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Como vender mais e conquistar clientes com conteúdo atrativo

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23 / 01 / 2020 | Blog

 

E se nós te contássemos que existe uma forma de escrita, uma maneira de transmitir e vender ideias que tem o poder de prender a atenção, persuadir, convencer e levar o cliente a realizar uma determinada ação, você acreditaria? Isso se chama copywriting. E a Motion Publicidade te confirma: é possível vender mais e conquistar clientes com copywriting! 

 

O que é o Copywriting?

O Copywriting visa convencer o leitor a realizar determinada ação, seja comprar, ligar, baixar um material, interagir, etc, o que você conseguir convencê-lo a fazer com seu texto. 

Trata-se de um conjunto de técnicas e maneiras de se brincar e utilizar a linguagem escrita em seu favor: títulos, anúncios, slogans, vocabulário, linguajar e gírias, estilo narrativo, tom de voz, etc, fazem parte disso. Além do mais, esta estratégia também segue a premissa de que a mente de todos os indivíduos trabalha de forma bastante semelhante e possuem os mesmos gatilhos mentais passíveis de serem acionados por estas técnicas. Por isso é que o copywriting anda de mãos dadas com o neuromarketing, o marketing de conteúdo e o marketing digital na missão de convencer mais e mais pessoas. 

Veja a seguir algumas das táticas de copywriting mais utilizadas:

1. Conheça seu público 

É imprescindível saber idade, sexo, ocupação, localização, interesses, hobbies e todo tipo de informação pertinente para realmente entender o perfil e o comportamento dessas pessoas, para, assim, produzir um conteúdo direcionado.

2.  Use linguagem e tons de voz corretos

Este item você definirá quando estiver estudando seu público alvo e criando seu buyer persona, mas é sempre importante ressaltar: sua linguagem e tom de voz devem combinar com o público que você quer atingir! 

3.  Faça uso de palavras de ação (call-to-action) 

Inconscientemente, a mente humana gosta e se acostuma a receber ordens, e até fica mais confortável quando alguém aponta a direção a se seguir. E é claro que o copywriting se aproveita disso. Sendo assim, use verbos no imperativo. Por exemplo: “baixe nosso e-book”, “clique no link para saber mais”, etc.

4.  Gatilhos mentais

Os medos e ansiedades de nós, humanos, estão ligados diretamente a algumas questões, como aceitação social, falta de afeição, se sentir especial ou exclusivo, entre outros. E como nossas mentes trabalham quase que de forma parecida, mexer com estes gatilhos é uma boa pedida. Conheça os principais: 

reciprocidade — as pessoas tendem a responder uma ação com outra ação equivalente, portanto, se quer que um cliente faça algo por você, você precisa dar algo de valor para ele primeiro;

prova social — como as pessoas são influenciadas por outras, os depoimentos e cases de sucesso são super convincentes para aumentar a credibilidade do seu conteúdo;

afeição — nos conectamos com mais facilidade e profundidade com pessoas que se parecem conosco, tendemos a dar mais atenção e respeito ao vendedor que vive ou já viveu um problema semelhante ao nosso;

autoridade — as pessoas costumam respeitar mais aqueles que se portam como “superiores”, não no sentido literal da palavra, mas superior, uma autoridade, em um determinado assunto, por exemplo;

escassez — quando nos damos conta da possibilidade de perder algo ativamos nosso gatilho para que a gente não sinta sensação de perda ou de ficar de fora de algo;

exclusividade –  as pessoas amam ser exclusivas, serem VIPS, terem algo antes de alguém ou fazer parte de um grupo seleto de pessoas. Use isto a seu favor.

Elabore títulos e chamadas convincentes

Além de claras e objetivas, devem MA-TA-DO-RES. Estes elementos são uns dos mais relevantes para convencer o leitor a continuar a leitura ou não. 

Prove o que você fala: 

dê exemplos práticos, utilize depoimentos de outros cliente, cases de sucesso, dados e pesquisas. Faça comparações e use argumentos sólidos. 

Vire um contador de histórias (storytelling) 

O storytelling, quando aliado ao copywriting, tem a capacidade de cativar o público, conquistar a confiança e induzir a determinada ação cresce ainda mais! Aposte nessa técnica. 

Estas são apenas algumas das várias técnicas de copywriting. Acredite, existem muitas e todas elas são superválidas. E para saber se dá certo para você ou não, basta fazer uma coisa simples: Testes A/B! Porém, se você não tem tempo ou aptidão para a produção de conteúdos, a Motion Publicidade tem! Nosso time é formado por publicitários capacitados e preparados para criar textos encantadores e convincentes! Se você leu este texto até o final, quer dizer que funcionou. Então, entre em contato conosco se quiser saber mais!