Resumo do Resumo dos 3 dias de RD SUMMIT 2018

O maior evento de marketing da América Latina, produzido pela Resultados Digitais e, sem dúvidas, um grande marco para nossa área de comunicação, é onde consagrados especialistas do mundo apresentam, em rápidas palestras, diversos conhecimentos sobre as novidades e apontam o que esperar nos próximos dias e meses da revolução da comunicação.

Durante os dias 07, 08 e 09, nossos gestores Fernando Castellon e Eduardo Cordova estiveram presente no RD SUMMIT e agora contam um pouco do dia a dia da imersão e da bagagem que trouxeram do evento.

Sem dúvidas, a cada ano que passa, a excelência da organização do RD SUMMIT é um marco predominante. Ver todos os colaboradores da Resultados Digitais (RDoers) se dedicarem para oferecer o que há de melhor durante os 3 dias mostra que um sonho vivido por uma equipe se torna algo especial e único, e comprova que a gestão colaborativa é tudo dentro de uma empresa.

Da primeira palestra até a última, podemos observar a postura e o encanto dos 12 mil participantes que deixaram o Centro Sul ainda mais bonito. Muito mais do que aprendizado, fica a marca de que o mercado de comunicação, a cada dia que passa, se torna único e apto a atender não somente sua demanda, mas sim a mostrar que o mundo se atualiza de forma extremamente rápida e que aqueles que não se atualizarem serão engolidos; não só pela concorrência e sim pelos consumidores antenados.

 

— DIA 1 —


Inteligência Artificial

Algo muito legal que o RD nos apresentou neste evento foi a possibilidade de o público colaborar com apostas sobre o que será tendência no ano de 2019. Sem dúvidas, a Inteligência Artificial saiu na frente em disparada, além de ser apresentada logo na abertura do evento, por Martha Gabriel, que fez um breve review sobre robôs e seu futuro nas indústrias e no dia a dia. Algo que Martha deixou muito claro é que, nos próximos anos, a união do robô com o ser humano será uma realidade.

 

Marketing avançado e o email marketing

Logo após a abertura e a primeira apresentação, nos direcionamos à palestra de marketing avançado de tema “Email Marketing”, em uma das salas do evento que continha um total de 8 espaços. Entretanto, confesso que não foi um conteúdo muito relevante, considerando o conhecimento que já temos sobre o mesmo. Algumas questões lógicas do nosso dia a dia de email, porém, foram abordadas de forma eficaz, e vamos deixá-las aqui para que tais erros sejam evitados durante a criação de sua estratégia de email marketing.

  • Títulos de email devem ser curtos, com até 4 palavras; no máximo 7
  • Atenção ao Pré Header! Ele é de extrema importância para a abertura do email
  • O design deve ser sempre pensado nos dispositivos móveis (essa dica vale para quase tudo)
  • Utilize apenas 1 ou 2 chamadas de ação, para que o seu cliente não perca o foco
  • Para quem ainda não faz email marketing, vai também uma dica do nosso time: Realize um teste gratuito com a sua base. Caso tenha interesse, podemos fazer um projeto free para essa primeira execução.

 

O Marketing e as grandes empresas. O que elas fazem?

Logo após a palestra de email marketing, voltamos à plenária e tivemos a satisfação de ver Bill Macaitis falando um pouco mais sobre as estratégias de marketing utilizada pelas grandes empresas. Sem dúvidas, um dos temas mais importantes abordados foi a questão do Design Thinking, sempre buscando trazer a solução que o cliente quer e não simplesmente o que a empresa faz. Um grande exemplo que ocorreu dias atrás foi o lançamento do novo cartão da Nubank. Para quem ainda não entende ou conhece o Design Thinking, acho muito válido analisar este case que comprova que o futuro dos negócios é antecipar as necessidades do cliente. Você pode ler mais sobre o assunto aqui.

Outro assunto muito relevante abordado por Bill é a forma da gestão descentralizada e os softwares que vem ajudando diariamente os colaboradores a atuarem de forma única e sem a presença de um chefe. Para comandar suas atividades diárias, ele apresentou 3 comerciais muito legais e que valem o compartilhamento:

 

Chatbot já é realidade para o seu negócio

O último evento antes do almoço foi o debate sobre Chatbot e como a sua tecnologia transforma a cada vez mais o nosso dia a dia. O bate-papo contou com a presença de dois participantes e um mediador, que focaram basicamente na divulgação de suas empresas e seus cases. Um case bastante interessante foi o da Sky, que reduziu em 54% suas chamadas de SAC e suporte. Os BOTS, sem dúvidas, vêm para facilitar não apenas a vida das pessoas que detestam falar no telefone, mas também do bolso das empresas.

Se você quer saber mais sobre Chatbot, fique ligado! Em breve vamos lançar um ebook sobre o assunto aqui no nosso site. Para maiores informações, acesso o nosso novo portal de materiais gratuitos: Movimente seu negócio

 

CS não é Counter Strike e sim Customer Success

A estrutura fabulosa do RD Summit proporciona palcos fora da realidade da maioria dos cursos apresentados no Brasil. Na tenda de número 3, tivemos o prazer de assistir a palestra sobre as 12 características de uma organização Costummer Sucess efeitva. Podemos dizer que saímos de lá muito contentes, pois percebemos estar no caminho correto. Para que uma empresa lute pelo sucesso do seu cliente, é de extrema importância que todos os colaboradores busquem esse mesmo sonho. Vão aqui alguns insights que separei e que iremos abordar com maior profundidade em nosso blog em breve:

  • Propósito e Foco Estabelecido
  • Liderança Focada e Equilibrada
  • Liderança Horizontal
  • Estar junto ao cliente (Cliente ao centro)
  • O CS é o responsável por verificar se sua prestação de serviço está sendo eficiente para o seu ciente
  • Gestão – Foco nas pessoas (Não trate os colaboradores como recursos e trabalhe para o desenvolvimento profissional e sua capacitação)
  • Buscar sempre melhorias contínuas (Vamos falar em nosso canal sobre a criação dos projetos aqui na Motion; uma forma de os profissionais buscarem e transformarem suas experiências em excelentes trabalhos)
  • Obsessão pela qualidade

 

O Dono da Resultados Digitais

Sem dúvida, este foi um dos momentos mais marcantes do primeiro dia do RD. O que esperar de Eric Santos, CEO da Resultados Digitais? Salas lotadas e todos atentos ao que ele apresentaria. Eric fez bonito, logo anunciando que no ano de 2019 sua plataforma irá receber 28 milhões de investimento para melhorias. O CEO comentou muito sobre as mudanças do mercado e a necessidade dos clientes entenderem a importância do LTV (Valor do tempo de vida do cliente), uma vez que essa importância ainda não é vista pela maioria dos empresários comuns. Em empresas como Uber, 99 e Netflix, entretanto, essa é uma das métricas principais para desenvolvimento e investimento.

Eric não parou no tempo. Por meio de suas pesquisas, percebeu que utilizar somente a plataforma RD Marketing não estava trazendo resultados, já que o marketing está ligado a vendas e que uma área depende da outra. Pensando nisso, a RD realizou a compra dos ativos da PLUG CRM e agora está lançando uma nova plataforma que vem a se chamar RD CRM, ferramenta que se encontra gratuita e interliga o Marketing com o CRM, facilitando assim a vida dos SDR, executivos de venda, etc.

Bom, aqui na Motion já estou dizendo Bye, Bye para o Funil de Vendas, pois o RD CRM sem dúvidas entrega a automação que eu tanto esperava com um UI & UX. Muito obrigado, Ericzinho <3

 

Trilhas RD, um novo espaço destinado aos parceiros

Muito além de um DOMO ou de um local bonito onde as palestras estavam sendo realizadas, o espaço ficou de muito bom gosto, com vídeo mapping, sorvetinho e pipoquinha FREE. Aproveitando o tchau do Eric, fomos correndo assistir a palestra do ex CEO da Plug.

As novidades que o RD CRM preparou foram muitas. Confesso que ainda não testei, mas vamos fazer a migração aqui na Motion ainda essa semana e, em breve, vou falar sobre os pontos fortes e fracos que o RD CRM tem perante aos seus concorrentes.

Uma frase muito importante que o Luis Lourenço deixou em sua trilha: “Se há ROI, o budget pode ser infinito”.

 

Finalizando o primeiro dia

Como viajamos muito cedo para o RD (3h da manhã), na última palestra do dia estávamos mentalmente esgotados. Robert Cialdini, porém, nos apresentou muito sobre seus estudos de negociação e persuasão, através de coaching e de sua ótima didática, encerrando o primeiro dia com muitos aplausos.

 

— DIA 2 —

 

O que falar de Jacco Vanderkooij

Posso dizer que no último ano frequentei diversas palestras e apresentações. Fiquei em  êxtase, porém, com a produção e a maestria de Jacco – sem dúvidas uma das melhores palestras que vi no decorrer deste ano.

E olha que legal!


Ele me adicionou no LinkedIn (claro que tietei mandando uma mensagem, pois quero revê-lo o quanto antes).

Jacco começa sua apresentação de forma alto astral e deixa a seguinte pergunta: O que você vai fazer para melhorar o mundo? Nesse momento, ele apresenta um rapaz que, aos 18 anos, criou uma empresa que retira o plástico acumulado do mar.

As vendas estão mudando, e o recado de Jacco sobre isso é claro:

As pessoas odeiam que vendam para elas, mas amam comprar. Nosso papel é ajudá-las. Se você se importar com o comprador, ele irá se importar com você. Os vendedores normais não escutam os clientes, e através de seus dados Jacco informa que essa realidade provém de 9 a cada 10 vendedores.

Um case muito legal exibido na palestra foi o do Castle Magic, um hotel simples em Los Angeles, que com uma ideia ainda mais simples se tornou o terceiro principal hotel buscado na internet. Não por sua estrutura, mas sim por um detalhe peculiar: eles começaram a entregar sorvetes de gratuitos na piscina.

A conclusão que levamos da palestra foi de que é preciso fazer com que nossas equipes trabalhem diariamente para encontrar 7 momentos mágicos para os clientes, e assim se destacar da concorrência.

 

Estudem, pratiquem e façam coach by Jacoo vanderKooij

Tópicos importantes abordados sobre o assunto:

10% é feito em sala de aula

20% são simulações e dinâmicas (pratiquem uns com os outros)

70% são cenários da vida real (um ensina o outro)

Além de toda sua apresentação e de sua humildade, Jacco, como bônus, deixou um link para seus materiais:

https://www.lucidchart.com/blog/winning-by-design-partnership

O marketing de Influenciadores através da experiência do Edney Souza

Influenciadores já não são tendência e devem ser utilizados para o dia a dia do seu negócio. Sempre é preciso, é claro, ver se existe alinhamento de propósito e valores.Uma dica para empresas que não têm condições de contratar é visualizar influenciadores que poderiam se destacar em seu negócio e criar suas notícias e ideias como se fosse o influencer.

Edney criou um funil de influenciadores destacando a importância de cada um nas suas ações de marketing.

Tráfego e Alcance – Influenciadores
Consideração – Especialistas
Vendas – Micro influenciadores

 

Antes de qualquer contratação, devemos medir os riscos e, sempre que possível, validar as propostas. Hoje encontramos diferentes propostas; gente que busca apenas dinheiro e gente que busca receber algo em troca (permuta).

 

E o que o vice presidente da Rock Content tem a falar

Quem não conhece Matt Doyon deve dar uma procurada, pois o bicho é mestre quando falamos em vendas e, principalmente, em inside sales (vendas sem contato físico).

Em sua palestra de DNA de vendas, ele já começa com uma abordagem sobre a qual devemos refletir. “Como você se comunica é muito mais importante do que o que você comunica”.

Outro ponto abordado por Matt, assim como por diversos outros palestrantes, é o poder da alta inteligência emocional e a base da adaptabilidade. É através dela que se pode dizer que um colaborador se destaca, e não apenas por um bom berço ou por bons cursos: o novo profissional deve estar atento e se dedicar para melhorar suas forças diariamente.

Um movimento simples para geração de resultados é focar na jogada e não simplesmente no gol. Independente de que seja um golaço, muitas vezes existe uma trajetória que precisamos entender e decifrar. Sem ela, não conseguiremos alcançar resultados escaláveis.

Matt deixou uma dica para assistir no canal TED, no YouTube: “O poder do por que”. Ainda não encontrei o link, mas vou pedir para ele através do linkedin e em breve atualizo aqui no nosso blog.

 

Uma figurinha carimbada

Rafael Rez é um palestrante que participa ativamente dos RD Summit, e nessa edição foi convidado a falar sobre NeuroStorytelling e sua importância para a comunicação. Algum tempo atrás, nossa social media Flávia Farhat, que fez um curso nos países baixos sobre o tema, abordou-o de uma forma sem igual para os co-criadores Motion. Devido a isso, vou deixar esse espaço em aberto para que em um futuro próximo a Flávia comente ou realize um workshop para abordar o tema.

Para quem ama Storytelling fica a dica assistir o comercial abaixo:

 

Vamos dar uma avançada rapidinha por 3 palestras

Diego Cordoves (Meetime) – Comentou no Trilhas RD sobre o que aprenderam com 3 milhões de leads oriundos do inside sales. Suas dicas foram baseadas em edição avançada de trackeamento para entender qual é o momento da jornada do lead.

Rafael Abertoni (Sbcopy) – Apresentou um pouco mais sobre bons copywriter e como gerar valor e vender através de ofertas certeiras para leads.

Pedro Dias – SEO: O que resolve e o que não resolve? Uma breve lapidada sobre as necessidades e o quanto devemos ficar atentos para ganharmos rankeamento.

 

Agora é hora dele: Ricardo Amorim

Amorim, sem dúvidas, é um dos nomes mais procurados para grandes eventos empresariais. Em sua palestra, trouxe diversas reflexões legais. A fim de mostrar que o “óbvio” significa coisas completamente diferentes de uma pessoa para a outra, abordou o seguinte caso:

Para nós, brasileiros, que conhecemos a história de Adão e Eva, Eva comeu o fruto proibido. Se fosse na China, o fruto proibido seria a serpente. Devido a isso, precisamos pensar que não existe um óbvio para todos, e que é necessário entendermos pequenas coisas para executar grandes ações.

Por se tratar de um especialista em economia, Amorim trouxe uma tabela com dados do crescimento do PIB brasileiro desde 1900 e bolinha. Ele acredita que estaremos no caminho certo no decorrer dos próximos anos e que nossa economia tende a crescer novamente. Segundo ele, estamos no momento certo para aproveitar as oportunidades, pois elas não vão ficar nos esperando. A hora é agora!

 

Nasa, extraterrestres, sonhos por Yvonne Cagle

Confesso para vocês que a apresentação no telão não é um dos forte da Yvone. Sua história de vida e seus sonhos que se tornaram realidade, porém, fecharam o segundo dia do RD Summit com chave de ouro.

 

— DIA 3 —

Último dia, e agora?

Tim Ash é autor de livros ligados à otimização de landing pages e não poderia ficar de fora de um evento como o da Resultados Digitais, dando dicas e insights sobre como podemos melhorar nossas LPs.

Limitar as escolhas é extremamente necessário, pois hoje o usuário consegue se perder de forma rápida. Podemos, através de uma comunicação (visual e escrita), convencer a compra dos mesmos. O ser humano não é muito bom em diversas escolhas, e por isso devemos criar escolhas óbvias.

Outro assunto muito bem abordado foi a questão de que 98% da sua realidade visual você nunca chegou a ver, pois nossa formação visual começa em um ponto e vai criando toda a composição.

Um case que Tim nos deixa é sobre o Apple Watch de Ouro, que não foi criado para venda e sim apenas para fomentar a venda dos demais smartwatch, aguçando ainda mais o desejo do público por ter um smartwatch.

 

Faz sentido para você? Confesso que já estou cansado dessa frase, mas…

Growth Hacking ainda é algo novo para muitos profissionais ligados à comunicação. Porém, a cada dia que passa, se torna uma maior necessidade para todos os negócios. Não podemos utilizar a verba do cliente sem antes medir e realizar pequenos experimentos que contribuam para que exista um verdadeiro ROI.

Precisamos trabalhar ainda mais os mecanismos que ativam o desejo nas pessoas. O senso da exclusividade, sem dúvidas, é algo que promove isso com muita qualidade. Outra questão abordada é a necessidade de estudar os números e aproveitar canais gratuitos que podem trazer uma grande vantagem sobre o concorrente.

No final de sua apresentação, Raphael Lassance otimizou a sua apresentação através do mecanismo de Chatbot. Quem tiver interesse em ver um bom Chatbot pode validar o código abaixo no Messenger;

 

Mulher Empoderada vs SEO

Maryna Hradovich (Vice Presidente SEMrush) compartilhou com extrema competência e maestria as tendências do SEO para 2019. Ela colocou o plenário inteiro para escutar sua vasta experiência na área de SEO, e sua primeira dica é que, nos tempos de Internet, não devemos esquecer:

Os sites devem ser criados em dispositivo móvel e depois adaptados para desktop, tablet e etc. Afinal, Mobile First (tem vídeo em nosso canal falando sobre esse assunto, produzido pelo web designer Anderson Medeiros).

A implementação do AMP será fundamental, assim como selo de segurança, taxa de rejeição, velocidade do site, etc. Outro assunto que precisamos nos antenar é a alta busca por voz, que tende apenas a crescer. Vale lembrar que a geração que está começando a conhecer a Internet (crianças) já estão utilizando a ferramenta com frequência.

 

Nós, comunicadores, precisamos RE-PENSAR.

Fernando Kimura, em sua apresentação na plenária, fez mais de 12.000 pessoas repensarem. Através de exemplos práticos, trouxe o Descaso de Mariana (maior tragédia ambiental brasileira, protagonizada por Mariana Ximenes), que teve apenas 6.000 visualizações em 8 meses. Nossa obrigação, como patriotas, é compartilhar descasos como este, cobrar o governo e as empresas que protagonizaram esse mar de lodo e horror, que não apenas vitimou uma cidade, mas também manchou a nossa bandeira. Kimura nos mostra que precisamos olhar para o próximo e entrar um pouco em sua realidade.

 

A todos os interessados segue o link do vídeo:

Falando sobre comunicação inteligente, Kimura realmente fez a plateia repensar diversas vezes através de protestos sobre a Censura e também de propagandas inteligentes, como por exemplo o lançamento do finado Windows 8 em Portugual, que não tinha verba e foi um viral de excelência para as vendas.

 

Uma rápida lapidada por mais dois palestrantes

Leandro Martinez e Fabio Ricotta mostraram a necessidade de ficarmos antenados e sempre nos mantermos atualizados, pois as mudanças no inbound e no AdWords são grandes. Sem essa atualização, o mercado avança e perdemos timming para execução de boas campanhas para nosso target.

 

Professor Tibúrcio

Muito antes do CQC, Marcelo Tas já fazia parte da geração 80/90. No momento de despedida, veio para acrescentar muito, fazendo uma reflexão geral sobre o conceito de sempre se reinventar, pois assim o público o acompanhará. Em sua palestra, deu uma palha de toda a sua carreira e transformação.

Como comunicador, trouxe insights comentou sobre Omnichannel e deixou claro que precisamos remar e batalhar dia a dia, por nossa pátria e por nossos ideais.

 

Sinônimo de humildade, o Labrador Humano

Quem se lembra desse apelido? Labrador Humano? Gustavo Kuerten, nosso querido Guga, tricampeão do Roland-Garros, encerrou o evento com muita qualidade, humildade e competência; um dos melhores apresentadores que já vi em minha vida (SHOW MAN). Com maestria, levou o plenário a choros e risos, contando os bastidore da sua trajetória e superação. Era um menino de 5 anos quando recebeu sua primeira raquete, e aos 20 foi campeão. Falou também do encerramento antecipado de sua carreira como tenista profissional, devido a uma lesão.

O manezinho da ilha foi uma das melhores escolhas que o Eric Santos poderia ter feito para o encerramento. Em suma, medalha de Ouro ao RD SUMMIT por mais um ano oferecendo o que há de melhor em nosso mercado.