Doutor(a), sua clínica faz pesquisa de satisfação com os pacientes?

Início » Doutor(a), sua clínica faz pesquisa de satisfação com os pacientes?

8 / 04 / 2022 | Blog

Como sempre reforçamos, a experiência dos pacientes é fundamental para o crescimento da sua clínica! Pensando nisso, uma etapa essencial do marketing médico é a pesquisa de satisfação e NPS, eficazes na obtenção de informações que ajudarão a aprimorar os serviços e atendimentos.

A pesquisa de satisfação não é apenas um feedback do paciente. Por mais que as respostas pareçam algo simples quanto à opinião das pessoas, elas são mais valiosas do que se imagina.

O processo de marketing médico não termina com a obtenção de novos pacientes e realização de consultas. Ele é contínuo e se retroalimenta de informações muitas vezes fornecidas pelos próprios pacientes.

Quando é usada uma boa estratégia de pesquisa de satisfação, os dados colhidos ajudam a aprimorar as demais ações de marketing ligadas à fidelização e aquisição de novos pacientes.

Quais vantagens a pesquisa oferece? 

Por mais objetiva que seja uma pesquisa de satisfação, ela aponta várias informações. As principais estão relacionadas à qualidade do atendimento, seja no momento da consulta com o médico e também nas demais situações: agendamento da consulta, atendimento da secretária ou recepcionista, encaminhamento de exames e feedback quanto aos resultados etc.

Cada questão respondida na pesquisa é um indicativo estatístico (quantitativo e qualitativo) sobre o que já está funcionando bem na clínica e o que precisa ser aprimorado.

Os dados da pesquisa de satisfação apontam de forma objetiva os pontos fortes e fracos quanto a diversos aspectos. Isso permite fortalecer o que tem sido bem avaliado e reformular pontos que estão com baixo índice de satisfação dos pacientes.

Mas afinal, o que é NPS?

NPS corresponde a Net Promoter Score. O intuito deste método é mensurar a fidelidade do cliente. Trata-se de uma importante métrica de lealdade que demonstra o potencial dos clientes em serem defensores/promotores da sua clínica médica.

Além de indicar importantes informações quanto à fidelização, a NPS é de imensa ajuda na obtenção de novos pacientes. Um dos exemplos de perguntas frequentes nessas pesquisas de satisfação é: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a clínica X a um familiar ou amigo?”

A partir desse questionamento simples, é possível verificar como seu serviço é avaliado pelas pessoas. Isso revela de forma objetiva se a clínica está atendendo às expectativas dos clientes. Quanto mais elevado é o grau de satisfação de um paciente, maiores as chances de ele promover a clínica de forma contínua e espontânea.

Com base nas informações da pesquisa, é possível ter uma dimensão de como os pacientes atualmente enxergam a clínica. Além disso, as respostas demonstram até que ponto os serviços proporcionam resultados positivos para os atuais pacientes. Estes são os principais resultados:

  • Excelência no atendimento: As informações fornecidas pelas pesquisas permitem que a clínica trabalhe nos pontos considerados menos fortes. Vale lembrar que a excelência no atendimento abrange diversos aspectos, desde o primeiro contato com a clínica até o momento posterior à consulta.

  • Maior credibilidade: A excelência também gera ganhos em credibilidade para o médico e para a clínica de maneira geral. Diante de uma área tão competitiva como a medicina, na qual há diversos especialistas no mercado, este fator é de máxima importância.

  • Valorização no mercado: A valorização é obtida com constante atenção a detalhes que fazem diferença na qualidade dos serviços. Isso envolve a atuação do médico, da equipe de trabalho e também o espaço da clínica.

  • Ações de marketing efetivas: Informações de qualidade e recebidas diretamente dos pacientes tornam as ações de marketing mais efetivas. Além dos resultados que mencionamos, isso repercute no faturamento mensal da clínica. É preciso lembrar que o marketing é o motor das vendas. Quando ele é feito de forma eficiente, os benefícios são consistentes.

Como aplicar essas técnicas em uma clínica médica? 

O primeiro passo para aplicar essa pesquisa de satisfação é definir quais aspectos se deseja mensurar e como serão as perguntas. O ideal é que elas sejam as mais simples e objetivas possíveis, com frases curtas.

O questionário deve ser respondido de forma anônima, ou seja, o paciente não precisa se identificar. Isso faz com que as respostas sejam mais reais. Ele pode ser respondido em um espaço reservado na recepção da clínica e depositado em uma urna ou caixa. Obs.: o indicado é que o questionário seja respondido após a consulta médica.

É preciso estabelecer um período quanto à aplicação dos questionários. Depois deste tempo, é necessário avaliar as respostas e emitir os resultados da pesquisa de satisfação para uma análise mais detalhada e organizada.

Após realização da pesquisa, o recomendado é aguardar pelo menos 90 dias antes de aplicar novamente. Isso serve para que a clínica adote as mudanças necessárias e, após um período, veja quais os resultados obtidos.

Enquanto você cuida dos seus pacientes, nós cuidamos do seu Marketing!

A Motion Publicidade atua há mais de 9 anos atendendo médicos e clínicas. Por isso, o marketing na área da saúde está em nosso DNA.

Doutor(a), estamos aqui para ajudar a movimentar sua carreira na internet e a se tornar uma referência

Em todo o nosso blog você também pode encontrar uma variedade de conteúdos que irão ajudar a alavancar sua especialidade na internet! Acompanhe também o nosso Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro das atualizações e novidades do mercado.