fbpx

Funcionalidades que podem voltar na nova versão!

Início » Funcionalidades que podem voltar na nova versão!

Nos últimos dias, a internet tem falado muito sobre a volta do Orkut. São muitas informações, memórias e recursos que só quem conheceu a web entre 2004 e 2010 vai entender!

A verdade é que muitas coisas criadas por lá foram levadas para outras plataformas, mas algumas outras se perderam com o fim dela. Confira a lista que preparamos com algumas funcionalidades que podem retornar na nova versão! 

Scraps e depoimentos

A forma de comunicação no Orkut era o envio de scraps (mensagens de texto públicas) e depoimentos (relatos que ficavam na página inicial do usuário). Quando você não queria que outras pessoas viessem sua mensagem, era comum enviar como “depô” com um aviso bem grande de “NÃO ACEITAR” — o que nem sempre adiantava, porque vira e mexe alguém aceitava, por engano.

O Facebook tem um recurso para deixar mensagens no perfil de um usuário, na tentativa de emular essa funcionalidade, mas a ideia nunca pegou. Isso pode ter ocorrido porque o layout da rede não favorecia a entrada em perfis alheios, portanto não faria muito sentido deixar um lindo depoimento de amizade ou amor se ninguém vai ler.

Esse formato poderia retornar mais moderno, com o devido destaque nos perfis para incentivar as pessoas a deixar comentários sobre as outras. Era muito bom receber palavras carinhosas de quem gostava de você e isso poderia retornar facilmente em uma nova versão da rede social.

Buddy Poke

Você sabia que os avatares digitais surgiram no Orkut? Eles fizeram um imenso sucesso! Em uma época em que não existiam aplicativos simples para criação de personagens, a extensão Buddy Poke permitia que cada pessoa moldasse uma versão tridimensional (ao melhor estilo Funko) para se representar digitalmente.

Era possível ter interação entre os personagens: dançar, cumprimentar ou brincar com seus amigos. Dava para configurar também o seu humor do dia, o que era refletido na cara de bravo ou triste do seu bonequinho.

Visualizações de perfil e quem te visitou

Esse talvez seja um item polêmico porque envolve a privacidade das pessoas, mas o Orkut exibia no passado as estatísticas de quantas pessoas visitavam seu perfil e ainda dedurava quem fez isso. É um sistema que existe até hoje no LinkedIn, por exemplo, porém que faz falta nas demais redes sociais.

Sim, as plataformas têm muitos números disponibilizados como “insights”, mas isso pode ser bastante confuso para o usuário mais leigo. Voltar com essa possibilidade poderia ter benefícios, como descobrir quem anda “stalkeando” seu perfil.

Games online

Quem teve Orkut certamente conhece o jogo Colheita Feliz. O game de administração de fazenda exigia dedicação diária e precisava dos amigos para evoluir. Era necessário coletar moedas que eram usadas para ser reinvestidas em melhorias (ou outros tipos de plantações).

É claro que o formato de antigamente não faria sucesso hoje, tanto que o Facebook tentou replicar isso lá no começo sem sucesso. Mas no mundo moderno com smartphones e internet 5G para todo lado, o Orkut poderia investir em vários jogos online multiplayer para entreter as pessoas.

Comunidades

É óbvio que o traço mais marcante do Orkut não poderia ficar de fora!

As comunidades estão em alta no Twitter e no WhatsApp, onde foram lançadas recentemente, embora já existissem no Facebook como grupos há uma década.

Desde que surgiram, em 2014, elas foram mais usadas para expressar sentimentos ou gostos pessoais, o que ajudava o outro a conhecer sem precisar conversar — até porque não havia ferramenta de chat. 

Sua empresa não pode ficar fora das novidades, hein!

Conte com uma equipe preparada para acompanhar todas as novidades que estão surgindo nas mídias sociais e alcançar o sucesso das campanhas, norteando a comunicação da sua marca para as pessoas certas! Conte com a Motion Publicidade!

Solicite uma consultoria gratuita para entender como o seu negócio pode se destacar nas redes sociais com o impulsionamento dessas tendências que estão surgindo.

Fique por dentro das novidades sobre Marketing acessando nosso blog, lá temos uma variedade de conteúdos que irão ajudar na estratégia digital da sua empresa.

Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.