Como reduzir custos na empresa: conheça 7 dicas úteis para PMEs

Você esta em://Como reduzir custos na empresa: conheça 7 dicas úteis para PMEs
Voltar

Como reduzir custos na empresa: conheça 7 dicas úteis para PMEs

2018-10-18T09:27:33-03:008 . out . 2018 Blog Dicas

Para montar um negócio de sucesso, é necessário atentar a todos os detalhes. Porém, muitos empresários não têm a devida preocupação com a saúde financeira de seus empreendimentos, só dando atenção a isso quando percebem o enfraquecimento de suas atividades. Mas como reduzir custos na empresa?

A princípio, esse pode até parecer um processo complexo, que exige providências drásticas. Contudo, ao adotar políticas simples e eficientes, é possível enxugar gastos, tornar o negócio competitivo e fortalecer as operações. Mas, para tanto, é necessário desenvolver com cuidado um bom plano de ação.

Neste artigo, vamos apresentar 7 dicas para reduzir custos na empresa. Quer saber mais? Então, não deixe de conferir os próximos parágrafos!

Quais são os benefícios de diminuir os gastos de um negócio?

Ao contrário do que muitos empresários e gestores possam pensar, reduzir custos não significa apenas aumentar a lucratividade do negócio. Os benefícios desse tipo de política vão além dos ganhos financeiros: contribui-se de maneira determinante para o desenvolvimento de um negócio eficiente e inovador.

Entre os benefícios da redução de custos, estão:

  • maior volume de recursos para investimentos;
  • facilidade em obter e manter o capital de giro;
  • sobra de dinheiro para projetos de expansão física;
  • reserva para aumentar a produção;
  • possibilidade de oferecer melhores salários e benefícios aos colaboradores, atraindo e retendo talentos;
  • estímulo ao aumento da produtividade de sua equipe etc.

Quer experimentar essas melhorias em seu negócio? Nos tópicos abaixo, explicamos o que fazer. Confira!

Como reduzir custos na empresa?

Para desenvolver uma política eficiente de redução de custos, é necessário conhecer bem sua empresa, planejar as ações e criar os mecanismos necessários para colocá-las em prática. Veja as dicas que separamos a seguir!

1. Faça o mapeamento dos custos da empresa

Para promover mudanças reais em uma empresa, é primordial conhecê-la profundamente. Dessa forma, a criação de uma política eficiente para a redução de custos passa essencialmente por um amplo mapeamento das despesas que venham a ser notadas em seu negócio. Portanto, liste tudo aquilo que possa ser considerado um gasto.

Com essa informação em mãos, você conseguirá determinar os custos que realmente são essenciais ao funcionamento do empreendimento e aqueles que não são muito relevantes. Assim, será possível detectar, com mais facilidade, o que pode ser cortado, reduzido ou mantido.

2. Defina metas

Quando falamos em definir metas, as primeiras ações que vêm à nossa cabeça são: aumentar a produtividade e vender mais. Porém, devemos estabelecer objetivos para outros setores, como no caso da redução de custos e de um melhor controle financeiro sobre as operações da companhia.

Assim sendo, é interessante contar com um planejamento orçamentário que preveja a readequação de despesas, a diminuição de gastos e a otimização dos investimentos. Consequentemente, você conseguirá lidar melhor com as finanças e direcionar seus recursos da forma ideal.

3. Prepare um planejamento orçamentário

Não adianta listar todos os custos do negócio e definir metas de redução se não houver um planejamento orçamentário. O controle de suas finanças passa obrigatoriamente pelo amplo conhecimento sobre destinação e alocação de recursos. E isso exige um cuidado especial no desenvolvimento do plano de negócios.

Portanto, prepare um planejamento orçamentário que preveja a entrada de recursos e estabeleça seus gastos em curto, médio e longo prazo. Dessa forma, você saberá quanto tem em caixa, se haverá aumento de dinheiro, quanto é necessário para manter o negócio e qual é a melhor forma de reduzir custos.

4. Conscientize os funcionários sobre a importância de economizar

A equipe de colaboradores de uma empresa é essencial para seu sucesso, afinal ela está envolvida em praticamente todos os processos e é fundamental para que tudo corra bem. Na hora de propor reduções de custos, é importante envolvê-la na discussão e destacar a importância de economizar.

Assim, os funcionários poderão contribuir com ações simples, como diminuir gastos com energia elétrica, água, telefonia e materiais de escritório. Além disso, eles são determinantes ao apontarem maneiras de tornar o processo produtivo mais barato e eficiente.

5. Faça orçamentos

Toda empresa conta com fornecedores habituais e, inclusive, parcerias de longo prazo. Porém, não é possível garantir que, nessa relação, sejam praticados os melhores preços ou oferecidos os melhores custos-benefícios na compra de insumos e matérias-primas. Portanto, é importante fazer orçamentos e pesquisar por novos fornecedores.

Não se acomode com relações antigas: empenhe-se em buscar por produtos com preços, condições e qualidade mais interessantes para sua empresa. Assim, você poderá experimentar matérias-primas melhores e, ao mesmo tempo, conseguirá reduzir os custos de produção.

6. Tenha cuidado com o estoque

A manutenção do estoque pode custar caro a um negócio. Isso porque produtos parados significam apenas custos, já que não se transformam em vendas — e não retornam em forma de lucro para o caixa. Portanto, tenha uma atenção especial com seu estoque e planeje bem seu controle.

Para isso, desenvolva uma política de compras de insumo, verifique sempre a real necessidade de cada aquisição, conheça a rotatividade de insumos e elimine os desperdícios de matérias-primas. Como resultado, você vai conseguir poupar recursos.

7. Otimize processos

Se sua empresa trabalha com a produção de materiais e mercadorias, existe um custo envolvido nesse processo. Por outro lado, caso você atue no comércio ou na prestação de serviços, também conta com despesas para vender ou, então, desenvolver suas ações. Mas saiba que tais gastos podem ser reduzidos sem que haja perda de qualidade.

Para que isso aconteça, é necessário mapear os processos envolvidos na fabricação de produtos, na prestação de serviços ou nas etapas de venda, buscando formas de torná-los mais baratos — seja com tecnologias inovadoras, seja com novas técnicas.

Mais do que diminuir gastos mensais, saber como reduzir custos na empresa é uma forma de tornar o negócio mais competitivo e eficiente. Esse processo o permitirá conquistar ainda mais espaço no mercado, assim como potencializar seus lucros. Então, não perca tempo e comece a implantar uma política para enxugar suas despesas agora mesmo!

Gostou de saber mais sobre como reduzir custos na empresa? Que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais e levar informação a seus contatos? Até a próxima!