Se as redes sociais, de alguma forma, acabassem, seu negócio sobreviveria sem elas? Neste texto, te apresentaremos a importância de estar em outros ambientes e plataformas digitais na internet, além das redes sociais. Ficou curioso? Então, continue com a gente!

Leia, também, nosso infográfico sobre o assunto, só clicar aqui.

Por que ir além das redes sociais?

De fato, as redes sociais revolucionaram a forma de se comunicar pelo mundo todo, tanto quanto de forma pessoal quanto de forma comercial. Basta apenas criar um perfil para que se comece a espalhar ideias, opiniões, conteúdo e, no caso das empresas, serviços, produtos e a imagem da corporação. Mas, se você já conhece e entende um pouco sobre  marketing digital, sabe que apenas estar presente nas redes sociais não basta.

Para pequenos e médios negócios, e para quem ainda está no meio do caminho, é mais do que essencial impulsionar suas postagens, pensar em diferentes estratégias e inovar para conquistar os tão sonhados resultados com o marketing digital, e os requisitados leads, se não, o retorno orgânico é baixo.

E este pensamento se aplica na internet como um todo. Não basta seu negócio estar apenas em redes sociais como Facebook e Instagram, ele deve estar em outras plataformas, e usar e abusar dos recursos que o meio digital proporciona. 

A importância da onipresença

VISIBILIDADE! É disto que sua empresa precisa e é por esta razão que ela também deve estar em outros meios digitais, que se adequam ao seu negócio e estratégia. 

Quanto mais visibilidade sua empresa tiver, muito maiores serão as chances de chamar atenção de clientes. E com isto, vêm cliques, acessos, conversões, vendas e lucro; tudo que você quer!  É de muitíssima importância para uma empresa saber que não basta apenas ter uma conta em uma rede social; para que seu negócio cresça com a ajuda dessas ferramentas, é preciso conhecer as plataformas e todas as possibilidades que elas oferecem para o seu empreendimento, gerar conteúdo de qualidade, traçar estratégias que se adequem ao ambiente, público alvo e recursos das plataformas. E o mais importante: saber em quais deve se estar presente. 

A seguir, separamos algumas das plataformas mais usadas no marketing digital, depois das redes sociais, e que sua empresa também deveria investir!

Plataformas para ficar de olho

Conheça as principais plataformas que sua empresa pode usar para divulgar seu negócio. Basta clicar no item desejado e saber mais sobre ele:

Um dos maiores erros de proprietários de pequenas e médias empresas é não criar um site, mesmo que simples, para o seu negócio. Sites são como cartões de visitas digitais e levam as informações da sua empresa para o público. Quando usuários não acham o site da sua empresa nem informações sobre ela, é como se seu negócio não existisse e aí você está dando chance para seus concorrentes. 

Um site é a porta de entrada para o seu negócio e é lá onde seus clientes conhecerão sobre seus valores, objetivos, serviços e diferenciais. Ter um site responsivo e completo pode influenciar, e muito, na decisão de um cliente escolher sua empresa ou não.

Vantagens: credibilidade à sua empresa diante do público, além de ser muito mais fácil para eles te encontrarem; proporciona a exposição da sua empresa em qualquer lugar e hora, pois enquanto sua página estiver no ar, sua empresa estará sendo “divulgada”. Também é muito mais barato do que os empreendedores pensam, sem falar no custo benefício, pois é mais fácil levar clientes até seu site primeiro, do que até sua loja física. E dependendo do nicho, ter um site pode fazer com que suas vendas aumentem, se for possível comprar diretamente dele. Outro ponto importante é a facilidade de colher e mensurar os dados semanais e mensais da página.

O comportamento dos consumidores mudaram. Ninguém mais gosta de ser abordado constantemente por propagandas e anúncios, as pessoas gostam de ter o poder de decisão e irem atrás quando bem quiserem. E é disso que você deve se aproveitar: invés de ir atrás de seu cliente, você faz com que ele venha até você, dando o que ele procura.

O que você faz quando está interessado em algo, com dúvidas ou a procura de produtos/serviços? Pesquisa. O seu público faz o mesmo e é nesse momento que sua empresa deve aparecer. Você cria um conteúdo que contenha as dores/problemas/desejos/dúvidas de seu cliente, para, no final do texto, apresentar a solução: sua empresa. Esta é uma das melhores formas de converter leads. Ao criar um blog, você também pode aplicar estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo para converter leads com mais facilidade, e técnicas de SEO para que seu site apareça nas primeiras páginas de pesquisa. 

Vantagens: dá credibilidade à sua empresa e estabelece uma liderança em seu nicho, já que você está apresentando seu conhecimento sobre o assunto; te ajuda a ser encontrado de forma gratuita na internet; é dinâmico e interativo, proporcionando mais contato e interação; aumenta o tráfego do seu site e a conversão de leads; se você não apagar seus textos, eles ficarão “para sempre” à disposição de leitores, gerando resultados contínuos. Outra boa razão é que você estará distribuindo conteúdo e conhecimento, gerando aprendizado!

Não ter redes sociais tudo bem, mas, tirando os mais idosos, você já viu alguém que não tivesse um e-mail sequer??? Difícil, não é mesmo? E é por esta razão que o e-mail marketing, se bem usado, pode lhe trazer ótimos resultados! Você pode considerar o e-mail marketing como uma mala direta 2.0, através dele você pode dar conteúdo, promoções exclusivas, notícias, eventos e/ou ações relacionadas à sua marca e muito mais. Sua criatividade é que manda. É uma das melhores formas de criar um relacionamento com seu público alvo. 

O foco para esta plataforma não é a venda direta, mas sim criar um relacionamento com o cliente, despertando seu interesse e atenção. O email surgiu muito antes das principais plataformas atuais, mas se reinventou e agora ocupa uma posição estratégica dentro do marketing digital. Você sabia que 86% dos profissionais de marketing B2B usam estratégias de email para gerar novas oportunidades? As razões para isso são o grande alcance e segmentação que a plataforma possui. Com um mailing bem construído, é possível fazer mágica! 

Vantagens: alcance grande e previsível, pois é você quem escolhe o grupo que receberá a mensagem; grande facilidade em segmentar seus clientes, assim se pode saber quem realmente quer seu serviço/produto e ainda há a possibilidade de personalizar seus e-mails para cada segmento; para fazer a segmentação e administrar sua base de contatos, você precisará de uma ferramenta de email marketing e, na maioria das vezes, o preço sai bem em conta. Você também consegue é possível acompanhar os resultados praticamente em tempo real, é possível saber quantos emails foram entregues, quem abriu e a taxa de cliques nos links da estratégia.

O LinkedIn é a plataforma mais conhecida quando o assunto é business e networking; serve de currículo online de muitos profissionais e empresas! Hoje, é a maior rede social corporativa do mundo e consegue ter ainda mais eficiência do que o Facebook e Instagram para gerar e converter leads qualificados.

O LinkedIn é o site perfeito para mostrar o que a sua empresa faz de melhor e os resultados que ela gera para seus clientes e parceiros. E como é uma página realmente voltada para o lado profissional da coisa, é ótima para fazer networking, espalhar o seu know-how, atrair clientes e, também, para prospectar talentos que podem integrar a sua equipe. A plataforma possibilita que você interaja com grupos de discussão que estão relacionados à sua área de atuação, agregue valor à sua marca e divulgue seus negócios, investimentos e conteúdos. Por isso, é uma plataforma a ser considerada, pois mostra o lado mais “business da sua empresa”

Vantagens: como a plataforma já possui este apelo profissional, ter um perfil nela te dá credibilidade perante seus clientes, já que muitos pesquisam sobre a empresa na página antes de estabelecerem contato; e como é um ambiente que está lotado de empresas e empresários, é uma ótima página para conquistar parcerias e trocar serviços. O linkedIn também proporciona grupos de discussão segmentados, o que possibilita sua interação como líder de uma empresa ou setor relacionado ao seu setor; através dos grupos, é possível estimular discussão de temas importantes, opinar e compartilhar seus conteúdos, criando autoridade e relevância; a rede também tem sua própria ferramenta de anúncios, a LinkedIn Ads. Por meio dela é possível criar campanhas e anúncios que serão exibidos na rede social.

Ficar bem posicionado nos sites de buscas é essencial para quem quer melhorar os resultados em vendas e atrair visitantes para seu site. E o Google Ads é uma é a ferramenta perfeita para isto, e, ainda por cima, realiza a tarefa de forma rápida, mesmo com baixos investimentos. Pense nisso: o Google é a ferramenta de busca mais usada no mundo e 90% dos consumidores pesquisam antes de comprar um produto ou serviço, e como você não se aproveita disso??? 

O Google Ads patrocina os links da sua empresa em forma de anúncios, fazendo com que ela tenha destaque nos resultados de pesquisa; isso é feito de forma rápida e direta, o anúncio é exibido quando um usuário pesquisa por palavras-chave relacionadas a seus serviços ou produtos. A ferramenta permite anúncios muito mais segmentados, de acordo com o seu produto, serviço e público. Existem 4 formas de anunciar pelo Google Ads: rede de pesquisas, rede de display, anúncios no youtube em apps; cada um funciona de um jeito. 

Vantagens: você mesmo define seu orçamento diário e monitora, com precisão, a redução ou aumento desses gastos; além disso, o investimento inicial para uma empresa iniciar a sua campanha é baixo e pode se dedicado exclusivamente às melhores e mais rentáveis palavras-chave, o investimento se adeque a cada estratégia que você cria. Uma boa estratégia de ads lhe proporciona um bom ROI, já que você pagará por clique; com uma campanha corretamente estruturada e monitorada, você terá o retorno a cada clique, trazendo visitantes relevantes ao seu site. Outras vantagens são: resultados mensuráveis, plataforma flexível, mais rápido e fácil que SEO, é um ambiente para todas as empresas, independentemente do tamanho/orçamento.

O Google Meu Negócio, ou Google Business, é uma ferramenta gratuita e fácil de usar que possibilita que empresas e organizações melhorem sua presença online no Google, inclusive na Pesquisa Google e no Maps. Ao acrescentar, verificar e editar as informações da sua empresa, você facilita para os clientes encontrarem você e seus serviços. A plataforma é uma ajuda da própria empresa para os empresários. 

Os recursos são gratuitos e essenciais para divulgação de sua empresa e auxiliam na inclusão de dados de contato, endereço, site, redes sociais, horário de funcionamento, avaliação de clientes, fotos e, principalmente, localização no Google Maps. Todas as ferramentas já existiam, porém de forma separada em outras plataformas, como no Google+ e no Google Places. O Google Business surgiu com o objetivo de facilitar e otimizar o acesso por meio de apenas um local. O principal objetivo desta plataforma é auxiliar gerenciamento e impulsionamento da presença online de seu negócio; usufruir dela é muito importante para que a sua empresa ganhe relevância e autoridade no mercado.

Vantagens: é gratuito e pode ser usada por qualquer empresa, independente do porte ou do nicho; te ajuda a ter mais presença online e destaque nas buscas; os resultados são facilmente mensuráveis, pois a própria plataforma dá insights sobre sua empresa, é possível até ver informações como quantas pessoas ligaram diretamente para sua empresa usando o número de telefone exibido nos resultados de pesquisa local. É uma das melhores plataformas para interagir e se aproximar do seu público, assim como para entender e ampliar sua presença no mundo digital!

Qual a melhor opção para o meu negócio?

Percebeu o leque de possibilidades, ferramentas e estratégias que podem ser usadas, além das redes sociais? Elas são importantes, sim, para a comunicação e divulgação do seu negócio, mas não são a única solução. 

A Motion Publicidade gostaria de ressaltar que não é preciso ter uma presença ativa em todas as redes e plataformas que existem, não é viável e nem saudável para sua equipe e negócio. O que se deve fazer antes de decidir de qual plataforma participar, é conhecer os diferenciais e potenciais de cada uma, qual o perfil do público delas e como ela se encaixaria com o sua empresa e estratégia. 

O recomendado é realizar um planejamento estratégico junto de uma agência de publicidade de confiança. A Motion Publicidade se põe à disposição para lhe ajudar a encontrar as melhores estratégias nas melhores plataformas para o seu empreendimento! Entre em contato conosco e marque uma consultoria!