fbpx

Fotos 3D do Facebook: como utilizar o novo recurso

Início » Fotos 3D do Facebook: como utilizar o novo recurso

13 / 11 / 2018 | Blog, Novidades, Social Media

Há algumas semanas, o Facebook lançou uma novidade que tem sido pouco utilizada até agora, mas que você já pode aproveitar para dar destaque à sua página e conquistar mais engajamento na rede social. Estamos falando das fotos 3D, um recurso simples de utilizar, mas que chama muita atenção em meio à infinidade de imagens que vemos na rede.

O que são as fotos 3D

A ideia é simples, mas muito interessante. São fotos em que o fundo se movimenta conforme o usuário mexe o celular ou o mouse do computador. Assim, temos a impressão de que há três dimensões na imagem, como se a foto se tornasse um holograma. Veja esse exemplo que compartilhamos na página da Motion:

 

Isso é possível por causa do modo retrato, presente nos smartphones com duas câmeras na traseira. São aquelas fotos com o fundo desfocado, que têm sido cada vez mais compartilhadas nas redes sociais, nos últimos tempos. Para fazer isso, os celulares precisam mapear a distância entre os objetos em destaque e o fundo. É com essas informações que o Facebook cria o efeito 3D.

Como fazer uma foto 3D no Facebook?

Antes de tudo, você precisa saber que o recurso ainda não está disponível para todos os usuários. Até o fim de outubro, apenas quem tem um iPhone (modelos 7 Plus, 8 Plus, X e XS) conseguia acesso à função. Além disso, para que a opção “Fotos 3D” apareça no app, é necessário fazer um macete: curtir a página Facebook 360. Mas, ao que tudo indica, logo o recurso estará disponível também para usuários de celulares Android com câmera dupla (como os últimos Moto G e Z, bem como Samsung S e A).

Tendo o celular certo e liberando a função no app, fazer a foto 3D é muito fácil: basta tirar uma foto no famigerado modo retrato. Depois, você vai no Facebook, seleciona a opção “Fotos 3D” e faz o upload da foto que você acabou de tirar. Espere alguns segundos para o aplicativo processar a imagem e pronto! Agora é só adicionar uma legenda, caso você queira, e publicar sua foto com três dimensões.

Para ver o efeito em ação não é necessário ter um celular específico ou curtir qualquer página: isso já foi liberado para qualquer dispositivo com acesso ao Facebook. Basta mexer o celular ou o mouse do computador, para ver a imagem se movimentar.

 

Para que servem as fotos 3D no Facebook?

À primeira vista, o recurso pode não parecer tão útil. Afinal, é apenas uma foto que se mexe, não é mesmo? Aí está a grande sacada desse tipo de publicação: ela chama muito mais atenção.

As pessoas encontram uma infinidade de imagens, de amigos ou de outras empresas, ao abrir o Facebook. Dessa forma, uma foto que se mexe é algo diferente, que quebra a monotonia de rolar e rolar pelo feed de notícias até ver algo interessante.

Além disso, a possibilidade de movimentar o celular para ver o efeito em ação é uma forma de o público interagir com seu conteúdo ativamente. Muito mais estimulante do que apenas ver a imagem e receber o conteúdo, passivamente, não é mesmo? Nesse sentido, é possível que as fotos 3D incentivem o engajamento dos clientes com o post, melhorando a repercussão da sua página.

É importante observar que, como a maioria das novas funções do Facebook, elas chamam mais atenção quando são lançadas e o interesse por elas cai, conforme vão sendo mais utilizadas. Por isso, é interessante que sua marca aproveite as fotos 3D enquanto elas ainda são novidade.

Mas que tipo de foto sua empresa pode fazer com esse recurso? Isso depende muito do planejamento de conteúdo que você tem para suas redes sociais e do público que você pretende atingir.

Pensando em algumas situações: se a sua página é um bar, que tal uma foto de uma chopp bem gelada, com aquela caneca cheia de gelo por fora? Caso você tenha uma grife ou uma loja de roupas, faça uma imagem de um look bonito em uma modelo. Seu local é pet friendly? Tire uma foto de um bichinho em algum canto legal da empresa. Fotos de pets agradam à maioria das pessoas, não é mesmo?  

Na dúvida, faça alguns testes com seu celular, tirando fotos dos seus produtos ou do seu ponto de venda. Com certeza, depois de poucas tentativas, você vai encontrar algo que chame a atenção dos fãs da sua página. Ou então, faça uma postagem de teste no seu perfil pessoal, antes de criar algo no da empresa. O que importa é não ficar parado e manter sua página atualizada com as novidades das redes sociais.

Agora que você já sabe o que são as fotos 3D do Facebook, como produzi-las no seu celular e como sua empresa pode aproveitar a novidade, o que você achou desse novo recurso? Como você acha que sua empresa pode utilizá-lo? Responda nos comentários! E, se você gostou desse post, inscreva-se também na nossa newsletter para receber outros conteúdos como esse na sua caixa de e-mail.

[rock-convert-cta id=”3553″]