Como se utilizar da transformação digital para não ficar para trás no mercado e ao mesmo tempo não arriscar desequilibrar as bases que sustentam a empresa? Bem, precisamos informar que a utilização das novas tecnologias não é uma opção, caso você queira sobreviver no mercado. As empresas que pararem no tempo e não se atualizarem nesse sentido estão fadadas a fecharem suas portas mais dia ou menos dia. 

A questão é que a digitalização implica, muitas vezes, em reestruturar processos que talvez estejam há anos sendo feitos da mesma forma. Para que, de fato, ela seja incorporada na empresa, é necessário quebrar barreiras e crenças limitantes. É um exercício de aceitar que as coisas têm de mudar e agir na direção disso. Vamos então a algumas maneiras práticas para começar essa revolução:

 

  1. Promova a tecnologia entre os colaboradores

Não adianta você querer impor a digitalização na empresa se sua equipe não acredita de verdade no potencial da transformação digital. Tem de haver uma mobilização da parte de todos e convicção de que a modernização veio para melhorar o processo. Incentive sua equipe para que vá em frente sem medo do novo.

2. Capacite sua equipe

Esse passo é fundamental para que seus planos de implantar a tecnologia nos processos funcione, de fato. Afinal, você precisa que ela seja utilizada com êxito e não somente que esteja presente, sem ninguém saber como usá-la. 

Por isso, invista tempo para capacitar tecnicamente seus colaboradores. Faça treinamentos frequentes e mostre-se disponível e paciente para tirar dúvidas sobre o novo sistema. 

3. Considere a experiência do usuário

A experiência do usuário é altamente relevante, então escolha um dos processos que você acredita que pode ser otimizado com o emprego da tecnologia para iniciar a transformação digital.  Faça testes e avalie o impacto disso dentro do fluxo de produção. Perceba qual é o nível de adaptação por parte da equipe. A partir disso, implemente, aos poucos, novas tecnologias em outras etapas da produção.

4. Reveja sua forma de atuação

Analise seus concorrentes e tente entender como será seu mercado no futuro. Pense em como as novas tecnologias podem otimizar seu negócio. Isso pode incluir modernizar a estrutura de trabalho para dar espaço a tarefas e ocupações que não existiam até pouco tempo atrás. 

5. Invista em seu site e redes sociais

Contar com conteúdo de qualidade nas redes sociais da empresa e com um bom site para captar clientes não é algo que deve ser deixado de lado, para investir quando sobrar verba. Fazer isso é algo básico para alavancar a visibilidade da marca e melhorar a comunicação com seu público-alvo.

E falta de tempo ou indisponibilidade de contratar um colaborador para fazer isso não é desculpa. Nós da Motion Publicidade estamos aqui para cuidar da área de comunicação da sua empresa nos utilizando de estratégias que geram resultados. Quer comprovar? Então entre em contato agora mesmo! 

 

Ps: Quer saber mais sobre como bombar seu negócio por meio das mídias? Então confira nossa matéria sobre conteúdo para redes sociais: o que não escrever.