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Qual a importância da identidade visual para a sua empresa?

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28 / 03 / 2019 | Blog, Criatividade

A identidade visual é um conjunto de elementos – como cores, formas e tipografia – que representa visualmente e de forma sistematizada uma empresa, negócio, serviço, evento ou até mesmo uma ideia. Ela é constituída principalmente pela criação de um logotipo que, por sua vez, pode conter uma tipografia e um símbolo, ou simplesmente uma tipografia. A logo do Starbucks, por exemplo, é composta por desenho e tipografia; enquanto a logo da Coca-Cola é essencialmente tipográfica: ela não possui um símbolo separado para representar a marca. Mas afinal, por que é tão importante investir em uma boa identidade visual? E qual é a logo ideal para a sua empresa?

Para responder a estas perguntas, é preciso entender, em primeiro lugar, o que a identidade visual realmente significa dentro da sua estratégia de marketing. Muito mais do que um simples elemento gráfico, uma boa identidade visual representa um propósito. É ela que vai comunicar ao mundo a essência do seu negócio e o seu posicionamento dentro do mercado. Nenhum elemento deve estar ali por acaso: a tipografia, as cores, os símbolos, tudo deve ser escolhido pensando no que sua empresa deseja transmitir.

No mundo do marketing, muito se fala em personalidade da marca, isto é, como sua empresa se comporta diante do público. No que sua marca acredita? Como ela se comporta? Como ela se comunica? Tudo isso deve estar representado na sua identidade visual para que você consiga atingir as pessoas certas. Se a sua logo não transmite o que deveria para seu público-alvo, dificilmente você conseguirá impactar seu consumidor ideal.

ONDE A IDENTIDADE VISUAL SERÁ APLICADA?

Uma vez desenvolvida, sua identidade visual passará a ser aplicada em todo material oficial da sua marca, online ou impresso. Isso significa que sua logo estará presente no seu cartão de visita, na sua papelaria (papel timbrado, envelopes, pastas, etc), avatar das redes sociais, flyers, assinatura de email e muito mais. Pensando assim, dá pra entender a importância de desenvolver uma identidade visual que realmente represente a sua empresa, não é mesmo?

Entender um pouco de psicologia das cores pode ajudar muito na hora de encontrar a logo ideal. As cores vêm sempre atreladas às sensações aos olhos do público, e podem ajudar – ou atrapalhar – sua marca a transmitir a imagem que você deseja.

É importante, ainda, tomar o cuidado de criar uma logo que seja legível mesmo em formatos pequenos, para que ela possa ser aplicada sem dificuldade a diferentes tipo de materiais.

PRINCIPAIS ASPECTOS REPRESENTADOS NA IDENTIDADE VISUAL

Para ajudar você a planejar sua identidade visual sem deixar passar nenhum componente importante, criamos uma checklist dos principais aspectos da sua empresa que devem ser levados em consideração durante este processo.

Se você já tem uma identidade visual estabelecida para a sua marca, vale a pena parar um minuto e analisar o quanto seu material gráfico realmente representa os valores do seu negócio. Se após fazer esta reflexão, você chegar a conclusão de que precisa dar uma repaginada na sua identidade, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre rebranding, que você encontra aqui.

A seguir, confira alguns dos principais aspectos para prestar atenção na hora de encontrar a identidade visual perfeita para o seu negócio!

  1. CULTURA DA EMPRESA

Qual é a cultura interna da sua empresa e quais são os principais valores propagados dentro da sua equipe? Será que você preza mais pela qualidade ou pela agilidade? Pelo atendimento personalizado ou pela padronização dos processos? Estabelecer a cultura da sua empresa é o primeiro passo para alinhar exatamente o que sua marca deseja transmitir com a criação de uma identidade visual.

  1. POSICIONAMENTO NO MERCADO

Existem diferentes maneiras de se posicionar dentro de um mesmo segmento de mercado. Isso envolve determinar no que sua empresa acredita, a quais causas vocês quer associar sua imagem, o público-alvo que você quer atingir, e vários outros aspectos que vão diferenciar você de seus concorrentes.

Pense na forma em que você, como indivíduo, se posiciona em relação às pautas da sociedade. Sua empresa também precisa de uma personalidade própria para formar uma imagem na mente do consumidor e ser lembrada com mais facilidade.

Será muito mais fácil desenvolver uma identidade visual uma vez que você tenha certeza do seu posicionamento dentro do mercado, pois só assim é possível saber quais são os valores principais que seu negócio deseja incorporar.

  1. METAS

O que você deseja atingir dentro dos próximos seis meses? E dentro dos próximos dois anos? Ter metas a curto, médio e longo prazo é essencial para que você consiga nortear as próximas ações da sua empresa, e traz diversos benefícios para aspectos de criação da sua logo.

  1. MISSÃO

A missão pode ser vista como a universalização das metas: é um conceito que resume, de forma sucinta, o objetivo em comum de todos os objetivos individuais listados no item anterior.

Delinear a missão da sua empresa ajuda a segmentar seu público-alvo e campo de atuação, e, por isso, pode ser visto como um fator de importância no desenvolvimento da identidade como um todo.

QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

Para finalizar, vale este velho clichê do bom networking: Quem não é visto não é lembrado. Em termos emocionais, a repetição da identidade visual na mente do consumidor ajuda a fazer com que ele se torne… bem, um consumidor. Quanto mais vezes sua logo aparecer para ele, e quanto mais ele se identificar com seus elementos gráficos, mais fácil será para que sua empresa seja lembrada durante o momento de decisão de compra.

Por isso, use a identidade visual da sua empresa a seu favor para estabelecer um posicionamento forte no mercado e fazer com que o público entenda – e se identifique – com a essência da sua marca.