Se você está no Instagram, deve ter percebido a nova funcionalidade que foi adicionada à rede na última semana: os Stories com perguntas. A ferramenta deu o que falar e, pouco tempo depois do lançamento, já estava todo mundo pedindo para seus seguidores fazerem perguntas.

Essa não é a primeira vez que o Instagram movimenta seus usuários com novas ferramentas. Primeiro foram os próprios Stories, lançados no ano passado, que mudaram a forma como as pessoas usam a rede social. Depois vieram os stickers, os gifs, as enquetes…

Você conhece todas essas funções? Sabe como utilizá-las para movimentar o perfil da sua empresa? Nesse texto, a gente conta mais sobre como você pode aproveitar todas as ferramentas do Instagram.

Stories:

Eles já estão aí há algum tempo, mas alguns empreendedores e profissionais de marketing ainda têm dúvidas de como usá-lo. Afinal, o que devemos postar no feed e o que fica melhor nos Stories?

Não existe regra específica, mas vale pensar que os Stories são uma interação mais rápida e momentânea, já que somem depois de 24 horas. Então, elas são ótimas para publicações mais informais, como mostrar o dia a dia da empresa ou fazer alguma brincadeira mais descontraída com os clientes.

Se sua empresa é uma loja de roupas e você publicou uma imagem super bem produzida no feed, você pode postar os bastidores da sessão de fotos nos Stories, por exemplo. E você sabia que você também pode fazer histórias patrocinadas? Sim! Elas aparecem como anúncios, enquanto as pessoas estiverem assistindo outros Stories.

Recentemente, tornou-se possível compartilhar histórias de outros usuários. Então, se algum cliente marcar sua empresa nos Stories dele e a foto estiver bonita, que tal republicá-la para os seus seguidores?

Destaques:

Há algum tempo, o Instagram lançou a opção de salvar histórias em destaque. Essas publicações não desaparecem após 24 horas: elas ficam no seu perfil, acima das suas fotos, até você decidir tirá-las de lá. Você pode, inclusive, criar várias pastas de destaques para separar os Stories por assunto.

Mas para que isso serve? Se a sua empresa é um café, você pode criar um destaque “bolos” e colocar lá dentro vários Stories com as opções, outro com o título “salgados”, outro “promoções” e por aí vai… permitindo que você compartilhe todo seu cardápio pelo Instagram.

Links:

Como publicar links no Instagram? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm, afinal não é possível colocá-los em qualquer postagem, como no Facebook, por exemplo. Por isso, vale a pena explicarmos como você pode postar links no seu perfil, caso você queira enviar as pessoas para site ou blog.

Você pode publicar links nos Stories, caso sua página tenha mais de 10 mil seguidores. Nesse caso, a página específica vai abrir dentro do próprio Insta, (como na maioria dos apps, hoje em dia). Isso é ótimo para promover novos posts no seu blog ou produtos específicos do seu site.

Você também pode publicar links em anúncios. Conforme os objetivos da ação, você pode enviar o público para uma página de produto, para uma promoção ou para a home do seu site.

No seu perfil, é possível postar links apenas na bio. Mas isso não impede que você faça postagens levando as pessoas para um texto novo no seu blog ou um vídeo novo no canal: você pode atualizar o link da bio a cada nova publicação e sempre avisar seus seguidores que o mesmo está lá. O “link na bio” é uma prática bastante comum no Instagram.

Stickers:

São as intervenções que você pode fazer em cima dos seus Stories. As opções são extremamente variadas. Vale a pena separar um tempo para brincar com todas elas antes de publicar. Além disso, você pode aproveitá-las para deixar seus Stories sempre com uma cara diferente, chamando a atenção dos seus seguidores.

Além dos emojis e frases, você pode colocar sua localização, o horário da sua postagem… Se o seu restaurante está servindo sopa no inverno, por exemplo, colocar um sticker com a temperatura naquela foto de uma sopa quentinha vai abrir o apetite dos seus clientes, não é mesmo? Use a criatividade!

Hashtags:

Você sabia que é possível encontrar Stories pelas hashtags do Instagram? Então utilize as palavras-chave mais populares entre seu público-alvo para fazer suas histórias bombarem.

Para que as imagens não sumam em um emaranhado de hashtags, há um macete bem simples: digite as que você quer usar, depois diminua a caixa de texto, pinçando o item com o polegar e o indicador, até ele ficar bem pequeno. O Instagram vai reconhecer a hashtag, mas ela não vai atrapalhar a visualização da sua imagem. Você também pode escondê-la atrás de um emoji, por exemplo.

Enquetes:

Antes das perguntas lançadas na última semana, outra ferramenta causou polêmica: as enquetes. Tanta gente utilizou a novidade que outros usuários reclamaram do excesso de postagens. Claro que, depois de uns dias, quando a quantidade de postagens diminuiu, as pessoas continuaram a usar a ferramenta normalmente, sem reclamações.

Dito isso, como sua empresa pode aproveitar as enquetes do Instagram? De novo, a criatividade é o limite. Você pode personalizar a pergunta que deseja fazer e as duas respostas que as pessoas podem dar. Essa função pode ser utilizada para pedir a opinião do público para várias coisas. Uma promoção, por exemplo: “escolha o sabor de pizza que vai ter desconto hoje!”, “qual seu drink favorito do nosso bar?” e o que mais sua imaginação permitir.

Enquete com intensidade

Outra variação das enquetes, lançada recentemente, é uma em que o usuário responde à pergunta arrastando um emoji em uma escala de intensidade. Você pode escolher o emoji que servirá como resposta à sua pergunta.

Essa opção é mais adequada para fazer brincadeiras com o público e estimular o relacionamento com a marca. As pessoas gostam de publicações em que elas não apenas visualizem, mas possam interagir. Você pode fazer publicações simples, desde “quanto você ama um chopp gelado?” ou “como está a empolgação para a sexta-feira?”, se sua empresa for um bar, por exemplo.

Perguntas

Chegou a hora de falar da novidade: as perguntas. A função é bem simples de ser usada: basta clicar no botão dos adesivos e selecionar o sticker de pergunta. Você pode customizar o texto que aparece (o padrão é “Faça uma pergunta”). Seus seguidores irão visualizar  uma caixa de texto, onde eles podem digitar a questão que quiserem.

Para ver o que os usuários estão perguntando, você precisa abrir os Stories e clicar no mesmo botão que mostra quem visualizou. Ali, você pode responder às perguntas, em novas histórias. Essas respostas vão aparecer para seus seguidores, mas quem perguntou não é identificado.

Sua marca pode aproveitar isso de várias formas. Você pode aproveitar as perguntas que seus clientes fazem como pauta para seus próximos posts. Se muita gente perguntar o preço de um produto, por exemplo, pode significar que você precisa divulgar melhor essa informação.

Instagram Shopping

Essa função está presente tanto nos Stories, quanto no feed, e é muito importante para empresas. Com ela, você pode vender produtos direto pelo Instagram. Por exemplo, se sua empresa é uma loja de roupas e você postou um look, você pode marcar os produtos com etiquetas de preços e link para o cliente adquiri-los.

Entretanto, o Instagram Shopping não está liberado para todos os usuários. Você precisa ter uma conta comercial na rede e pedir aprovação para incluir a funcionalidade no seu perfil. Pode parecer complicado, mas várias empresas já realizaram o pedido e estão aproveitando as vantagens dessa função.

São muitas funções, não é mesmo? Mas agora que você entendeu para que cada uma delas serve, você pode começar a utilizá-las no perfil da sua empresa. O Instagram é uma ferramenta de marketing muito importante: segundo dados de julho de 2018, só os Stories são utilizados por mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo. Então não dá pra ficar fora dessa! Dedique um pouco do seu tempo para testar as ferramentas do Instagram e descobrir quais chamam mais a atenção do seu cliente.

Se você gostou desse texto, aproveite também para ler nosso post sobre outra atualização importante do Instagram: o IGTV. Além disso, siga nosso perfil na rede @motionpublicidade.