Hoje, vivemos o futuro do Marketing e o auge do Marketing Online; o advento das plataformas e mídias sociais fez com que surgissem cada vez mais estratégias para atrair clientes, como o inbound marketing, o vídeo marketing e o funil de vendas, e cada vez mais ferramentas para aliar às táticas de conversão.

Mas nem tudo que fica para trás, deve ficar lá. E nós, da Motion Publicidade, afirmamos: O Marketing Offline e seus materiais estão vivos e ainda respiram!

Entende-se Marketing Offline por tudo que é feito fora do ambiente digital: panfletos, folders, cartões de visita, propaganda em revistas e jornais, mala direta, agendas, calendário e catálogos personalizados, propaganda em rádio e televisão, eventos, pontos de venda, etc.

Mas hoje, o nosso foco principal são os materiais offline, os famosos impressos. Iremos explicar e lhe mostrar o por quê você não deve deixar esta estratégia de lado.

Materiais Offline: A volta dos que não foram

Materiais Offline

A maioria das empresas acredita que os meios tradicionais devem ser substituídos e que só devem investir seus esforços nos atuais. Estão erradas!

Deve-se adaptá-los para o nosso dia a dia! E é por isso que o Marketing Offline não saiu de moda e irá demorar muito para sair. Os materiais impressos continuam com o mesmo poder de convencimento e divulgação dos seus anos dourados.

Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Datafolha em 2014, divulgado pela empresa Two Sides Brasil, o brasileiro ainda consome muito material impresso:

  • 26,3% dos brasileiros confiam mais nos folhetos e malas diretas do que em qualquer outro tipo de mídia;
  • Pelo menos 1x por mês, 80% das pessoas utilizam algum material impresso promocional para se informar;
  • No meio do varejo, 88% dos empresários utilizam materiais impressos para a  divulgação de seus produtos;
  • 80% preferem ler algo no papel do que na tela;
  • 37% utiliza folhetos para se informar sobre algum tipo de produto;
  • 84% dos brasileiros utilizam o material impresso como uma fonte de informação para decidirem sobre suas compras. Sua influência é tão grande que 61% das pessoas realizam a compra divulgada!

Em 2018, a Two Sides novamente divulgou uma pesquisa feita em diversos países, entre eles Brasil, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, entre outros, em que confirma de novo: os consumidores confiam, aproveitam e entendem melhor as informações quando impressas.

Impressos: muito mais que os olhos veem

Muito mais que os olhos podem ver

E aí, esses números acima te provaram que o impresso não morreu, não é mesmo? Percebeu o potencial que sua empresa tem em mãos se você estruturar uma estratégia inteligente para seus materiais off? Pois então, agora daremos mais algumas razões que farão você repensar este meio:

1. Credibilidade

Grande parte do público ainda confia muito no marketing mais tradicional e isso vale, principalmente, para os materiais impressos. Cartões de visita, flyers, catálogos impressos e outros materiais desse tipo ainda passam muita credibilidade para o público. Por isso, associar sua marca a essas estratégias é importante para obter um bom retorno.

2.Interação

Um material impresso bonito, atraente e de boa qualidade torna a experiência do comprador mais próxima com a marca. É possível transmitir mensagens apenas por meio da qualidade do papel escolhido ou na escolha de suas cores. Também é a sua chance de trabalhar a identidade visual da sua empresa de forma criativa e diferente, e quem sabe até pensar em um rebranding.

3. Atenção

Um impresso bem trabalhado e chamativo tende a prender a atenção do cliente, já que nada mais irá distrair o leitor no momento em que estiver lendo, o que ajuda a fixar a mensagem em sua memória. Diferente do online, em que nossa atenção é disputada por milhares de coisas.

4. Fixação

Quando bem pensados e bem montados é muito mais fácil o leitor fixar em sua mente e lembrar da sua marca através de um material impresso. E se você conseguir integrar o online e o offline, as chances aumentam ainda mais! Materiais impressos que apresentam conexões com o online, conversando em uma mesma linguagem, mostram integração e inovação na empresa.

5. Controle

Vocês sabem, os consumidores são exigentes e gostam de ter o controle. Isto vale até para o quanto eles recebem de informação e propaganda. Muitas pessoas começaram a se irritar com anúncios, propagandas, e-mails de spam e outras estratégias que, na maioria das vezes, atrapalham a navegação na internet.

Então, materiais impressos, como folders, catálogos, agendas, calendário, entre outros, são vistos de maneira positiva, pois o público escolhe a hora que irá querer lê-los. Isso pode não parecer uma vantagem, mas é!

Pense bem e una os meios

Após este texto é possível constatar que os materiais offline continuam vivíssimos e causando seu impacto nos dias de hoje. Mas nós não queremos que você invista apenas em um ou em outro, é o contrário! Empresas inteligentes desenvolvem estratégias inteligentes em que integram o marketing online e o marketing offline! A possibilidade de criação e integração entre os dois é enorme e pode lhe trazer muitos benefícios e, é claro, muitos LEADS!

A Motion Publicidade, além de ser craque nos meios digitais, também tira de letra nos meios tradicionais e já desenvolvemos materiais incríveis juntos de nossos clientes. Você pode ver nossos cases de sucesso clicando aqui. E caso queira saber mais sobre o que podemos fazer para a sua empresa no online e offline é só entrar em contato conosco!