Empresas de sucesso têm uma coisa em comum: sabem realizar investimentos de comunicação que trazem retorno concreto às suas atividades. Afinal, é imprescindível determinar quais as vantagens que podem proporcionar ao desenvolver determinada campanha ou ação de marketing. Mas você sabe o que é e como calcular o ROI?

Essa sigla, no original em inglês, significa return over investment (que pode ser traduzido como “retorno sobre investimento”) e trata de um processo de grande importância para empresas de qualquer porte. É a partir dessa avaliação que administradores e gestores têm maior segurança ao direcionar os recursos corporativos.

Neste artigo, explicaremos como calcular o ROI das suas campanhas de marketing e a melhor forma de analisar os resultados. Quer aprender? Então, não deixe de acompanhar os próximos parágrafos!

O que é ROI?

Como destacamos na introdução deste artigo, o ROI é um indicador que permite saber o quanto a empresa está ganhando — ou perdendo — em cada investimento que realiza, a exemplo das campanhas e ações de marketing. Ou seja, gera um conjunto de informações que permite aos gestores fazerem escolhas mais acertadas.

Dessa forma, ao analisar os diversos trabalhos desenvolvidos em comunicação e divulgação, empresários conseguem determinar os investimentos que realmente valem a pena, assim como as ações que podem ser otimizadas e, até mesmo, os processos que precisam ser descontinuados.

Ao se tratar de marketing, o ROI pode ser calculado nos trabalhos de:

  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • mídias sociais;
  • Google Ads;
  • blogs corporativos;
  • SEO;
  • dentre outros.

Qual a importância de calcular o ROI?

Com o marketing, é possível desenvolver diversos modelos de campanha, sobretudo no ambiente digital. Desde a manutenção de perfis nas mídias sociais até a compra de links patrocinados e produção de conteúdo, a comunicação digital permite construir marcas fortes, melhorar o relacionamento com clientes e divulgar produtos e serviços.

Porém, diante desse amplo universo, é comum que empresários, gestores e profissionais de marketing fiquem perdidos entre as opções de comunicação mais vantajosas para o crescimento empresarial. Afinal, cada ação de comunicação pode gerar um resultado diferente, dependendo do ramo de atuação, do nicho de mercado e de outras variáveis.

É nesse cenário que o ROI se faz importante. Com ele, é possível responder uma série de perguntas que ajudará a entender melhor o seu negócio, assim como dar sustentação às suas tomadas de decisões. Entre os questionamentos respondidos pelo ROI estão:

  • quais os melhores canais de comunicação para a sua empresa?
  • qual o desempenho das minhas campanhas de marketing?
  • o meu trabalho de comunicação está gerando o resultado esperado?
  • o meu atendimento ao cliente funciona bem?
  • de onde vem o lucro do meu negócio?

Agora que você já sabe o que é ROI e qual a importância dele para uma empresa, que tal aprender a calculá-lo? Explicamos tudo no próximo tópico!

Como calcular o ROI?

Ao contrário do que possa parecer, não é complicado fazer o cálculo do ROI. Basta apenas utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo

Para encontrar os valores percentuais, é preciso multiplicar o resultado obtido por 100. O valor em porcentagem é uma excelente forma de comparar o ROI de várias ações, conseguindo ter um entendimento melhor sobre quais campanhas apresentam bom desempenho e aquelas que não obtêm destaque.

Para entender melhor e não errar no cálculo, é preciso compreender cada um dos elementos que fazem parte dele. Vamos lá:

  • receita é tudo o que você obtém com as suas vendas;
  • custos são todas as despesas envolvidas no processo de viabilização do seu investimento, ou seja, aquilo que você gasta para executar as suas campanhas.

Pronto! Agora você já está preparado para calcular o seu ROI. Mas você sabe como utilizar o resultado para avaliar o desempenho das suas campanhas de marketing? No próximo tópico, explicaremos o que fazer. Confira!

Como analisar os resultados do ROI?

De uma maneira geral, o ROI pode gerar dois resultados: positivo ou negativo. Cada um deles indica um determinado momento e gera alguns entendimentos que orientarão como você se comportará diante dos seus investimentos em marketing e comunicação, permitindo decisões mais acertadas.

Se a sua empresa conseguir um retorno positivo sobre o investimento, você conseguirá analisar alguns pontos importantes, identificando modelos de comunicação que funcionam para o seu negócio. Entre os tópicos que podem ser levantados estão:

  • quais ações influenciaram para que a sua campanha obtivesse um bom resultado;
  • o que você deixou de fazer em outras ações e, por isso, não alcançou um resultado tão positivo;
  • qual a relação entre as campanhas que obtêm um alto ROI, determinando aspectos importantes para o seu trabalho de marketing;
  • com um retorno positivo, você tem conseguido destacar-se frente aos seus concorrentes e por que isso acontece;
  • a concorrência tem conseguido desempenho parecido com o seu — isso se dá por um aspecto de mercado ou devido ao perfil dos seus consumidores;
  • qual o modelo de comunicação que é eficiente com o seu público-alvo.

Por outro lado, se o seu ROI foi negativo, é possível tirar boas conclusões que te ajudarão a trabalhar com mais eficiência as campanhas de marketing. Nesse cenário, a primeira conclusão é que a sua empresa perdeu dinheiro com a ação, e, por isso, é necessário cancelar aquele trabalho ou promover mudanças.

Ao saber que determinado modelo de comunicação não gera um saldo positivo, fica mais fácil pegar o seu planejamento de marketing, avaliar cada etapa e identificar quais são os pontos falhos e descobrir soluções que permitam desenvolver uma campanha mais eficiente no futuro, colhendo, assim, resultados melhores.

Como vimos, avaliar o retorno sobre os investimentos em marketing é essencial para desenvolver campanhas que geram resultados e contribuem com o crescimento da empresa. Além disso, facilita as tomadas de decisões ao mesmo tempo em que preserva os recursos corporativos. Agora que já conhece o ROI, não deixe de calculá-lo!

Gostou deste artigo sobre como calcular o ROI e a forma de analisar essa métrica? Então, não deixe de ler um novo texto que trata da importância de se usar links patrocinados!