A vida de um médico é de muita dedicação e estudo. O curso de Medicina tem a duração total de 6 anos, no qual o estudante sai formado como clínico geral, apto para atuar. Porém, caso queira trabalhar em alguma área específica, será necessário passar por uma especialização.
O curso de Medicina no Brasil pode custar entre R$ 5.000 e R$ 12.000 por mês. Porém, os custos de uma graduação vão além da mensalidade. Ao longo do curso, o aluno tem que investir em livros e alguns materiais como jalecos, estetoscópio e instrumentos para medir a pressão.
Após a tão esperada colação de grau vem às decisões para a carreira profissional: investir em uma carreira independente ou virar a noite em plantões? É fato que o estudo de um profissional da área da saúde nunca acaba. Especializações, conferências, palestras e congressos. A medicina está sempre evoluindo.
Sem dúvidas, a medicina proporciona diversos benefícios, como:
- Possibilidade de ajudar ao próximo;
- Grande retorno emocional;
- Vasto campo de atuação;
- Possibilidade de ajuste de carga horária;
- Possibilidade de bons ganhos.
Quando o médico sai e vai buscar sua renda financeira ele sai bem, porém, é comum que no início ele comece a fazer plantões e não pensa no investimento dele mesmo, no nome dele e na abrangência dele. Será que esse é o melhor caminho?
Centro Médico x Carreira independente
Um dos dilemas que deixam médicos indecisos após a graduação, é se deve trabalhar em um centro médico ou investir na sua própria carreira. Essa decisão é muito importante, principalmente nesse início da carreira. Nesse momento, é fundamental analisar e pensar em todas as opções a curto e longo prazo.
- Centro médico
Em um primeiro momento, essa pode ser a opção mais fácil para o profissional que está começando sua carreira, porém será menos lucrativo. O lado positivo é que você terá à sua disposição a estrutura completa de um centro médico e o prestígio do local. Já o lado negativo, é que apesar de ser um hábito comum na medicina a realização de plantão médico, com a rotina isso pode acabar atrasando os planos de investir na área de atuação desejada.
- Investir na própria carreira
A carreira médica é sempre marcada por uma série de esforços, e no mercado de trabalho, o profissional precisa, ainda, buscar meios para se destacar.
Através de estratégias precisas, existem grandes chances de um profissional se tornar autoridade e referência em sua área de atuação, adquirindo maior visibilidade, horários mais flexíveis e, consequentemente, uma carreira mais lucrativa.
Além disso, é importante tomar algumas atitudes, como participar de grandes eventos de sua área, fazer uma divulgação eficiente de seus serviços e — o mais importante — buscar cursos de qualidade para se destacar no mercado.
Comunicação para médicos
O Conselho Federal de Medicina (CFM) permite que seja realizada uma comunicação informativa, auxiliando pacientes e futuros pacientes. Desse modo, é possível criar uma empatia no mundo digital cada vez maior, com pessoas que se interessam naquele determinado assunto.
Aqui na Motion a gente vem executando para grandes médicos que começaram seu trabalho logo após a faculdade, se especializaram, mas que buscaram por meio de levar a informação para os seus pacientes, grandes resultados. Com isso, acabam não precisando fazer plantão, que é um hábito comum na medicina, mas que não valoriza toda a luta e dedicação de todos os anos de estudos.
Por que investir em Marketing Digital?
Médicos e outros profissionais da área da saúde que querem se destacar precisam investir no marketing, pois são ações de divulgação que visam a atrair e fidelizar pacientes.
A comunicação vem para ajudar a ter um caminho cada vez mais longo, desde a construção de uma marca, criação de um Website, participação em live, parceria com assessoria de imprensa, redes sociais bem atualizadas, anúncios explicando as questões, e muito mais. Confira a seguir algumas razões para você investir no marketing digital.
- Imagem marcante: a construção de uma imagem marcante, também chamada de branding, pode ser trabalhada através das características positivas e fortes do profissional ou da clínica. Assim, por meio das redes sociais, é possível potencializar a visibilidade, fazendo com que mais pessoas conheçam seus serviços e diferenciais.
- Autoridade: através das redes sociais, é possível mostrar que você domina sua área. Com a produção de conteúdos relevantes para o seu público, as chances de aumentar a confiança das pessoas no seu atendimento são muito maiores. Desse modo, quando o paciente precisar do serviço que você realiza, saberá exatamente a quem recorrer.
- Cartão de visitas: hoje em dia com a internet, as informações estão a disposição, através de um simples toque. Buscamos no Google e nas redes sociais, referências de quase todos os serviços que vamos adquirir. Na área da saúde também é assim, o paciente busca por referências profissionais e avaliações de outras pessoas que já foram atendidas pelo profissional ou clínica.
- Custo x Benefício: Uma boa estratégia de marketing digital pode gerar retorno significativo em imagem, marca e em movimento. A relação entre custo e benefício em realizar ações de marketing no meio digital permite custos muito inferiores ao marketing tradicional. Além disso, possibilita maior segmentação de público-alvo e a mensuração total de desempenho e resultados.
Motion Publicidade
Hey Doutor, estamos aqui para ajudar a movimentar sua carreira! Somos uma agência de marketing digital com foco em mídias sociais e iremos te ajudar a se tornar uma referência. Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp.
Acompanhe também o nosso Facebook, Instagram e nosso blog para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.