Dicas para ajudar a reduzir os atrasos na consulta médica

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26 / 07 / 2022 | Blog

A ausência ou o atraso na consulta médica é uma das maiores reclamações dos médicos. É importante que ambas as partes, tanto médico quanto paciente, tenham compromisso com o horário do atendimento.

Sabemos que os médicos são profissionais essenciais e, em virtude disso, são extremamente demandados. Com a chegada da pandemia, isso ficou ainda mais evidente. Mas, como lidar com pacientes que se atrasam e comprometem sua agenda? 

Deixe clara a importância da consulta 

Entender a relevância da consulta médica, é um primeiro passo para sermos mais moderados ao falarmos em tolerância ao atraso do paciente. É essencial que o paciente esteja ciente dessa importância pois, dessa forma, terá mais responsabilidade com a consulta.

A consulta não é relevante apenas quando estamos sentindo alguma dor ou incômodo. Afinal, as chamadas consultas de rotina exercem papel central para permitir a detecção precoce de doenças, evitando a chamada automedicação e o autodiagnóstico.

O acompanhamento médico rotineiro, com check-ups completos, são centrais para sempre monitorarmos nossa saúde, antecipando muitos problemas. Diversas doenças têm maior eficácia no tratamento quando são diagnosticadas e tratadas mais rapidamente.

A consulta fica ainda mais importante quando é agendada por recomendação do médico. Significa que a saúde do paciente requer mais atenção, e/ou, que o médico identificou algum ponto alarmante.

O médico é obrigado a atender pacientes atrasados?

O Código de Ética Médica, em seu inciso VII, nos diz que: “O médico exercerá sua função com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico…”

Ou seja, respondendo a pergunta sobre a obrigatoriedade de atendimento em caso de atraso na consulta médica, a resposta é simples: o médico não é obrigado a atender. Mas, nada impede o profissional de estabelecer um limite de tolerância, até mesmo porque, imprevistos acontecem. A tolerância ao atraso do paciente precisa considerar alguns fatores:

  • O bom senso do paciente (atrasos pontuais podem acontecer, mas, quando se tornam frequentes, precisamos ficar alertas);
  • A rotina do consultório (se você tem muitas consultas agendadas para aquele dia, pode ser que a tolerância seja menor do que em um dia tranquilo).

Pode parecer exagero, contudo, o atraso na consulta médica, traz uma série de consequências ruins: sobrecarga da secretária; cria um ambiente tenso e desconfortável a todos; carga horária maior do profissional; má reputação do médico e da clínica.

Dicas para evitar atraso na consulta médica:

  • Invista em um programa de fidelidade: os pacientes que cumprem com seus deveres podem ser premiados, como forma de incentivar e perpetuar esse bom comportamento;
  • Sempre ligue para confirmar a consulta: sabendo que o médico tem uma agenda de atendimentos previamente definida, ele pode fazer uma rápida ligação aos pacientes do dia anterior, e confirmar a presença. É uma oportunidade para alertar o cliente e lembrá-lo da data e horário que ele precisa comparecer.
  • Gerencie a agenda: é fundamental trabalharmos com uma margem de flexibilidade para que, caso ocorra um atraso, o restante dos pacientes não sejam muito prejudicados.
  • Capacite a equipe para uma comunicação humanizada: sua equipe precisa estar preparada para lidar com situações imprevistas. Então é fundamental que se entenda porque é necessário investir em treinamento para sua recepcionista.

Marketing Médico

O marketing médico é entendido como um conjunto de ações que podem ser adotadas com objetivo de ampliar o conhecimento sobre o trabalho do profissional, buscar a conquista de mais pacientes e colocar seu negócio em alto potencial, tendo relevância no meio digital. 

Para atrair pacientes, os especialistas não podem mais depender apenas de propagandas offline ou boca a boca. É necessário agir e investir em marketing, pois essas estratégias têm sido utilizadas por várias especialidades.

Quando esses profissionais investem em estratégias de marketing, conseguem atrair um número maior de pacientes, fidelizar os antigos e melhorar sua própria reputação na internet.

É interessante falar que esse tipo de marketing tem como foco também construir autoridade do profissional entre os pacientes. Isso é importante porque as pessoas precisam confiar nos médicos para se submeterem a um procedimento. 

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