Como foi anunciado no primeiro semestre de 2019, o Facebook começou a implementar as mudanças no design da plataforma no último dia 19 de agosto.
As mudanças acontecem primeiro para a versão mobile e depois de uns meses chegarão na versão desktop. Portanto, a partir de agora, as postagens na página e os anúncios no celular corresponderão à nova aparência do design da plataforma do Tio Zuck. O objetivo desta mudança é deixar as interações mais simples, rápidas e mais imersivas; a finalidade é colocar as comunidades no centro da experiência.
Segundo o próprio Facebook, “as alterações feitas em texto, fotos e vídeos foram projetadas para simplificar os formatos e melhorar a consistência da experiência móvel. Isso ajudará a aumentar a eficácia dos anúncios e facilitar o uso dos mesmos recursos no feed de notícias do Facebook e no feed do Instagram.”

E o que mudou após as mudanças do Facebook?
Menos linhas no texto principal
Se lembram da opção “ver mais”, que aparece em determinados posts para podermos ver o resto de um conteúdo? Antes, para que esta opção se tornasse disponível, era preciso 7 linhas de texto, com a mudança agora são 3 linhas.
Altura máxima de mídia
A altura máxima de mídia para fotos e vídeos será reduzida para 4:5 no feed de notícias para celulares: a proporção de aspecto mais alta suportada para imagens sem links e para vídeos é agora vertical (4:5). Portanto, mídias mais altas que a nova proporção serão mascaradas no Feed de notícias mobile do Facebook.
Para a nova proporção, o tamanho mínimo deve ser de 480 × 600 pixels ou usar o mais recomendado pelo Instagram e Facebook, as medidas de 1080 × 1350 pixels.
Abaixo, um exemplo das duas mudanças:

Antes e Depois das mudanças implementadas no Facebook
Então, fique atento a estas mudanças e já passe para toda sua equipe, para que vocês já ajustem seus próximos materiais e pautas e não fiquem para trás! Para ficar por dentro de novidades como essa, não deixe de acompanhar nosso blog e de seguir nossa página no Facebook, Instagram e Linkedin! Aqui a comunicação é o nosso negócio.