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TOP 5 DESAFIOS DE MARKETING PARA 2018 E como lidar com eles

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24 / 04 / 2018 | Blog, Dicas, Marketing

Todo ano são lançados dezenas de relatórios de tendências na Internet. Um dos mais confiáveis, provavelmente, é o da WARC – serviço de informações sobre publicidade e marketing. Veja os desafios que eles identificaram para os profissionais de marketing em 2018, e aprenda lidar com eles.

1: A corrida pela transparência digital

Marcas citam visibilidade e métricas como prioridade nos planos de marketing deste ano. 30% esperam cortar gastos com este setor caso esse problema não for resolvido.

 

MELHORES PRÁTICAS

ARMADILHAS

Priorizar visibilidade ao invés de duração

Pensar que é possível resolver tudo com apenas tecnologia

Determinar uma tolerância de riscos para sua marca

Tentar fazer sozinho

Ter proatividade para minimizar riscos e aumentar ROI

Continuar dependendo de bilhões de impressões de banners por preços ridiculamente baixos

 

51% das marcas acreditam que existe uma crise de confiança entre marcas e agências.

 


 

2: Ultrapassar a fronteira da voz

Em um mundo onde compras são realizadas por comando de voz e com ajuda de assistentes virtuais, as marcas precisam pensar em como inovar nesse quesito.

 

MELHORES PRÁTICAS

ARMADILHAS

Pensar em novos “momentos” de interação com a marca

Fazer isso se tornar estranho

Analisar as interações de voz

Consumidores preocupados com a privacidade

Pensar na melhor hora do dia para fazer isso

Ser simplesmente ignorado pelos consumidores

 

17% das marcas tem estímulos auditivos, enquanto 83% preferem os visuais.

 


 

3: A Batalha por “Customer Experience”

A competição por proporcionar a melhor experiência ao cliente está crescendo entre as agências. O objetivo é se tornar parceiro da marca.

 

MELHORES PRÁTICAS

ARMADILHAS

Olhar para o Customer Experience como um todo, e não pontos de contato isolados

Focar o Customer Experience em tarefas de curto prazo, como conseguir mais cliques

Usar dados de forma inteligente para criar uma visão única do cliente

Designar uma pessoa não qualificada para se encarregar da tarefa

Estruturar equipe de acordo com a jornada do cliente

Mandar mensagens inconsistentes nos diferentes pontos de contato

53% das marcas priorizam o “Customer Experience” como estratégia de marketing digital.

 

 


 

4: Redefinir o propósito da marca

Propósito é um dos temas mais debatidos em marketing atualmente. Em 2017, marcas que usaram causas sociais de forma irresponsável foram muito criticadas.

 

 

MELHORES PRÁTICAS

ARMADILHAS

O propósito deve estar nas raízes da empresa

Brincar com política de forma irresponsável

Pensar em propósito como uma estratégia de longo prazo

Resolver isso de maneira rápida, sem o devido valor

Esteja preparado para uma audiência sarcástica

Entrar na onda das outras marcas, sem considerar os objetivos

 

300% foi o crescimento do uso de propósitos em anúncios das top 100 marcas dos últimos 5 anos.

 

 


 

5: Controlar os dados dos clientes

Com a Regularização Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR), análise e monitoramento de dados estão no top 3 para transformações digitais de marcas e agências.

 

MELHORES PRÁTICAS

ARMADILHAS

Rever os dados que você já tem

Ser dependente demais da caixa preta de dados

Rever seu modelo de consentimento de dados

Ser desonesto com os dados dos clientes

Construir um valor de troca com clientes

Ir com pressa e não avaliar os dados antes de instalar uma plataforma de gerenciamento

40% das marcas e agências europeias não estão prontas para aderir o GDPR

 

 

 

FONTES: WARC Toolkit 2018 pesquisa e análise

Global Radio, IAB Sound Investiment, Julho 2017

www.thinkwithgoogle.com/advertising-channels/video/cause-related-marketing-purpose-driven-ads/