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Aprenda como criar uma identidade visual marcante para a sua empresa

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17 / 10 / 2018 | Blog, Criatividade, Dicas, Marketing

Feche os olhos por um momento e pense em uma grande empresa, como o Carrefour. Tenho certeza que a logo deles saltou na sua memória. O design da marca representa um dos primeiros contatos do cliente com o seu negócio e um dos elementos que ficarão registrados junto ao consumidor. Mas como criar uma identidade visual única?

A princípio, pode até parecer fácil criar a identidade visual de uma marca: usar as iniciais da empresa, fazer um desenho de algum trabalho ou produto comercializado ou desenvolver algo que retrate a história do negócio. Porém, esse trabalho é um pouco mais complexo e exige planejamento e dedicação.

A seguir, mostramos o que precisa ser feito para criar a identidade visual da sua empresa, de uma maneira que a torne exclusiva e marcante no mercado. Acompanhe!

Qual a importância de ter uma identidade visual marcante?

É comum vermos empresários considerando a identidade visual apenas como um dos elementos que compõem a marca do seu negócio. De fato, não é só uma logo bonita que vai fazer as pessoas comprarem seu produto ou serviço. Mas ela é, sim, muito importante! Isso porque a marca é o primeiro elemento que chega até o público. Sabe aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica?”. Então…

Com uma identidade visual, você consegue transmitir uma imagem inicial sobre o trabalho e o posicionamento de mercado da sua empresa. Quando bem desenvolvida, a marca consegue gerar interesse nas pessoas e contribui para aumentar seus leads — e, mais tarde, potencializar suas vendas. Tudo isso em uma só imagem!

Da mesma maneira, uma logo mal elaborada pode dificultar a sua situação. É só procurar um pouco na internet para ver vários casos de logos estranhas ou com duplo sentido sendo compartilhadas como piada. Você não quer que isso aconteça com a sua empresa, não é mesmo? Então, é preciso bastante cuidado na hora de criar a sua identidade visual.

Como criar uma identidade visual?

É bastante desafiador criar uma identidade visual para uma empresa, afinal, ela também terá um papel importante na comunicação com o seu público-alvo. Por meio dela é possível trabalhar os principais valores da marca ao mesmo tempo em que cativa e atrai clientes para o seu negócio, fortalecendo as suas atividades.

A seguir, listamos alguns passos indispensáveis para a criação de uma marcante identidade visual. Confira!

Entenda profundamente a sua marca

Para desenvolver qualquer estratégia empresarial é preciso ter amplo conhecimento sobre a sua marca. Com a criação da identidade visual isso não é diferente, até porque ela será uma das ferramentas para que o público reconheça e possa se identificar com o seu trabalho e os valores corporativos.

Dessa forma, é importante ter bem definido qual é a missão, visão e valores da marca. Além disso, também é necessário estabelecer qual será o seu posicionamento de mercado, as maneiras como se relacionará com os seus potenciais clientes e quais as metas e objetivos que pretende alcançar.

Dessa forma, você poderá sintetizar em um trabalho de design todos esses conceitos. A identidade visual serve para transmitir, em imagens, o que sua marca é. Então, para criar uma boa id, você precisa saber exatamente o que quer passar com ela, não é mesmo?

Portanto, na hora de criar e trabalhar a sua identidade visual, é importante desenvolver um briefing indicando esses aspectos sobre a marca e definindo quais os caminhos pretende seguir.

Pesquise a concorrência

Conhecer a sua empresa também é conhecer o mercado no qual está inserido. E isso envolve compreender quem são os seus clientes, como eles se comportam, a forma como se relacionam com o público e qual o posicionamento que adotam. Esse processo ajudará a estabelecer estratégias mais eficientes e ter acesso a insights valiosos.

Isso porque será possível conhecer as ações dos concorrentes e propor ideias e soluções mais eficientes para o mercado. Além disso, conseguirá entender porque as pessoas procuram e optam pelos seus adversários e qual tipo de comunicação tem maiores chances de sucesso com o seu público.

Mas é importante destacar que isso não significa copiar as ideias da concorrência, mas se inspirar naqueles trabalhos que mostram bons resultados.

Defina seu público-alvo

Dentre os elementos que devem ser levados em consideração na hora de criar a sua marca é o público-alvo. Afinal, é com eles que a sua empresa pretende se comunicar. Por isso, é essencial dedicar um tempo para traçar o perfil dessas pessoas e identificar com cuidado quem são os consumidores que manterão um diálogo com você.

E quando falamos em conhecer o público-alvo, não é apenas saber o rendimento médio, faixa etária e classe social. Também é importante conhecer seu gênero, gostos, desejos, profissão, etnia, preferências, linguagem, comportamento, dentre outras características. Com isso, você conseguirá melhorar a sua comunicação com eles.

Escolha uma tipografia

Pare um momento em pense em algumas marcas de sucesso: Coca-Cola, Mc Donald’s, Lojas Americanas, Nike, dentre outras. Mais do que um logotipo bem elaborado, essas empresas contam com uma tipografia única e que fica marcada na memória do público, inclusive daqueles que não consomem os produtos dessas companhias.

Portanto, busque uma tipografia que possa identificar o seu negócio. Pode ser uma fonte rebuscada e até mesmo manuscrita ou, então, algo simples e objetivo. As possibilidades são muitas e, por isso, é necessário estudá-las bem para escolher a melhor opção.

Integre conceitos de marca e design

Neste artigo fica evidenciado que a relação entre marca e design é bastante próxima, afinal, um contribui de maneira determinante com o outro:

  • a identidade visual deve ser desenvolvida levando em consideração a empresa e sua história;
  • a companhia se vale do design para se fortalecer.

Dessa forma, é imprescindível que os conceitos de marca e identidade visual sejam integrados e criados para passarem a mesma mensagem. Assim, será possível criar um design marcante e que será lembrado sempre pelo seu público e, ao mesmo tempo, fortalecerá a sua empresa e fará com que ganhe ainda mais espaço no mercado.

Opte pela simplicidade

Em alguns momentos pode ser tentador criar uma identidade visual diferente a partir de ideias um tanto mirabolantes. Porém, isso pode ser um grande erro e prejudicar o seu negócio como um todo. As melhores ideias sempre são as mais simples, pois conseguem ser desenvolvidas com clareza e objetividade.

Logo, busque soluções que se relacionam diretamente com a sua marca e seus ideais, assim como consigam passar com eficiência e clareza a mensagem para o seu público. Se você conseguir manter a simplicidade, existem grandes chances de ter sucesso.

Invista em brainstorming

Esse termo, brainstorming, normalmente é associado ao mundo da publicidade. Mas não se restringe apenas a isso. Ele é essencial para qualquer projeto e permite extrair ideias e insights importantes para estratégia vencedora e com bons resultados para a empresa.

O brainstorming representa um momento ou uma reunião em que diversas pessoas apresentam ideias e sugestões para tratar de um assunto. Nesses encontros, não importa a qualidade da ideia, mas o volume de sugestões que são oferecidos.

Em seguida, é possível garimpar no meio de tudo o que foi apresentado e as melhores estratégias para seguir. Dessa forma, você consegue ter diversas mentes trabalhando em busca de um objetivo comum, o que aumenta bastante as chances de ter sucesso.

Por que contratar uma agência especializada?

Como vimos ao longo deste artigo, a criação de uma identidade visual é bastante complexa e representará a empresa onde ela estiver: seja na placa da loja, no cartão de visitas, na capa das mídias sociais etc. Por isso, é importante ter cuidado nessa criação e desenvolver o melhor design possível.

Nesse aspecto, é interessante contratar empresas especializadas, pois, além de reunir a capacidade técnica necessária para a execução do trabalho, ela terá os argumentos indispensáveis para planejar, criar e montar uma identidade visual que esteja alinhada com os valores da sua empresa e que consiga atrair o seu público-alvo.

Agora que você já sabe como criar um identidade visual para a sua empresa e entendeu a importância de contratar uma agência especializada no assunto para desenvolvê-la, não permita que o seu negócio fique atrás dos concorrentes. Faça com que sua marca contribua para o sucesso do empreendimento!

Gostou deste artigo sobre como criar uma identidade visual para a sua empresa? Então entre em contato com a Motion Publicidade e saiba como podemos lhe ajudar ainda mais!