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Aprenda como ter presença online e aumentar as vendas da empresa!

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4 / 06 / 2018 | Blog, Marketing, Social Media

Você quer ser reconhecido no mercado, mas sente a necessidade de criar uma estratégia de marketing digital para o seu negócio dar certo? Então, chegou a hora de arregaçar as mangas e colocar algumas ideias em prática para ter uma presença online robusta.

Afinal, tanto os seus clientes como os potenciais compradores estão conectados à internet praticamente o dia todo, no trabalho ou no sofá de casa, mesmo com a TV ligada. Ignorar isso é perder boas oportunidades de turbinar as vendas, concorda?

Neste post, vamos mostrar a importância de estar presente na internet e as principais dicas de como fazer isso. Continue a leitura.

Por que é tão importante ter presença online?

De acordo com dados levantados pelo IBGE, o Brasil tem quase 120 milhões de usuários na internet. O uso de smartphones ultrapassou o de computadores: 80,4% estão conectados por meio do celular.

Ou seja, o melhor lugar para você estar é onde o seu público está, não é mesmo? Marcar presença é uma questão de necessidade, até porque é dessa forma que você consegue se relacionar, atrair e engajar.

Além do mais, essa ação é estratégica e oferece outras vantagens, como: aumento da visibilidade da empresa, construção e fortalecimento da marca, custos baixos, dados mensuráveis de acordo com as campanhas etc.

Como melhorar a presença da marca na internet?

Confira as principais dicas para se destacar da concorrência e aumentar as vendas:

Tenha uma identidade visual atraente

Como está a aparência do seu site? Você tem um logotipo que representa a personalidade da empresa? Usa paleta de cores padronizada? No mundo digital, o site e as redes sociais são como portas de entrada do cliente.

Em outras palavras, assim como existe um cuidado com o layout da loja física no que diz respeito à organização, sinalização e inclusão de identidade visual nos quatro cantos, o mesmo acontece na internet.

Ao manter um padrão, o usuário consegue diferenciar a sua marca das outras. É o primeiro passo para gerar valor e construir um laço afetivo. Também é requisito básico para ser bem-sucedido em qualquer estratégia de marketing.

Produza conteúdo relevante

O comportamento do consumidor mudou muito de uns anos para cá. Agora, dificilmente alguém é atraído para adquirir um produto só porque viu um anúncio no jornal. As pessoas estão carentes de experiência.

Nesse sentido, a produção de conteúdo relevante se tornou uma ação cujo objetivo é oferecer informação do interesse delas. Dessa forma, é possível se relacionar primeiro para depois mostrar o que a sua empresa tem a oferecer.

Não deixa de ser uma espécie de conquista: depois que o consumidor lê os artigos no seu blog, baixa e-books e aprende a resolver um problema, passa a ver você como especialista no seu ramo de atuação, uma referência.

Aplique estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas cujo objetivo é facilitar o posicionamento do blog em mecanismos de busca como o Google. Como você vê, não basta publicar. É preciso saber como fazer isso de forma profissional.

Para construir uma estratégia de SEO eficiente, primeiro é fundamental descobrir os principais termos que o público costuma procurar. Vamos supor que seus potenciais clientes estejam pesquisando sobre “que tipo de salto usar em casamento?”.

Significa que existe uma demanda, provavelmente do sexo feminino, que está em dúvidas sobre o uso do sapato mais apropriado para essa ocasião. Percebeu que a descoberta de uma palavra-chave (tipos de salto) favorece o encontro de ideias para as pautas dos artigos?

Fonte: Pexels.com

Aposte em vídeos para conseguir mais acessos

Não fique preso apenas aos textos para atrair tráfego. Atualmente, houve um crescimento de mais de 90% no consumo de vídeos na internet. Seja para ver gatos fofinhos, a receita de uma torta ou como escolher o salto ideal para um evento, o vídeo continua em alta e a tendência é crescer.

A verdade é que esse formato de conteúdo ajuda a assimilar a informação de um jeito prático. Sem contar que todo mundo adora assistir e esse contato direto melhora o vínculo com a marca. Além disso, é um ótimo recurso para melhorar o SEO do site, já que é apresentado de maneira priorizada como resultado nas pesquisas.

Invista em relacionamento nas redes sociais

As redes sociais são o lugar perfeito para melhorar a presença digital da marca e promover engajamento. Por isso, publique os artigos do seu blog, vídeos e posts atrativos para interagir com os seguidores.

Lembre-se de que as pessoas adoram entretenimento, diversão e informação. Seja criativo com os conteúdos. Se o seu público for mais descontraído, não hesite em usar uma pitada de humor em alguns posts.

Também é importante dar atenção ao público de maneira igual. Responda aos comentários, tire dúvidas, faça perguntas quando for necessário, dialogue com o cliente e faça com que se sinta importante.

Mantenha a frequência das publicações

Tão essencial quanto publicar assuntos de interesse das pessoas é manter uma periodicidade semanal. Isso porque a publicação dos primeiros materiais gera uma expectativa de acompanhar os próximos.

Portanto, é sempre bom organizar um calendário de posts para não decepcionar os seguidores. Além do mais, manter a frequência faz com que você consiga alcançar os objetivos mais rapidamente.

Monitore os resultados

Um dos grandes benefícios do marketing digital é a possibilidade de medir o retorno do investimento em tempo real. Para isso, existem indicadores e inúmeras ferramentas capazes de apontar exatamente o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Isso pode ser feito durante as campanhas ou em qualquer momento que você considerar necessário. Por exemplo, é possível saber que caminhos o usuário percorreu até chegar ao seu site, a quantidade de acessos de um determinado post, o número de conversões de uma página de captura de e-mails etc.

Por meio da elaboração de uma estratégia completa e bem orientada, é possível ter uma visão abrangente do negócio, melhor poder de decisão e ganhar vantagem competitiva no mercado.

Por que é necessário contratar uma agência de marketing?

É fato: os seus concorrentes já estão online. Isso quer dizer que você precisa começar do jeito certo para conquistar um lugar ao sol. Uma agência especializada em marketing dispõe de profissionais qualificados para encontrar soluções personalizadas para o seu negócio.

Além disso, só uma empresa expert pode ajudar em questões como design gráfico, construção de identidade visual, materiais impressos, gestão de mídias sociais, aplicação de técnicas de SEO, produção de vídeos e muito mais.

Dessa forma, é possível focar em outras atividades, ter uma visão estratégica, acesso à métricas de marketing, melhorar a comunicação da marca, vender mais e crescer como empresa.

Deu para perceber que ter uma presença online é tão vital quanto existir? Aproveite os recursos que o marketing digital oferece para aumentar a visibilidade da sua empresa!

Se você está em busca de uma agência especializada em marketing que inova diariamente, entra em contato conosco agora mesmo!