fbpx

Saiba tudo sobre as novidades do Google Ads

Início » Saiba tudo sobre as novidades do Google Ads

28 / 06 / 2018 | Blog, Novidades, Tech

Na última quarta-feira, dia 27, o Google anunciou grandes mudanças em suas plataformas de anúncios e marketing. Elas são usadas por milhares de empresas em todo o mundo, de pequenos negócios e grandes multinacionais. Então, a gente não podia deixar de mostrar isso em nosso blog.

Google Adwords -> Google Ads

A mudança que mais chamou atenção é que a plataforma de anúncios deixa de ser chamada de Google Adwords e vira apenas Google Ads.

Faz todo sentido: há tempos que o Google não é apenas uma ferramenta de busca por palavras (words, em inglês). Há o YouTube, os Maps, o Android e sua loja de apps Play… É possível anunciar em todas essas plataformas com muito mais que palavras chaves. Muitos profissionais de marketing digital já tinham se acostumado a abreviar o “Adwords” para “Ads” há anos.

Smart Campaigns

Essa é uma novidade que promete ser muito interessante para pequenas empresas. O Smart Campaigns (campanhas inteligentes, em português) simplifica muito o processo de fazer anúncios na rede de display do Google.

O usuário sobe informações básicas na ferramenta: foto, telefone, endereço, título… e diz qual seu objetivo (receber ligações, visitas, etc). O sistema calcula automaticamente os melhores lugares para exibir a publicidade e cria os anúncios automaticamente, sempre adaptando para os espaços disponíveis. Os lances do leilão e até a segmentação são feitos pela máquina do Google!

Google Marketing Platform

Mais do que uma mídia para fazer anúncios, o Google é uma ferramenta de marketing para grandes empresas, que acompanham grandes volumes de dados em real time. Essas empresas utilizavam diversos serviços separados, como o DoubleClick (empresa que o Google comprou em 2008) e o Google Analytics 360 Suite, para análise de dados. Agora, essas funcionalidades foram unificadas em um só serviço, o Marketing Platform, que, segundo o Google, vai permitir criar campanhas do início ao fim e promete unir os times de marketing dessas empresas.

Google AdManager

Essa é a mudança menos drástica: os serviços DoubleClick for Publishers e DoubleClick Ad Exchange já eram praticamente a mesma coisa há anos. Eles são uma solução para editores de conteúdo, ou seja, quem recebe os anúncios. A diferença é que agora os dois serviços foram unificados sob a nova marca.

E vem mais por aí!

As mudanças anunciadas no dia 27 começam a ser implementadas no mês que vem. E o Google prometeu mais novidades, que serão mostradas em uma transmissão ao vivo, no dia 10 de julho, às 13h (horário de Brasília). Nós vamos estar ligados! Se você não quiser perder nenhuma novidade do mercado de marketing digital, curta a Motion no Facebook e se inscreva em nossa newsletter.