também como gerir melhor o seu tempo. Assim, você evita se colocar sob pressão desnecessária para ter uma ideia rapidamente, porque terá tempo suficiente para criar os seus conteúdos, sejam eles escritos, em áudio ou vídeo.

Monte a estrutura geral

Antes de colocar a mão na massa e começar a escrever um artigo para blog ou o roteiro de um vídeo, o ideal é montar o esqueleto. Isso é a estrutura geral do que você vai falar, quais serão os tópicos e subtópicos, em qual ordem…

Ter em mãos esse esqueleto vai te ajudar não só a ter clareza de tudo o que você precisa produzir, mas também a fazer primeiro as partes que você já tem prontas na cabeça. 

Pesquise e busque referências

Uma das causas do bloqueio criativo pode ser a falta de domínio do tema ou da técnica que você deseja utilizar. Neste caso, a solução é tirar um tempo para fazer pesquisas, entender melhor sobre o assunto, encontrar referências que possam te inspirar.

Depois, com esse material em mãos, é hora de sentar (ou dar uma caminhada) e deixar a mente trabalhar para gerar novas ideias.

Aprenda coisas novas

Busque aprender algo novo regularmente, porque essas coisas podem se misturar com o que você já sabe e gerar novas ideias.

Converse com alguém

Às vezes a solução para um bloqueio criativo pode estar a poucos metros de você. Quando as ideias estão emaranhadas na cabeça, fica difícil trazer para o papel, porque elas não fazem sentido.

Mas simplesmente conversar com alguém, explicar o que você gostaria de escrever, ajuda a organizar as informações.

Seja prolixo

Escrever, compor ou gravar vídeos são habilidades adquiridas tanto quanto levantamento de peso. Isso significa que quanto mais você treinar, melhor será seu desempenho. Por isso você deve ser prolixo.

Não prolixo no sentido da pessoa que fala, fala, fala e não chega a um ponto. Mas, sim, de quem produz bastante. Nem tudo o que você fizer será uma obra de arte e precisa ser publicado. Mas quanto mais material pronto você tiver, melhor se tornará as suas habilidades e mais ideias de qualidade você terá.

Motion Publicidade

Conte com uma equipe preparada para direcionar a comunicação da sua marca às pessoas certas! Solicite uma consultoria gratuita para entender como o seu negócio pode se destacar através do marketing digital. O start começa agora!

Fique por dentro das novidades sobre Marketing acessando nosso blog, lá temos uma variedade de conteúdos que irão ajudar na estratégia digital da sua empresa. Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.